APAE de Jundiaí discute sobre os direitos dos participantes de pesquisas 
Conecte-se conosco

Jundiaí

APAE de Jundiaí discute sobre os direitos dos participantes de pesquisas 

Você, que participa de pesquisas de instituições, conhece seus direitos assegurados? Veja mais.

Publicado

em

Pesquisa APAE Jundiaí
Veja sobre a discussão da APAE Jundiaí sobre o tema (Foto: Freepik)

O Comitê de Ética da Faculdade de Medicina de Jundiaí e a APAE Jundiaí se reuniu esta semana para discutir os direitos das pessoas que participam das pesquisas. Nestes encontros regulares, o grupo avalia os projetos de pesquisa que conta com a participação de pessoas.

“Temos uma preocupação muito grande com as pessoas que se submetem às pesquisas. Estas pessoas têm direitos que muitas vezes desconhecem, daí a necessidade de falarmos sobre isso”, defende, a diretora executiva da APAE de Jundiaí, Suely Angelotti. Suely participa do comitê como representante do SUS.

A diretora também ressaltou a criação da Cartilha dos Direitos dos Participantes de Pesquisa, pelo Conselho Nacional de Saúde. O documento informativo tira dúvidas sobre riscos, como acontecem as pesquisas, confiabilidade e orienta sobre busca por ajuda. Assim, é garantido que os voluntários tenham seus direitos assegurados por normas regulatórias.

A coordenadora do Comitê da FMJ, Dra. Maria José Martins Duarte Osis, afirma que a cartilha ajuda as pessoas a compreenderem os seus direitos. “Temos que desmistificar a expressão ‘cobaia’ quando estamos tratando com seres humanos que merecem respeito. Estas pessoas precisam saber o que podem exigir. As pessoas têm o direito de saber que podem reivindicar acompanhamento após a pesquisa da qual participou”, orienta.

De acordo com Maria José, as pessoas têm o direito de perguntar, de tirar todas as suas dúvidas, quando são convidadas a participar de uma pesquisa. Mas, principalmente, elas têm o direito de não participar. “Ela não é obrigada e não pode sofrer nenhuma represália por não querer participar e pode desistir a qualquer momento do estudo”, reforça.

Veja mais alguns dos direitos:

Receber as informações do estudo de forma clara;

  1. Ter oportunidade de esclarecer suas dúvidas;
  2. Ter o tempo que for necessário para a tomada de uma decisão autônoma;
  3. Ter liberdade de recusa em participar do estudo;
  4. Ter liberdade de retirar o seu consentimento em qualquer fase da pesquisa;
  5. Ter liberdade de retirar o consentimento de uso e guarda do material biológico;
  6. Receber assistência (integral e imediata) por danos, de forma gratuita;
  7. Requerer indenização por danos;
  8. Receber ressarcimento de gastos (incluindo os gastos de acompanhantes);
  9. Ter acesso aos resultados dos exames realizados durante o estudo;
  10. Solicitar a retirada dos seus dados genéticos de bancos onde estejam armazenados;
  11. Ter acesso gratuito pós-estudo ao produto da investigação (quando for o caso);
  12. Ter acesso gratuito ao método contraceptivo escolhido (quando for o caso);
  13. Receber aconselhamento genético gratuito (quando for o caso);
  14. Ter assegurada a confidencialidade dos seus dados;
  15. Ter assegurada sua privacidade;
  16. Receber uma via do TCLE/TALE (assinada e rubricada pelo participante da pesquisa e pelo pesquisador).

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade