Defesa Civil de Jundiaí completa 44 anos de dedicação e proteção à população
Conecte-se conosco

Jundiaí

Defesa Civil de Jundiaí completa 44 anos de dedicação e proteção à população

Decreto municipal, assinado dia 6 de junho de 1977, é o mais antigo entre as cidades do Estado

Publicado

em

Atualizado há

Defesa Civil
Treinamento organizado pela Defesa Civil, em 2019, no aeroporto Comandante Rolim Amaro (Foto: Arquivo/PMJ)

A Defesa Civil de Jundiaí completa 44 anos de existência neste domingo (6), com a finalidade de proteger a vida dos cidadãos. O decreto municipal, assinado dia 6 de junho de 1977, é o mais antigo entre as cidades do Estado de São Paulo – e um dos mais antigos do país.

“No início do ano, Jundiaí recebeu medalha em comemoração aos 45 anos da Defesa Civil Estadual. Somos a cidade com maior tempo de criação do serviço municipal e temos muito a celebrar com as iniciativas e atividades implementadas focadas na prevenção aos acidentes e catástrofes, pautadas no atendimento em rede e compartilhamento de informações de forma eficiente com o uso da tecnologia”, explica o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez Germano.

Entre as atribuições da Defesa Civil estão o Plano de Contingência de Estiagem, iniciado em janeiro deste ano, a Operação Chuvas de Verão, o Plano de Gestão de Catástrofe e o Comitê Cidade Resiliente do Programa da ONU (Organização das Nações Unidas) para Redução de Risco de Desastres

Para o gestor da Casa Civil (UGCC), Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos, os investimentos realizados no órgão municipal resultam em melhor entrega de serviço à população.

“A Defesa Civil de Jundiaí é atuante preventivamente, com a união de forças de todas as esferas de administração com foco para o bem comum. Exemplo do trabalho foi o treinamento realizado em 2019 para grandes catástrofes, no aeroporto de Jundiaí, as ações desenvolvidas pela Força Tarefa Chuvas de Verão e Operação Estiagem, além das implementações de ferramentas digitais que estão em desenvolvimento, e que facilitarão o acionamento das equipes em qualquer necessidade. A experiência acumulada com as quatro décadas alinhada com o conceito de ‘cidade inteligente’ de Jundiaí proporcionam resultados positivos para toda a população”, destaca.

A primeira Defesa Civil do Brasil foi criada em 19 de dezembro de 1966, há 55 anos, sendo organizada no Rio de Janeiro. A Defesa Civil do Estado de São Paulo foi criada dia 9 de fevereiro de 1976, celebrando 45 anos.

Jundiaí

Canil da Guarda Municipal de Jundiaí está com 98% das obras concluídas

O Canil recebeu investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões e será entregue à população ainda no primeiro semestre de 2024.

Publicado

em

Por

Expectativa é que o equipamento seja entregue ainda no primeiro semestre de 2024 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (13), o Prefeito Luiz Fernando Machado visitou as obras do novo canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), localizado no bairro do Medeiros. O equipamento de segurança está com 98% de execução e será entregue ainda no primeiro semestre de 2024. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, o novo canil contará com uma estrutura completa para abrigar…

Continuar lendo

Jundiaí

ISO 9001: ETA Anhangabaú vai abrigar projeto piloto em Jundiaí

Unidade, uma das principais da DAE, é responsável por tratar a maior parte da água fornecida à cidade e opera 24 horas por dia

Publicado

em

Por

ETA Anhangabaú é uma das principais unidades da DAE: escolha se deu pela precisão dos processos na estação. Foto: DAE Jundiaí

Em busca da certificação ISO 9001:2015, que define um modelo de gestão de qualidade, a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A) foi escolhida para abrigar um projeto piloto, que será expandido, no futuro, para todos os setores da DAE Jundiaí. Considerada uma das principais unidades da empresa, a ETA-A é responsável por tratar a maior parte da água…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Em ação contra a dengue, caminhões recolhem inservíveis no Jardim Santa Gertrudes

A região está em alerta com a transmissão de dengue, acumulando 562 casos dos 12.851 registrados em Jundiaí neste ano.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), a Prefeitura de Jundiaí realizará recolhimento de inservíveis no Jardim Santa Gertrudes. A iniciativa serve como ação de combate à dengue. Os caminhões passarão pelas ruas a partir das 9h e a gestão orienta que a população deixe os materiais descartados para recolhimento nas calçadas. A região está com transmissão de dengue, acumulando 562 casos dos 12.851…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Calorão dá trégua e semana terá mínima de 14°C e possibilidade de chuva

Os dias ainda serão quentes, mas a previsão do tempo mostra clima mais ameno. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Centro de Jundiaí
Confira a previsão do tempo para Jundiaí nesta semana (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Depois de dias muito quentes, Jundiaí deve ter uma semana com clima mais ameno e até possibilidade de chuva. De acordo com a previsão do tempo do Climatempo, a cidade terá mínima de 14°C, mas mudança brusca de temperatura na sexta-feira (17). Confira. Segunda-feira (13) - Sol com algumas nuvens, mas não chove. Mínima de 17°C, máxima de 32°C. Terça-feira…

Continuar lendo

Jundiaí

CPFL registra mais de 70 colisões contra postes na região de Jundiaí em 2024

Os dados são do primeiro trimestre do ano. Número de ocorrências caiu 30,7% em relação ao ano passado. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Além dos perigos para os motoristas e pedestres, as colisões contra postes podem causar interrupções de energia (Foto: Reprodução/Wânyffer Monteiro/TV TEM)

A CPFL Piratininga pega carona no movimento Maio Amarelo para alertar a população sobre riscos e potenciais transtornos causados por colisões de veículos contra postes. Na região de Jundiaí, a concessionária registrou 72 ocorrências entre janeiro e março de 2024. No mesmo período de 2023, a empresa computou 104 colisões, o que representa queda de 30,7%. A cidade de Jundiaí lidera…

Continuar lendo
Publicidade