Pediatra do Hospital Universitário de Jundiaí alerta sobre como identificar violência infantil
Conecte-se conosco

Jundiaí

Pediatra do Hospital Universitário de Jundiaí alerta sobre como identificar violência infantil

Saiba como identificar e denunciar casos de violências contra crianças

Publicado

em

Atualizado há

Mônica Franco, pediatra no HU (Foto: Hospital Universitário de Jundiaí)

O caso de violência dentro de casa sofrido pelo menino Henry chamou atenção de todos nesta semana. A violência física aplicada pelo padrasto Jairinho, levou menino de 4 anos a sofrer fortes lesões pelo corpo, resultando em morte. Porém, esse é um caso dentro de 233 agressões notificadas por dia no país. Em 2017, foram feitas 85.293 notificações de violência física, psicológica e até tortura contra as crianças, segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), mantido pelo Ministério da Saúde (MS).

Algumas violências podem ocorrer no ambiente doméstico, com pessoas do círculo familiar e de convivência das vítimas. Por esse motivo, a pediatra do Hospital Universitário de Jundiaí (HU), Mônica Franco, alerta que é preciso observar os sinais das crianças. “Quando ela está passando por essa situação tende a mudar de comportamento como ficar irritada, assustada, ficar em silêncio, mudar os hábitos, fazer xixi na cama e o mais evidente para detectar, e o aparecimento de hematomas e dores pelo corpo”, detalha a pediatra.

Casos de violência no HU

A médica informa que muitas vezes, há crianças que chegam ao consultório com marcas de mordidas, queimaduras de cigarro, hematomas, entre outros sinais que demonstram que a criança possa estar sofrendo violência física. “Muitas vezes deixamos a criança internada para a própria segurança dela, pois o maior perigo está dentro de sua casa”, explica.

Quando casos de violência física chegam ao HU é acionado o Serviço Social da instituição que faz a notificação ao Conselho Tutelar e dá sequência com o Boletim de Ocorrência e a apuração do ocorrido. A subnotificação de casos ainda é grande, afirma a pediatra. “Isso ocorre por diferentes causas, mas a mais comum está no familiar que esconde os fatos e ignora a violência física dentro de casa”, completa Mônica e ressalta que, em muitos casos, as crianças, e muitas vezes a mãe ou responsável precisam de acompanhamento psicológico para poder tentar superar o ocorrido.

Denuncie

Caso você observe uma criança sofrendo violência física, moral, psicológica ou de qualquer tipo, denuncie no DISQUE 100.

Jundiaí

Premiada em torneio mundial, equipe de robótica do Sesi de Jundiaí visita Prefeito

Nos Estados Unidos, a equipe conquistou o 2º lugar em Projeto de Inovação e o 3º em Aliança Campeã, além da maior pontuação na competição de robôs. 

Publicado

em

Por

Alunos do Sesi contaram as experiências do torneio mundial, em Houston, ao Prefeito de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (29), o Prefeito Luiz Fernando Machado recebeu alunos do Sesi Jundiaí que compõem a Heroes, tradicional equipe de robótica da escola. Recentemente, o time recebeu prêmios em três categorias na etapa mundial do First Lego League Challenge, maior torneio de robótica do mundo. Em Houston, nos Estados Unidos, o Heroes faturou o 2º lugar em Projeto de Inovação…

Continuar lendo

Jundiaí

Plano de Bairro do Centro terá participação de alunos da FATEC de Jundiaí

No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões e aprimoramentos

Publicado

em

Por

Mapa do Centro foi mostrado aos estudantes. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (29), técnicos da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e Cultura (UGC), apresentaram a alunos da FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) as futuras ações do Plano de Bairro do Centro da cidade. No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões…

Continuar lendo

Jundiaí

Dengue: Jundiaí terá duas UBSs abertas para atendimento no feriado

Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Pessoas de todas as regiões da cidade podem buscar os dois serviços dia 1º de maio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Durante o feriado do dia 1º de maio, a Saúde de Jundiaí manterá duas UBSs abertas para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. Pacientes com sintomas leves e moderados podem se dirigir à Nova UBS Jardim do Lago e à UBS Tamoio, das 8h às 17h. As unidades fecharão os portões às 16h. Pessoas com mais de 60…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia do Trabalho: confira o ‘Abre e Fecha’ dos serviços municipais de Jundiaí

Confira como será o funcionamento da Saúde, Transporte, Lazer e mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os serviços e equipamentos públicos da Prefeitura de Jundiaí poderão ter horários de funcionamento alterados na quarta-feira, 1º de maio, feriado nacional do Dia do Trabalho. Confira os detalhes e horários de funcionamento no período: Os setores administrativos em geral não terão expediente na quarta (1º), retomando o atendimento normal na quinta-feira (02). Paço Municipal; Unidades de Gestão externas; Complexo…

Continuar lendo

Jundiaí

Projeto Ludoteca estimula o desenvolvimento infantil através do brincar

Direcionado às crianças de três anos da rede municipal de ensino de Jundiaí, é uma das iniciativas vinculadas ao programa Escola novadora

Publicado

em

Por

Na Emeb Professor Owen Zílio, atividade da semana com a turma do G3 foi com a história dos “Três Porquinhos e o Lobo Mau”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O projeto Ludoteca, direcionado às crianças de três anos (G3) da rede municipal de ensino de Jundiaí, é uma das iniciativas vinculadas às aprendizagens das crianças pelo eixo da qualidade de ensino do programa Escola Inovadora. Com foco na promoção de experiências lúdicas, o projeto visa promover diversas atividades de acolhimento, centradas na Arte e na Cultura, tais como músicas,…

Continuar lendo
Publicidade