Que tal fechar as ruas do seu bairro para um dia de brincadeiras?
Conecte-se conosco

Jundiaí

Que tal fechar as ruas do seu bairro para um dia de brincadeiras?

Moradores de Jundiaí podem levar o projeto “Ruas de Brincar” para seus bairros.

Publicado

em

Atualizado há

Crianças brincando na rua
Veja como levar o "Ruas de Brincar" para o seu bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Hoje é o Dia das Crianças e, para muitos, a data que traz o sentimento gostoso de nostalgia e saudade das brincadeiras tradicionais de rua. Uma das iniciativas da Prefeitura de Jundiaí, o “Ruas de Brincar”, incentiva o brincar livre e em ambiente aberto.

Assim, os moradores da cidade podem solicitar o fechamento das ruas dos bairros para que as crianças as ocupem sem se preocupar com veículos. Além disso, o programa incentiva o contato entre as gerações e o resgate de brincadeiras tradicionais.

O “Ruas de Brincar” integra as ações da Prefeitura desde a sua adesão de Jundiaí à Rede Latino Americana – Projeto Cidade das Crianças. O projeto foi concebido pelo pedagogo italiano Francesco Tonucci. Os desenhos de Tonucci ilustram o cavalete de fechamento das ruas para os carros durante os dias de ação: “Perdoem o transtorno. Estamos brincando por vocês”, diz a arte.

“Além de incentivar a ocupação dos espaços públicos, o ‘Ruas de Brincar’ vem ao encontro da responsabilidade que a nossa geração tem de afastar as nossas crianças das telas em seus momentos de diversão e resgatar as brincadeiras tão tradicionais, como pular corda e amarelinha e brincar de corrida e esconde-esconde”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

Mobilização pelo Brincar

A educadora infantil Silvana Amaral, moradora do Almerinda Chaves, soube do programa quando a rua do Emeb Maria Aparecida Congilio, onde ela trabalha, recebeu uma Rua de Brincar. Assim, ela então decidiu mobilizar seus vizinhos para levar para sua rua.

“O que chamou minha atenção foi o resgate à minha infância, ao brincar sem eletrônicos. E como na rua de casa as crianças já brincavam muito, fiz o contato com os vizinhos para apresentar a proposta”, conta a educadora. “Cerca de 95% deles já aceitaram de cara e os que resistiram foram convencidos pela adesão. Esperávamos atrair umas 15 crianças, mas as de outras ruas também vêm brincar, então, no total, umas 60 crianças brincam todas as vezes.”

“Fica aqui o meu convite para os jundiaienses, para que, em todos os bairros haja, pelo menos, uma Rua de Brincar”.

“A rua é o espaço público mais perto de casa, fica logo depois da porta. Quando os moradores se organizam e decidem que quem merece ocupar esse espaço são as pessoas e não os carros, eles dão para as futuras gerações um recado fundamental, que são a manutenção das cidades, a preocupação com o meio-ambiente e o intercâmbio intergeracional”, comenta o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Os moradores podem solicitar as Ruas de Brincar aos domingos e feriados, no período das 9h às 17h. No entanto, as vias não podem ter hospitais, não sejam comerciais ou tenham passagem de linhas de ônibus.

Os munícipes interessados podem solicitar da Prefeitura o kit com o material necessário para o fechamento das ruas e opções de brincadeiras. Para que a solicitação seja aceita, é necessário que pelo menos 75% dos vizinhos estejam de acordo. Saiba mais detalhes no site da Cultura.

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade