Connect with us

Jundiaí

Defesa Civil de Jundiaí divulga balanço da Operação Chuvas de Verão

Segundo os dados, todos os meses registraram volumes de chuvas superiores às médias dos últimos 12 anos

Published

on

Atualizado há

Equipes da Defesa Civil e demais unidades integrantes da Força Tarefa realizaram 181 atendimentos. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Defesa Civil de Jundiaí divulgou o balanço da Operação Chuvas de Verão, iniciada em dezembro de 2022 e finalizada em abril. Segundo os dados, todos os meses registraram volumes de chuvas superiores às médias dos últimos 12 anos. Além disso, durante os 121 dias de operação, foram atendidas 181 ocorrências e 90 famílias.

O mês de dezembro foi o mais chuvoso, com 526 milímetros. Janeiro (460 mm), março (457), fevereiro (408) e abril (166) fecham a lista. Os bairros com maior volume de chuvas foram o Jardim Santa Gertrudes, Fazenda Grande, Jardim Florestal, Roseira e a região do Rio Jundiaí.

Já as ocorrências estão relacionadas a desastres que variam entre naturais e tecnológicos, catalogados de acordo com a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres. Março foi o mês com mais atendimentos, seguido por janeiro, fevereiro e dezembro.

Ao todo, foram 59 ocorrências de deslizamentos de terra, com destaque para o Jardim São Camilo, Rio Acima, Mato Dentro e Champirra. Alagamento e inundação chegaram a 35 ocorrências, principalmente nos bairros do Rio Acima, Mato Dentro, Roseira e Fazenda Grande. Também foram atendidas 23 ocorrências de natureza meteorológica com registros de chuvas intensas, vendavais, granizos, raios, dentre outros. Além das ocorrências típicas da Operação Chuvas de Verão, a Defesa Civil atendeu 60 casos de natureza tecnológica, por exemplo, desastres relacionados a incêndios urbanos e em vegetação. Além disso, foram registradas 73 interdições totais e ou parciais.

Os órgãos que compõem a Força Tarefa atuaram de forma integrada nas ações de resposta e socorro às vítimas de desastres, como exemplo, a Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social, atendendo 90 famílias, com distribuição de 95 kits de higiene, 95 Kits de limpeza, 112 colchões, 60 travesseiros e 68 cestas básicas.

“Com o grande volume de chuvas registrado nesses meses, avaliamos que as ações de prevenção foram fundamentais para evitar grandes problemas. Agora iremos analisar as ações para buscar uma prestação de serviço ainda melhor no próximo ano”, relata o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel Gimenez.

“Felizmente não houve registros de mortes em decorrência das chuvas em Jundiaí. Isso se deve ao trabalho intensivo e preventivo realizado de forma intersetorial, pelas equipes da gestão do prefeito Luiz Fernando Machado. Além da prevenção, a ação também foi feita rapidamente nos casos de ocorrências”, avalia o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.

Os dados detalhados ainda serão publicados no Portal da Prefeitura de Jundiaí.

Jundiaí

Serra do Japi ganha protagonismo em evento estadual sobre impacto da inovação

Reserva biológica de Jundiaí é apresentada como exemplo de integração entre pesquisa científica, sustentabilidade e tecnologia.

Published

on

A Serra do Japi foi um dos grandes destaques do evento 'O Desafio de Mensurar Impacto', promovido nesta terça-feira (22) pelo Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI) e organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. A programação reuniu representantes de ambientes de inovação de todo o estado e evidenciou experiências de impacto concreto…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí realiza a ’10ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa’

Evento reúne sociedade civil e poder público para debater políticas voltadas ao envelhecimento com dignidade, inclusão e equidade.

Published

on

A Prefeitura de Jundiaí iniciou nesta terça-feira (22) a 10ª edição da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, reunindo representantes da sociedade civil, entidades e poder público em dois dias de discussões fundamentais para o futuro das políticas voltadas à população idosa. O evento ocorre no Auditório Elis Regina, no Complexo Argos, das 8h às 17h, e segue até…

Continue Reading
Pular para o conteúdo