O Dia das Crianças está chegando, uma das datas mais esperadas pelos pequenos, que esperam ansiosas pela chegada dos seus brinquedos. No entanto, muitas crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social têm uma realidade diferente, todos os dias do ano.
Felizmente elas podem contar com a ajuda de grupos voluntários e ações sociais. Jundiaí é uma cidade que conta com diversos grupos assim, que atuam na educação, lazer, saúde e bem-estar de crianças e adolescentes dos bairros mais carentes da cidade.
Hoje, trouxemos uma lista com algumas dessas entidades da cidade. Conheça e veja como ajudar.
Casa da Criança Nossa Senhora do Desterro
A Casa da Criança Nossa Senhora do Desterro foi fundada pelo Comendador Dom Abade Pedro Roeser, O.S.B. em dezembro de 1931. O Comendador chegou à cidade em agosto daquele ano, e notou muitas crianças abandonadas nas ruas, sem acesso a atividades socioeducativas. Assim, mesmo com a falta de recursos, Dom Abade reuniu um grupo de benfeitores ligados ao Mosteiro da Ordem de São Bento de Jundiaí.
Atualmente, as Irmãs Missionárias de Cristo, que assistem a Casa, acolhem cerca de 220 crianças na faixa etária de 02 a 12 anos. Dessas, 60 pequenos de 02 a 03 anos fazem parte do setor da Educação Infantil da Creche Dom Abade. Além disso, as outras 160 crianças e pré-adolescentes participam de atividades do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Casa. O projeto conta com projetos como o “Viva Vida, Construindo Cidadania”.
Os assistidos participam de diversas oficinas de Arte e Cultura, Formação Humana e Cristã, o Uso Consciente da Tecnologia; Musicalização (Bandinha, Coral, Violão e Flauta), Dança, Capoeira e Educação de Movimentos; Habilidades Sociais e Oficinas de Projetos Lúdicos, no período contrário às aulas na escola. A Casa ainda oferece atendimento familiar psicossocial para acompanhamentos, orientações e encaminhamentos a rede socioassistencial quando necessário.
A Casa da Criança conta com ajuda de voluntário, parceiros e benfeitores para manter as atividades. Saiba mais sobre o projeto e como ajudá-lo, clicando aqui.
ACAI (Associação de Combate à Aids Infantil)
A Associação de Combate à Aids Infantil tem quase 20 anos de existência na região de Jundiaí. A ACAI atende mais de 25 famílias com crianças que convivem com o vírus HIV de Jundiaí e Região, gratuitamente, com atividades envolvendo pacientes de todas as idades.
A ACAI está cadastrada na Prefeitura de Jundiaí e com a ajuda do Fundo Social recebe ajuda com doações de alimentos, roupas e agasalhos para as crianças assistidas. Saiba mais sobre as ações da Associação em suas redes sociais, clicando aqui.
Casa Transitória Nossa Senhora Aparecida
A Casa Transitória Nossa Senhora Aparecida acolhe crianças de todas as idades – de recém-nascidos a 17 anos e 11 meses, desde abril de 1982. As crianças e adolescentes assistidos são encaminhadas pelo Conselho Tutelar ou pela Vara da Infância.
A entidade sem fins lucrativos tem convênio com a Prefeitura de Jundiaí. Além disso, também conta com a ajuda da população e empresários da cidade para arrecadação de fundos. A Casa Transitória tem diversas ações para conquistar voluntários e apoiadores, como o selo Empresa Amiga, Clube do Anjo Amigo, Padrinho Legal, Voluntariado e doação através de Nota Fiscal. Saiba mais sobre as atividades e eventos da Casa Transitória, neste link.
Casa de Nazaré
A Associação e Comunidade Casa de Nazaré, de Jundiaí, é uma associação civil sem fins lucrativos, beneficente e filantrópica. A entidade ampara, dá assistência e protege crianças e adolescentes através de acolhimento institucional.
Fundada em 2002, a entidade começou seu trabalho no Bairro da Roseira de Jundiaí. Depois, transferida ao Bairro Água Doce, e depois à um imóvel locado na Rua Messina. Em 2005, a entidade finalmente se estabeleceu em uma sede própria no Bairro Rio Abaixo, onde ainda permanece até hoje. O projeto Casa Lar acolhe crianças e adolescentes encaminhados pelo Poder Judiciário, por estarem em situação de risco pessoal/e ou social, como abandono, negligência, maus-tratos e outros fatores.
Hoje, a associação recebe doações da comunidade e de mantenedores, através de investimentos sociais de empresas. Além disso, o grupo organiza atividades e eventos focados na captação de recursos. Desde de 2005 a Casa de Nazaré tem convênio com a Prefeitura de Jundiaí e mais recentemente de Várzea Paulista. Conheça a Associação neste link.
Lar Anália Franco
O Lar Anália Franco é uma entidade beneficente sem fins lucrativos, fundada em maio de 1912. Atualmente, o LAF atende crianças, adolescentes e suas famílias. A entidade promove projetos de apoio pedagógico, esporte e lazer, arte e cultura, suplementação alimentar, preparação para inserção ao mercado de trabalho e capacitação para geração de renda familiar.
O Lar Anália Franco participa do projeto Primeira Infância, em parceria com a Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí. A iniciativa atende 110 crianças na faixa etária de um a três anos, em período integral, com acompanhamento social e educacional, que também se estende às famílias. O objetivo é desenvolver e estimular, por meio de diferentes estratégias, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor dos atendidos. É possível ajudar o Lar Anália Franco através da doação por cupons na Nota Fiscal Paulista, e através dos projetos Pensando no Futuro, Projeto da Horta e Cidadão Digital. Conheça mais sobre a entidade nas redes sociais ou nos site, clicando aqui.
Associação Almater
A Associação Almater foi fundada em 2012, com o intuito de propagar valores humanos, colocando crianças e adolescentes como prioridade absoluta. O objetivo da entidade é proteger e garantir um desenvolvimento pleno e seguro.
A Almater tem projetos como Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com crianças e adolescentes de 07 a 15 anos; Projeto Despertar, com crianças de 07 a 12 anos. Assim, assegura um espaço de convívio familiar e comunitário, desenvolvendo um sentimento de pertença, identidade e empoderamento a partir das atividades propostas e promovendo a socialização e convivência entre a comunidade.
Em Jundiaí, a Almater atende 4 grupos de 7 a 12 anos e 1 grupo de 13 a 15 anos do Jardim São Camilo. Além disso, 50% do público efetivo são crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, com Cadastro Único, encaminhado pelo CRAS São Camilo, especialmente os beneficiários dos programas de transferência de renda (PBF e BPC). A outra metade dos assistidos são público prioritário: em situação de isolamento, trabalho infantil, vivência de violência ou negligência, fora da escola ou com defasagem escolar superior a 02 anos, em situação de acolhimento, em situação de abuso ou exploração sexual, com medidas de proteção do ECA, em situação de rua ou vulnerabilidade que diz respeito às pessoas com deficiência.
Saiba mais sobre o projeto e como ajudá-lo, neste link.
Bem Te Vi
O Centro de Atendimento à Síndrome de Down Bem Te Vi é uma entidade sem fins econômicos, fundada em dezembro de 1990 por um grupo de pais. Em Jundiaí, atua como centro de referência no atendimento ambulatorial e pedagógico para pessoas com Síndrome de Down. A princípio, o atendimento era restrito a um grupo de oito crianças, as com o tempo, e a excelência do projeto, o número só cresceu.
A meta principal da Bem Te Vi é oferecer um atendimento terapêutico e pedagógico. Assim, os assistidos desenvolvem a integração na sociedade. O grupo fortalece em cada um dos assistidos a noção de seus direitos, deveres e a certeza de que podem ser cidadãos felizes.
Saiba mais sobre a Bem Te Vi e como ajudá-los, neste link.