Despedida: Jundiaí perde dois Papais Noéis tradicionais da cidade
Conecte-se conosco

Jundiaí

Despedida: Jundiaí perde dois Papais Noéis tradicionais da cidade

José Cruz e Francisco Menezes faleceram entre segunda e terça-feira.

Publicado

em

Atualizado há

José Cruz e Francisco Menezes
Reprodução Facebook / Arquivo

Entre segunda (1º) e terça-feira (2), faleceram José Cruz, morador na Vila São Sebastião e Francisco Menezes, morador do Novo Horizonte. Ambos eram conhecidos por se vestirem de Papai Noel nas comemorações de final de ano na regão.

Francisco esteve internado na última semana, em Campinas, para tratar problemas de saúde na região abdominal.

Já José Cruz, foi atropelado por uma carro ao atravessar a avenida 14 de Dezembro, na Vila Rami. Uma equipe do SAMU o socorreu e levou para o Hospital São Vicente de Paulo, onde faleceu.

O corpo de José foi encaminhado para o Velório do Parque dos Ipês sem passar por exames de necrópsia e nem foi feito um boletim de ocorrência sobre o acidente. De acordo com o delegado do 6º Distrito Policial de Jundiaí, Luciano Carneiro, o velório foi suspenso para a realização dos exames. Após a necrópsia o corpo retornará para o Parque dos Ipês.

 

Trabalho na ACE Jundiaí

Francisco Menezes vestiu a roupa vermelha pela primeira vez em 2010, a convite do padrinho de casamento, Aristides Pretti, outro Papai Noel conhecido na cidade. Em 2018, contratado para as ações de Natal da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Francisco contou que o desejo da mãe, Cícera Maria de Menezes, à época com 81 anos, era ver o filho vestido de Papai Noel.

A oportunidade de fazer uma surpresa a ela surgiu em um dos percursos do Caminhão Encantado da ACE Jundiaí, quando Francisco parou em frente à casa de Cícera vestido de Papai Noel. A emoção tomou conta de todos que presenciaram a cena da mãe realizando seu sonho. De longe ela olhava, chorava e dizia “é meu Francisco, é meu Francisco”.

Francisco Menezes durante ação de natal

Foto: ACE Jundiaí

Em 2018 ele contou à assessoria de imprensa da ACE que sempre trabalhou em shoppings do Rio de Janeiro e de Campinas e no dia de Natal, quando fazia uma ação social em Jundiaí, com crianças carentes, a mãe já estava em São José dos Campos para passar a data com a irmã e não conseguia ver o filho. “Ela sempre quis me ver trabalhando como Papai Noel mas nunca deu certo, só me via por fotos”, contou ele. Cícera faleceu em maio de 2019.

A jornalista Fabiane Bernardi Françozo teve contato com Francisco em 2018 quando as filhas Dora e Elis quiseram tirar fotos com o Papai Noel no Caminhão Encantado. “Elas adoraram falar com ele! Uma pena que partiu tão cedo. Aposto que levou para o céu todos os desejos e sonhos da criançada que ele atendia com tanto carinho, paciência e atenção. Com certeza ele marcou a infância de muitas crianças da nossa cidade.”

A jornalista Fabiane Bernardi Françozo com as filhas Dora e Elis

Foto: Arquivo Pessoal

Jundiaí

Café de Negócios da ACE Jundiaí discute a era da IA

Publicado

em

Por

Elton Monteiro ACE Jundiaí
Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí realizará no dia 17 de maio, às 8h, mais uma edição do Café de Negócios. O tema será “Um novo tempo nos negócios. Você está preparado?", com o especialista Elton Monteiro. Além de se conectar a outros empreendedores, será uma oportunidade de os participantes refletirem sobre os impactos positivos e negativos da Inteligência…

Continuar lendo

Jundiaí

Centro de Integração da Cidadania abre inscrições para teste de DNA gratuito em Jundiaí

O serviço é gratuito e destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Saiba mais.

Publicado

em

Por

As inscrições estão abertas entre 07 de maio e 22 de julho (Foto: Canva)

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Jundiaí, em parceria com o Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo (IMESC), abre inscrições para testes de DNA gratuitos. O objetivo da iniciativa é auxiliar na investigação de laços de parentesco entre supostos pais e filhos, garantindo acesso à justiça e à resolução de dúvidas para famílias de baixa…

Continuar lendo

Jundiaí

Bairros de Jundiaí terão paralisação no abastecimento de água neste sábado (11)

A DAE Jundiaí realizará uma interligação de rede no Jardim do Lago, o que impactará o serviço de distribuição de água em bairros da região. Confira.

Publicado

em

Por

Reservatório do Jardim do Lago, Jundiaí
O trecho em frente ao reservatório será interditado para o serviço, das 6h às 19h. Confira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (11), a DAE Jundiaí realiza uma interligação de rede na avenida Professora Leonita Faber Ladeira. A obra acontece em função do novo reservatório do Jardim do Lago. Assim, a empresa interditará o trecho em frente ao reservatório para o serviço, das 6h às 19h. Durante este período, os bairros Cidade Jardim, Jardim Marambaia, Jardim Santa Gertrudes, Vila Progresso,…

Continuar lendo

Jundiaí

Bazar Solidário do Grendacc realiza edição especial para o Dia das Mães

A instituição realiza o Bazar Solidário das Mães até sábado (11), e reúne artesãos e microempreendedores de Jundiaí para exporem seus produtos.

Publicado

em

Por

Os expositores reverterão 15% do total das vendas para o Hospital da Criança do Grendacc (Foto: Divulgação/Grendacc)

Procurando um presente especial para o Dia das Mães? Que tal unir o útil ao agradável? No Bazar Solidário das Mães do Grendacc, você encontra diversos produtos artesanais e de microempreendedores de Jundiaí. Em contrapartida, você ainda ajuda o Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) na luta contra o câncer infantojuvenil. Os expositores reverterão 15% do total das…

Continuar lendo

Jundiaí

Mobilização em Jundiaí envia 30 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul

No primeiro dia, foram arrecadadas 6 toneladas de água, produtos de higiene pessoal, cobertores, travesseiros, roupas de cama e outros itens de primeira necessidade.

Publicado

em

Por

A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta da população jundiaiense (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), segue mobilizada em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Até terça-feira (7), a iniciativa enviou 30 toneladas de doações à Defesa Civil gaúcha, responsável pela distribuição dos itens às famílias afetadas pela tragédia. A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta…

Continuar lendo
Publicidade