Connect with us

Jundiaí

Biblioteca Professor Nelson Foot promove atividades artísticas nas escolas

Por meio da Unidade de Cultura de Jundiaí, a iniciativa oferece dois serviços descentralizados: “Slam nas escolas” e “Viagem Literária”

Published

on

Atualizado há

Atividades do “Slam nas Escolas” contam com as participações das artistas do coletivo jundiaiense “Slam do Zé”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, por meio da Unidade de Cultura de Jundiaí, está oferecendo dois serviços descentralizados destinados às escolas públicas municipais e estaduais: “Slam nas escolas” e “Viagem Literária”.

“Esta é mais uma iniciativa da Cultura com foco na descentralização da oferta de atividades gratuitas, fomento à criação de repertório entre os jovens e incentivo a que esse público atingido frequente os nossos equipamentos culturais. Essa já era uma prática nas programações dos nossos festivais e nas atividades com a rede municipal de ensino, mas que se fortalece também na faixa etária dos alunos da rede estadual”, afirmou Marcelo Peroni, gestor de Cultura.

O projeto “Slam nas Escolas” é direcionado às escolas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio da rede estadual. O plano de trabalho consiste em etapas para incentivar a prática da batalha de poesias. Na primeira etapa, a Biblioteca realizou a formação de educadores de cinco escolas estaduais do município. Em seguida, os artistas do coletivo Slam do Zé estão visitando as escolas para acompanhar o progresso dos alunos. A próxima etapa, prevista para o segundo semestre, será a realização de um sarau na Biblioteca, convidando 20 alunos de cada escola para participar de uma batalha entre eles.

Além do sarau, os alunos também terão a oportunidade de participar com seus trabalhos da Festa Literária de Jundiaí (FLIJ), que acontecerá pela quarta vez este ano, informou a bibliotecária Michele Bueno.

A atividade “Viagem Literária” consiste em apresentações teatrais lúdicas com mamulengos (fantoche típico do Nordeste brasileiro) que contam a história da Biblioteca Municipal. Essa atividade envolve tanto as escolas municipais quanto as estaduais, abrangendo alunos do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio. Serão realizadas duas apresentações por unidade escolar, para atingir as turmas dos dois períodos de aula.

Após as apresentações, será trabalhado o trabalho de um autor específico para incentivar a leitura do público. Nesta edição da Viagem Literária, o autor escolhido é Davi Simão Junior, autor de “A Menina do Nariz Arrebitado”, uma releitura em formato de mangá da obra de Monteiro Lobato.

Slam

Uma das turmas participantes do “Slam nas Escolas” é composta pelos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Coronel Siqueira de Moraes, no Vianelo. A primeira atividade na escola ocorreu na manhã de segunda-feira passada (15), com a presença dos artistas do Slam do Zé, um coletivo jundiaiense composto por Gabizine, Amanda, Canuto e a artista convidada Belom.

As artistas fizeram uma fala inicial sobre a prática e o histórico do Slam, sobre os desafios do fazer artístico e convidaram os alunos para que se apresentassem.

Stephane Araújo, de 17 anos, foi a primeira aluna a encarar o palco e recebeu uma calorosa salva de palmas ao recitar “Cenário Poético: Sertão”, sua poesia sobre memórias e saudades do Nordeste. “Nasci em Piripiri, no Piauí, e estou há somente dois anos em Jundiaí. O professor pediu que escrevêssemos uma poesia com algo de que meu coração estivesse cheio. Decidi escrever sobre a minha Infância e as saudades, pois eram esses os temas que vinham tomando meus sentimentos nos últimos dias”.

Jundiaí

Linha especial de ônibus reforça transporte para jogo do Paulista neste sábado

Prefeitura de Jundiaí disponibiliza linha especial e reforça opções de ônibus para facilitar o acesso dos torcedores ao estádio Jayme Cintra

Published

on

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), preparou uma operação especial para os torcedores que irão acompanhar o jogo do Paulista Futebol Clube neste sábado (19), no estádio Jayme Cintra. Para facilitar o deslocamento até o local da partida, será disponibilizada uma linha especial de ônibus, além do reforço no atendimento de…

Continue Reading

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí inicia reforma da EMEB da Vila Esperança após dois anos de fechamento

A unidade de Educação Infantil da Vila Esperança começa a ser totalmente revitalizada e deve reabrir no início do ano letivo de 2026.

Published

on

A Prefeitura de Jundiaí deu início à aguardada reforma da EMEB Professora Adail de Oliveira Lenhaioli, no bairro Vila Esperança. A unidade, que estava fechada há dois anos, passará por uma revitalização completa e deverá retomar as atividades no começo do ano letivo de 2026. A previsão de conclusão das obras é dezembro de 2025. Reabertura atende demanda da comunidade…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo