Bombeiros de Jundiaí usam dias de folga para busca de vítimas de soterramento em Guarujá
Conecte-se conosco

Jundiaí

Bombeiros de Jundiaí usam dias de folga para busca de vítimas de soterramento em Guarujá

“Encontramos chinelos infantis, bichinhos de pelúcia”, relembra o tenente Vitor, que atuou na ocorrência

Publicado

em

À esquerda, ursinho de pelúcia é achado em meio à lama; à direita, equipe do tenente Vitor chega ao local
Equipe formada por bombeiros de Jundiaí atuou em duas áreas no Guarujá. (Foto: Arquivo pessoal)

Desde que um temporal atingiu o litoral paulista e dezenas de famílias foram soterradas no Guarujá, bombeiros de Jundiaí utilizam de seus dias de folga para descer a serra e auxiliar na busca de vítimas. Voluntários na operação, equipes formadas por oito membros da corporação se revezam no trabalho no Morro do Macaco e Barreira São João.

“Nós saímos por volta das 2h, 3h e voltamos no mesmo dia”, explica o tenente Vitor, ressaltando que a unidade de Jundiaí não fica, em momento algum, desamparada ou com efetivo reduzido.

Vitor esteve em uma das equipes de apoio e viajou para o Guarujá por duas vezes. Para ele, lidar com o fator emocional é um desafio que, em ocorrências nessas proporções, precisa ser enfrentado todo o tempo.

“Na zona quente, ficam apenas os bombeiros. Mas não muito longe, os familiares ficam à espera de notícias. Eles questionam se encontramos a mãe, o pai. É muito difícil. Encontramos chinelos infantis, bichinhos de pelúcia”, relembra o tenente. “Precisamos trabalhar com profissionalismo, com as técnicas recomendadas, e também com muito respeito pela família”, afirma.

Além de retroescavadeiras, a busca por corpos também é realizada com o apoio de equipamentos de mapeamento, drones e da equipe do Canil. Para Vitor, essa é uma experiência que também auxilia em futuras ocorrências.

Bombeiros cavam em área de lama

Vitor relata que a presença de pedras é uma das principais dificuldades encontradas pelos bombeiros. Foto: Arquivo pessoal)

Perda de colegas

No desastre, os colegas de profissão cabo Batalha e cabo Moraes, primeiros que chegaram ao local depois que toda a terra da encosta desceu, também foram soterrados.

“A gente se emociona, né? Porque realmente eles fizeram a diferença, salvaram muitas vidas”, diz o tenente Vitor.

Em respeito aos colegas e as vítimas, o Corpo de Bombeiros que completou 140 anos no último dia 10 de março, não celebrou a data. O silêncio e ausência de solenidade simbolizaram o luto e a solidariedade às famílias.

Solidariedade

O sentimento que motivou membros do Corpo de Bombeiros de Jundiaí a seguir viagem em seus dias de descanso, também chegou aos moradores que residem ao lado da tragédia.

Comida, água e palavras de gratidão foram os gestos de agradecimento dos guarujaenses aos que deram a vida para salvar outros ou suaram para levar conforto ao coração dos parentes.

Até o momento, há 32 mortes confirmadas e 35 desaparecidos apenas no Guarujá.

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade