A história de Maria dos Pacotes: a lenda que até hoje habita o imaginário jundiaiense
Conecte-se conosco

Jundiaí

A história de Maria dos Pacotes: a lenda que até hoje habita o imaginário jundiaiense

Diziam que era de origem russa, que falava russo e inglês e que fora abandonada no altar

Publicado

em

Atualizado há

Personagem típico que acabou incorporando-se à paisagem urbana (Fotos: Edu Cerioni / Regina Kalman)

Texto adaptado: Regina Kalman

A Maria dos Pacotes, uma figura enigmática que perambulava nas ruas da cidade, chamava a atenção pela sua figura franzina e ao mesmo tempo tão cheia de vida.

Andava pelas ruas levando seus pacotes, com roupas surradas e um olhar penetrante. Não era mendiga nem pedinte, era uma senhora que tinha personalidade e não gostava quando alguém a abordasse, principalmente com deboche.

Reagia com violência e gritaria, sem no entanto, a gente entender o que falava exatamente.

Isso aconteceu por diversas vezes em que a vi e tirei fotos dela.

Diziam que aceitava comida ou cigarros, dos que cruzavam por ela, mas não dinheiro. Coisas que se ouvia falar, eram tantas que entrou no imaginário da cidade.

Essa perambulante segurava vários pacotes de jornais? Sabemos lá.

Mas que chamava a atenção. A gente se encantava com essa personagem que nos levava a imaginar por que assumiu essa vida, já que tinha família e um lugar para ficar.

Ouvia- se dizer que acabou assim por que o noivo a deixou no altar, e depois disso ‘pirou’.

Outros contavam diversas histórias, inclusive que guardava seu enxoval nos ‘pacotes’, que eram os ‘pedaços de sua vida’.

Por diversos lugares a gente esbarrava com a Maria dos Pacotes, com sua pequena estatura de um olhar , quase sempre distante, parecia estar em outro mundo, outra realidade.

Certa ocasião, uma senhora a acolheu em sua residência para lhe dar abrigo, comida e queria lhe dar lições de evangelização.

Isso durou pouco tempo, pois a Maria não se sujeitava a um banho, a uma ordem, às regras.

Simplesmente fugiu para o que queira: ter liberdade de perambular pelas ruas.

Personagem típico que acabou incorporando-se à paisagem urbana.

Um dia, sua foto apareceu nos jornais dizendo que a Maria dos Pacotes foi atropelada e que passava seus dias isolada no fundo de um quartinho no fundo da casa de sua família e que estava abandonada ao seu destino, sem ser cuidada como uma idosa deveria.

Teve até boletim de ocorrência e a vistoria de policiais para verificarem a veracidade do assunto.

Depois disso, virou lenda.

Diziam que era de origem russa, que falava russo e inglês e que fora abandonada no altar.

Isso parecia uma lenda, que no entanto pode ter sido real, pois foi achado jornal na sua cama, após sua morte em 5 de janeiro de 2009.

As notícias de sua morte nos jornais locais, mostraram que a senhora de 84 anos, com o nome de Carlota Edith Barbieri, tinha uma história real e que viveu o drama da rejeição no amor, na amizade e quem sabe o que mais.

Acharam um jornal de 1960, após sua morte, na cama onde estava deitada com notícias do seu drama de rejeição amorosa, que , segundo boatos, foi o motivo de seu problema de desajuste social.

Para os que a conheciam como a mulher dos pacotes, daí o apelido de ‘Maria dos Pacotes’, não importa a vida da Carlota, mas a personagem perambulante que seguia pela ruas centrais e que até se tornou o ‘bicho papão’ usado pelas mães para assustar as crianças desobedientes.

No entanto, Maria não assustava ninguém. Mais despertava a curiosidade , a piedade ou outros sentimentos dos que a conheceram, ou simplesmente, ouviram falar dela.

Foi-se Carlota Edith Barbieri, ficou a lenda da Maria dos Pacotes no imaginário popular, como um personagem que se incorporou nas histórias locais, como outros, que também se foram, mas não deixaram tanto rastro como a Maria e seus pacotes.

Inspirou artistas, escritores ( numa crônica ‘Maria dos Pacotes’, de Lygia Guião Maroni in “Anseios e Devaneios’.

Tornou-se o motivo de um monólogo ( ‘Maria e os pacotes’ de Marcos César Duarte).

Assim, foi a Maria dos Pacotes carregando seus pacotes, e agora, no outro espaço do além.
Foi-se um ser humano, surgiu um Mito.

Em 2019, dez anos após a morte de Carlota, ou Maria dos Pacotes, a Pinacoteca de Jundiaí realizou uma exposição fotográfica: Maria dos Pacotes: a Figura e a Lenda, com fotos da figura enigmática que perambulava nas ruas de Jundiaí nas décadas de 70 e 80, feitas pela fotógrafa e artista plástica Regina Kalman.

===============

No catálogo da II Exposição Individual de Fotografias de Regina Kalman, em 1981, na Imagem , Oficina de Fotografias Ltda., a foto “Maria dos Pacotes’ foi assim ilustrada:

“ Nas ruas estreitas e tortas da cidade
Entre carros e pedestres apressados,
vai a Maria carregando seus pacotes.

São embrulhos de diversos tamanhos.
O que trazem?
Ninguém sabe…

Só que eles, e sua dona,
ficaram famosos,
pois tornaram-se parte da paisagem.”

(Regina Kalman, Jundiaí, 1981).

Jundiaí

Jundiaí participa do Encontro da Rede Urban95 em Recife e leva o programa Cidade das Crianças

Esta é a terceira edição do evento, que tem como objetivo trocar experiências e boas práticas em prol do desenvolvimento da primeira infância

Publicado

em

Por

Além do prefeito, comitiva jundiaiense foi representada por Gerusa Moura, Marcelo Peroni, Maria Brant e Vastí Ferrari Marques. Foto: Divulgação/Marlon Diego

Representantes da Prefeitura de Jundiaí estão em Recife (PE) desde o domingo (21) para participar do Encontro da Rede Urban95, promovido pela Fundação Van Leer. Esta é a terceira edição do evento, que tem como objetivo trocar experiências e boas práticas em prol do desenvolvimento da primeira infância. O prefeito Luiz Fernando Machado destacou a importância do encontro para compartilhar…

Continuar lendo

Jundiaí

Futebol Americano: Ocelots de Jundiaí conquista importante vitória sobre Guarani Indians

O time de futebol americano de Jundiaí venceu com placar de 42 a 12, na Arena Jaguatirica, e contou com presença massiva de torcedores.

Publicado

em

Por

Com uma campanha de 2 vitórias e 2 derrotas até o momento, o Ocelots entra na última rodada da fase de grupos (Foto: jpfotos.esportes)

Nesta domingo (21), o Ocelots Futebol Americano, time de futebol americano de Jundiaí, venceu a equipe do Guarani Indians com placar de 42 a 12. A emocionante partida ocorreu na Arena Jaguatirica, com uma presença massiva de torcedores apoiando a equipe jundiaiense. O confronto crucial foi válido pela 4ª rodada da fase de grupos da SPFL - Série Diamante, a primeira…

Continuar lendo

Jundiaí

9ª Semana Senac de Leitura traz rica programação cultural à Jundiaí

Atrações gratuitas seguem até dia 27 e têm como tema “Literatura e Música: conexões da escola com o mundo”

Publicado

em

Por

A Semana Senac de Leitura chega a sua 9ª edição neste ano com o tema "Literatura e Música: conexões da escola com o mundo". Diversas unidades do Senac-SP oferecerão gratuitamente ao público uma vasta programação cultural que reforça a ligação existente entre duas linguagens artísticas distintas: literatura e música. No Senac Jundiaí, dia 25, das 9h às 11h, Luiza Romão, autora dos…

Continuar lendo

Jundiaí

Assistente virtual da Prefeitura de Jundiaí ganha novas funcionalidades e amplia o atendimento à população

Novas ferramentas incluem Emissão de Guia de Parcelamento/Acordo; Consultas de Débitos do IPTU; Certidão Negativa de Tributos Imobiliários

Publicado

em

Por

Ju passa por constantes atualizações para aprimorar o serviço prestado à população. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Criada para agilizar a comunicação direta com o cidadão, a 'Ju', assistente virtual da Prefeitura de Jundiaí, ganhou novas funcionalidades, que incluem Emissão de Guia de Parcelamento/Acordo; Consultas de Débitos do IPTU; Certidão Negativa de Tributos Imobiliários. Lançada em janeiro deste ano, a ferramenta atuava apenas no apoio à emissão de parcelas do IPTU, informações sobre IPTU e Taxa de…

Continuar lendo

Jundiaí

Alunos da ETEC Best exploram oportunidades no Espaço Jundiaí Empreendedora

O evento permitiu aos estudantes do curso de Produção Alimentícia interagir com empresas locais do setor, enriquecendo sua formação profissional

Publicado

em

Por

Os alunos conhecerem todos os serviços do Espaço Jundiaí Empreendedora. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo e facilitar a inserção dos alunos do curso técnico de Produção Alimentícia da ETEC Best no mercado de trabalho, a Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), promoveu um encontro no Espaço Jundiaí Empreendedora. O evento permitiu aos estudantes interagir diretamente com empresas locais do setor alimentício,…

Continuar lendo
Publicidade