Saúde bucal: projeto de Itupeva atende mais de 80 pessoas na área rural da cidade
Connect with us

Itupeva

Saúde bucal: projeto de Itupeva atende mais de 80 pessoas na área rural da cidade

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura com estudantes de Odontopediatria das Faculdades Anhanguera e São Leopoldo Mandic.

Published

on

Atualizado há

Dentista consultando criança
Na Cemeb Catharina participaram 46 crianças e 18 delas foram encaminhadas para tratamento (Foto: Prefeitura de Itupeva)

A Cemeb Catharina Reinholz Sabó, área rural de Itupeva, recebeu os dentistas da rede municipal em uma ação conjunta entre a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Educação e o Fundo Social de Solidariedade além de uma faculdade privada.

As equipes do setor de Saúde Bucal estiveram na referida escola no sábado (29) em uma Ação Preventiva e de Levantamento Epidemiológico onde examinaram crianças e estudantes da região. O vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafá e a presidente do FUNSS, Neusa Marchi, estiveram no local.

Ao mesmo tempo, o Centro de Especialidades Odontológicas recebeu os pais, familiares e vizinhos da Cemeb Catharina Sabó, onde passaram por consulta. Ao todo, o projeto atendeu mais de 80 pessoas. A Guarda Civil Municipal deu suporte no dia do evento.

Paulo Marcondes, coordenador de Saúde Bucal de Itupeva, comentou que essa iniciativa é fruto de uma parceria com estudantes de Mestrado de Odontopediatria, pela Faculdade Anhanguera e a Faculdade São Leopoldo Mandic, Vanessa Chiachirini Yano, Matheus Schiavon e Luciana Goulart.

“Recebemos uma solicitação da Dona Neusa, presidente do Fundo Social de Solidariedade, para que déssemos uma atenção para a região do Rio da Prata e Barão da Boa Vista. Fizemos esse levantamento epidemiológico e demos o encaminhamento necessário para cada caso, além de orientar sobre ações de prevenção de saúde bucal”, explicou Paulo Marcondes.

Para a diretora da Cemeb, Maria Regina Miliani, a ação demonstra preocupação com a população. “Essa união entre Saúde e Educação é extremamente importante, principalmente no ambiente escolar, onde orientamos as crianças e seus familiares sobre a escovação, além de falar sobre os locais de atendimento de Saúde Bucal em Itupeva, que muitos não sabem que existe, gera uma proximidade com a Prefeitura”, disse ela.

Iniciativa aprovada por pais e responsáveis

Na unidade escolar participaram da atividade 46 crianças. Destas, os profissionais encaminharam 18 para tratamento com a equipe de Saúde Bucal.

Ana Luiza dos Santos, mãe do Pedro Henrique de 4 anos, participou da ação. “Precisamos mostrar para as crianças desde cedo a importância de cuidar dos dentes. Me recordo que quando eu era estudante, havia essa visita do dentista regularmente. O atendimento foi muito bom e didático, não traumatizando as crianças e mostrando o lado positivo do dentista”, declarou.

Vagner Oliveira, pai de Ana Julia de 5 anos e Maria Luiza de 7 anos, também participaram das avaliações com os especialistas. “O formato que as equipes adotaram para cuidar das nossas crianças foi muito bom. Nós moramos em uma área muito longe da cidade e confesso que foi a primeira vez que elas passaram com dentista. Espero que a Prefeitura continue com essa iniciativa, dando atenção ao nosso bairro”, afirmou.

Expansão

O projeto tem como objetivo a expansão para outras escolas e creches da Rede Municipal de Ensino. Nos atendimentos de sábado foram registradas a presença de munícipes dos bairros Rio da Prata, Barão da Boa Vista e sítios e fazendas nas proximidades.

Itupeva

Prefeitura de Itupeva realiza vacinação contra raiva neste sábado (13)

A Prefeitura de Itupeva abriu o agendamento para a vacinação contra raiva de animais do município, que acontecerá na Vila Independência. Confira.

Published

on

Prefeitura de Itupeva realiza vacinação contra raiva
A vacinação é gratuita, rápida e indolor e a melhor forma de prevenir a raiva (Foto: Canva)

A Prefeitura de Itupeva, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses, realizará neste sábado (13) uma ação de vacinação contra raiva na Vila Independência. A iniciativa tem como objetivo proteger cães e gatos da doença, que é grave e pode ser fatal para animais e humanos. A vacinação contra raiva será realizada no CEMEB Mário Covas, das 9h às…

Continue Reading

Itupeva

Prefeitura de Itupeva anuncia “Férias no Parque” com atividades gratuitas

Objetivo é criar um ambiente alegre e descontraído, onde as crianças e os adolescentes possam se divertir

Published

on

Parque da Cidade de Itupeva
Atração acontece no Parque da Cidade de Itupeva. Foto: Prefeitura de Itupeva

As férias escolares chegaram e com elas a oportunidade perfeita para a diversão da garotada. Pensando nisso, a Prefeitura de Itupeva está organizando o "Férias no Parque", voltado para crianças e adolescentes. O evento acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de julho, no Parque da Cidade, prometendo muitas brincadeiras e atrações. Programação das atividades em Itupeva Entre as atividades…

Continue Reading

Itupeva

Mutirão de castração animal em Itupeva está com inscrições abertas

O mutirão de castração de cães e gatos do município acontecerá nos dias 20 e 21 de julho. Veja como inscrever seu pet.

Published

on

Cães e gatos podem participar do mutirão de castração de Itupeva
Podem participar da castração cães e gatos sem raça definida, com idades entre 5 meses e 7 anos (Foto: Reprodução/Prefeitura de Itupeva)

O Departamento de Fauna e Bem-Estar Animal (DEFBEA) de Itupeva realizará mais um mutirão de castração animal nos dias 20 e 21 de julho, destinado para cães e gatos do município. As inscrições para o mutirão em Itupeva serão abertas às 8h do dia 10 de julho e vão até o dia 12 de julho, ou até que todas as…

Continue Reading

Itupeva

Arrastapé de Itupeva acontece neste sábado, dia 29

Festa será na Praça de Eventos de Pedreira, das 10h às 22h, com entrada gratuita

Published

on

Arrastapé de Itupeva acontece no dia 29
Foto: Reprodução

No próximo dia 29 de junho, sábado, o Arrastapé de Itupeva, na Praça de Eventos de Pedreira, vai receber apresentações de quadrilhas, shows com nomes do forró tradicional, vila junina e muita diversão para toda a família. A Vila Junina A vila junina vai temperar o calendário temático com alguns ingredientes exclusivos: comidas típicas juninas, apresentações musicais e muita diversão.…

Continue Reading

Itupeva

‘A Menina Que Queria Ser Bruxa’: narração de histórias homenageia Tatiana Belinky em Itupeva

O espetáculo apresenta passagens da vida e da obra de Tatiana Belinky. Nascida em 1919, a escritora desde cedo nutria uma paixão pela leitura e pelo teatro.

Published

on

Elenco de narração de história da autora Tatiana Belinky em Itupeva
Foto: Giovana Del Masso

O núcleo Catarsis, dedicado à arte para a infância e juventude, criou o espetáculo de narração de histórias "A Menina Que Queria Ser Bruxa", da escritora Tatiana Belinky. No dia 28 de junho (sexta-feira), o grupo apresenta o espetáculo em Itupeva: às 10h30 no Instituto ConheSer (Av. Antonio Almeida, 135, Parque Amarylis) e às 15h no CCI - Centro de…

Continue Reading