Alta velocidade e falta de respeito é como as crianças enxergam o trânsito de Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Alta velocidade e falta de respeito é como as crianças enxergam o trânsito de Jundiaí

Gabrielle Ferreira Santos e Gabriel Pires de Lima fazem parte do Comitê das Crianças de Jundiaí e solicitam mais responsabilidade por parte dos motoristas

Publicado

em

Gabrielle relata a importância de respeitar as leis no trânsito (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Quando sai para passear de carro com os pais, Gabrielle Ferreira Santos, de 11 anos, tem presenciado algumas infrações no trânsito de Jundiaí. “Vejo muita moto passando no semáforo vermelho” diz Gabrielle, moradora da Ponte São João. A menina conta ainda que sempre vê os motoristas não respeitarem a faixa de pedestre, “é perigoso e pode provocar acidentes”, alerta.

Gabriel Pires de Lima, de 12 anos, também relata alguns problemas no trânsito que têm afetado inclusive escolas. “A velocidade é grande e o barulho do motor é alto, atrapalha”, comenta o menino, morador do bairro Ivoturucaia.

Gabrielle e Gabriel fazem parte Comitê das Crianças, iniciativa de Jundiaí para dar voz às crianças. A ideia é discutir e propor soluções para problemas da cidade. “No Comitê, nós discutimos o problema de carros que passam em alta velocidade na frente das escolas”, relata Gabrielle, em uma das discussões sobre o assunto.  “Chegamos inclusive a propor a instalação de radares na frente das escolas”, explica Gabriel.

Tanto Gabrielle quanto Gabriel já presenciaram acidentes de trânsito. “Falta consciência às pessoas, que precisam entender que o risco não é só delas, mas também de outras, como os pedestres”, pontua o menino.

Nova campanha para motoristas

Para diminuir o número de acidentes e mortes no trânsito, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), iniciaram uma nova campanha educativa. Serão inseridas 100 faixas com mensagens de responsabilidade nas principais vias da cidade, além de conteúdos nas redes sociais da Prefeitura. A partir de 14 de abril, haverá a emissão de “multas educativas” para motoristas que cometerem infrações em locais com presença de fiscalização eletrônica.

Após essa etapa, os onze radares instalados serão aferidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Todos os locais serão sinalizados, de acordo com a legislação brasileira de trânsito, com o objetivo de alertar e orientar o motorista. Um mapa com os pontos de radares está disponível na página inicial do Portal da Prefeitura de Jundiaí.

“Os equipamentos farão a fiscalização de excesso de velocidade, conversão proibida, avanço de semáforo e proibição de trânsito de veículos pesados”, explica o gestor de Mobilidade e Transportes, Aloysio Queiroz. Nessa primeira fase de radares instalados, eles vão registrar as infrações dos motoristas, mas ainda não vão gerar multas.

Segundo dados do sistema Infosiga do Governo do Estado de São Paulo, em janeiro e fevereiro de 2021 foram registrados 346 acidentes em vias municipais e em rodovias que cortam a cidade, com 15 óbitos. Dados de março ainda não foram disponibilizados. Em todo o ano passado, foram 2.093 acidentes com vítimas não fatais e 60 com vítimas fatais.

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade