Biblioteca Professor Nelson Foot promove atividades artísticas nas escolas
Conecte-se conosco

Jundiaí

Biblioteca Professor Nelson Foot promove atividades artísticas nas escolas

Por meio da Unidade de Cultura de Jundiaí, a iniciativa oferece dois serviços descentralizados: “Slam nas escolas” e “Viagem Literária”

Publicado

em

Atualizado há

“Slam nas Escolas” contam com as participações das artistas do coletivo jundiaiense “Slam do Zé”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, por meio da Unidade de Cultura de Jundiaí, está oferecendo dois serviços descentralizados destinados às escolas públicas municipais e estaduais: “Slam nas escolas” e “Viagem Literária”.

“Esta é mais uma iniciativa da Cultura com foco na descentralização da oferta de atividades gratuitas, fomento à criação de repertório entre os jovens e incentivo a que esse público atingido frequente os nossos equipamentos culturais. Essa já era uma prática nas programações dos nossos festivais e nas atividades com a rede municipal de ensino, mas que se fortalece também na faixa etária dos alunos da rede estadual”, afirmou Marcelo Peroni, gestor de Cultura.

O projeto “Slam nas Escolas” é direcionado às escolas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio da rede estadual. O plano de trabalho consiste em etapas para incentivar a prática da batalha de poesias. Na primeira etapa, a Biblioteca realizou a formação de educadores de cinco escolas estaduais do município. Em seguida, os artistas do coletivo Slam do Zé estão visitando as escolas para acompanhar o progresso dos alunos. A próxima etapa, prevista para o segundo semestre, será a realização de um sarau na Biblioteca, convidando 20 alunos de cada escola para participar de uma batalha entre eles.

Além do sarau, os alunos também terão a oportunidade de participar com seus trabalhos da Festa Literária de Jundiaí (FLIJ), que acontecerá pela quarta vez este ano, informou a bibliotecária Michele Bueno.

A atividade “Viagem Literária” consiste em apresentações teatrais lúdicas com mamulengos (fantoche típico do Nordeste brasileiro) que contam a história da Biblioteca Municipal. Essa atividade envolve tanto as escolas municipais quanto as estaduais, abrangendo alunos do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio. Serão realizadas duas apresentações por unidade escolar, para atingir as turmas dos dois períodos de aula.

Após as apresentações, será trabalhado o trabalho de um autor específico para incentivar a leitura do público. Nesta edição da Viagem Literária, o autor escolhido é Davi Simão Junior, autor de “A Menina do Nariz Arrebitado”, uma releitura em formato de mangá da obra de Monteiro Lobato.

Slam

Uma das turmas participantes do “Slam nas Escolas” é composta pelos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Coronel Siqueira de Moraes, no Vianelo. A primeira atividade na escola ocorreu na manhã de segunda-feira passada (15), com a presença dos artistas do Slam do Zé, um coletivo jundiaiense composto por Gabizine, Amanda, Canuto e a artista convidada Belom.

As artistas fizeram uma fala inicial sobre a prática e o histórico do Slam, sobre os desafios do fazer artístico e convidaram os alunos para que se apresentassem.

Stephane Araújo, de 17 anos, foi a primeira aluna a encarar o palco e recebeu uma calorosa salva de palmas ao recitar “Cenário Poético: Sertão”, sua poesia sobre memórias e saudades do Nordeste. “Nasci em Piripiri, no Piauí, e estou há somente dois anos em Jundiaí. O professor pediu que escrevêssemos uma poesia com algo de que meu coração estivesse cheio. Decidi escrever sobre a minha Infância e as saudades, pois eram esses os temas que vinham tomando meus sentimentos nos últimos dias”.

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade