Asfalto em área rural de Jundiaí diminui em 57% a manutenção de ônibus
Conecte-se conosco

Jundiaí

Asfalto em área rural de Jundiaí diminui em 57% a manutenção de ônibus

Essa diminuição constatada a partir da análise das cinco principais linhas que atendem os bairros rurais

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Além de trazer mais conforto e diminuir o tempo de viagem para o usuário, a chegada do asfalto a diferentes vias rurais de Jundiaí resultou na queda de 57% na manutenção dos veículos ao mês, segundo dados da empresa Viação Jundiaiense.

Deliane Abreu Sales, moradora da rua Antonio Muller, no Rio Acima, sentiu bem essa diferença “Ficou muito mais confortável para andar de ônibus”, conta ela, mãe da pequena Tainá, de 8 anos, que volta de ônibus da escola. “Antes era comum ver esses veículos quebrando pelas ruas do bairro.” O tapeceiro Mauricio Hermes concorda com as melhorias. “A poeira de antes atrapalhava demais”, diz ele.

“O asfalto proporciona mais qualidade de vida, mais conforto para o usuário do transporte público, que não se depara com o pó em dia de sol e nem com a lama em dia de chuva”, declara o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. “Isso sem falar em outros avanços, como na melhora da economia para as empresas desses bairros, para o turismo rural e, claro, para quem vive ali e se desloca para outras regiões da cidade com seu próprio veículo.”

“Com esse investimento no asfalto, o usuário fica menos tempo no caminho entre a casa e o trabalho, o que é muito positivo”, lembra o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz. “E com menos manutenção, o usuário tem mais regularidade na linha que utiliza, com menos risco de intercorrências.”

A diminuição na manutenção dos ônibus foi constatada a partir da análise das cinco principais linhas que atendem os bairros rurais. Em uma delas, a 582 (Paiol Velho), a queda no número de manutenção mecânica chega a 65% em um mês. De 15 encaminhamentos para a oficina, o número baixou a cinco. As outras quatro linhas que tiveram queda de manutenção nos ônibus são as que atendem as regiões do Mato Dentro, Rio Acima, Ivoturucaia e Jardim Adélia.

O chefe de oficina da Viação Jundiaiense, Alex Sandro Ozzon, explica que o problema de manutenção mais comum nos veículos que circulam em áreas rurais é a quebra de molas da suspensão. “Conseguimos fazer a troca com rapidez, pois já temos em nossa oficina toda a estrutura para isso”, explica. “No entanto, há casos em que o ônibus fica parado no bairro, o que nos obriga a acionar o guincho. Depois que o asfalto chegou a algumas linhas, esses casos são cada vez menores.”

Enquanto a suspensão de um ônibus que circula em asfalto é refeita, em média, a cada 150 mil quilômetros rodados, a de um ônibus de via de terra é refeita a cada 30 mil quilômetros. E não só: além da suspensão, explica Alex, a circulação sobre a terra leva mais pó ao motor, o que compromete sua vida útil. “Sem o pó um motor sobrevive até 500 mil quilômetros de uso. Na terra isso cai pelo menos 60%.”

Jundiaí

Dia das Mães: Comércio de Jundiaí terá horário estendido neste fim de semana

A abertura em horário estendido representa uma boa oportunidade para os comerciantes aumentarem suas vendas e mais tempo de compra aos consumidores.

Publicado

em

Por

Foto: Sincomercio/Divulgação

O comércio do Centro e dos bairros de Jundiaí receberá os consumidores até as 18h neste dia 11 de maio, primeiro sábado do mês após o quinto dia útil e véspera do Dia das Mães. Já na sexta-feira (10) antevéspera da data, os lojistas que desejarem poderão atender até às 22h. A abertura em horário estendido, garantida pela Convenção Coletiva de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí aposta em micro-ônibus elétricos para melhorar a mobilidade urbana

Com foco na mobilidade e no meio ambiente, a Prefeitura de Jundiaí testará micro-ônibus 100% elétrico pela cidade. Confira.

Publicado

em

Por

O micro-ônibus 100% elétrico será testado em Jundiaí a partir de julho (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir de julho, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte de Jundiaí receberá um micro-ônibus 100% elétrico para um período de teste. O objetivo é avaliar o desempenho do veículo em termos de acessibilidade, durabilidade, economia e funcionalidade, com vistas à sua futura integração à frota municipal. Características do micro-ônibus elétrico O micro-ônibus modelo Ankai OE – 6…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora promove oficina de empoderamento empresarial para mulheres

Iniciativa, realizada em parceria com o Sebrae Delas, teve como foco aumentar a chance de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres

Publicado

em

Por

O objetivo empoderar e aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na tarde de segunda (6), o Espaço Jundiaí Empreendedora sediou uma oficina motivadora intitulada “Seja uma mulher que deixa sua marca e construa seu próprio caminho”. Esta iniciativa, realizada em colaboração com o Sebrae Delas, um programa de aceleração dedicado a mulheres empreendedoras, teve como propósito capacitar e aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. A…

Continuar lendo

Jundiaí

Feirão de Calçados e Roupas começa nesta terça (7), com foco no Dia das Mães

Edição especial segue até o dia 11 de maio, com calçados a partir de R$ 30, e peças de vestuário, a partir de R$ 10

Publicado

em

Por

Foto: APAE Jundiaí

Começa nesta terça-feira, dia 7, mais uma edição do Feirão de Calçados e Roupas Novas Beneficente na APAE de Jundiaí. Esta edição especial segue até o dia 11 de maio, sendo uma oportunidade ideal para comprar o presente para o Dia das Mães. O Feirão de Calçados Novos e Roupas Fitness fica aberto nos dias 7, 8, 9 e 10…

Continuar lendo

Jundiaí

Procon de Jundiaí faz ação educativa sobre protocolo ‘Não se cale’

A ação visa conferir se os estabelecimentos estão aptos a prevenir e orientar corretamente as mulheres em casos de violência ou assédio

Publicado

em

Por

Ação teve caráter educativo e foi feita em bares e restaurantes da cidade. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (6), o Procon de Jundiaí, em parceria com a Regional de Campinas, realizou uma ação educativa com donos de bares e restaurantes na cidade, sobre o protocolo “Não se cale”, lançado pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher. A ação visa conferir se os estabelecimentos estão aptos a prevenir e orientar corretamente…

Continuar lendo
Publicidade