Dia do jornalista: em tempos de pandemia, mais informação, menos boatos
Conecte-se conosco

Jundiaí

Dia do jornalista: em tempos de pandemia, mais informação, menos boatos

O crescimento das fake news e o ideologismo anti-imprensa propagado por políticos que estão mais para líderes de seitas parecem, no entanto, estreitar a força do jornalista perante seu grupo

Publicado

em

É quase uma unanimidade no meio jornalístico nos classificar como desunidos.

O crescimento das fake news e o ideologismo anti-imprensa propagado por políticos que estão mais para líderes de seitas parecem, no entanto, estreitar a força do jornalista perante seu grupo.

Quase sempre competitivos, individualistas e com suas doses de egocentrismo, os jornalistas não pareciam tão unidos nem quando, em 17 de junho de 2009, por oito votos a um, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram que o diploma de jornalismo não era obrigatório para exercer a profissão.

Todos ficaram frustrados e revoltados à época, mas nada que pudesse mudar os rumos da decisão.

Nem tudo são flores na profissão. E é tudo muito longe do ideal, ainda. Mas, a pandemia de 2020 está servindo para que uma guerra às notícias falsas, iniciada lá nas eleições de 2018, ganhe ainda mais força.

Quanto mais acreditam nos boatos do WhatsAPP em detrimento à informação apurada e redigida sob os olhos da ética jornalística, mais ganhamos força para mostrar a verdade dos fatos.

É uma guerra árdua, quase injusta. Mas é aí, nesse momento, que o jornalista se sobressai. É na contrariedade que o verdadeiro repórter cresce. Quando tudo parece perdido é que o faro perdigueiro se destaca.

Se, em outros tempos a profissão era tida como demodê, talvez seja época dela ressurgir. Mais forte. No Brasil, em São Paulo e na nossa região de Jundiaí.

Que essa reinvenção não fique apenas nas tags dos perfis das redes sociais de cada um. Que ela seja ponto de partida de um movimento duradouro para que cada um continue batendo no peito e dizendo que tem “Orgulho de Ser Jornalista”.

 

Jundiaí

Com mais de 10 mil casos de dengue, Jundiaí intensifica ações de combate à doença

O Ivoturucaia continua sendo o bairro de Jundiaí com mais notificações, com 807 casos de dengue. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí segue em alerta contra a dengue, com mais de 10 mil casos registrados. Até o dia 3 de maio, a cidade acumulava 10.524 notificações da doença, com cinco óbitos confirmados. Desses casos, 9.049 são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. O Ivoturucaia continua sendo o bairro com mais notificações, com 807 casos. Em seguida, aparecem os bairros Jardim…

Continuar lendo

Jundiaí

Guarda Municipal de Jundiaí cresce 170% em 10 anos

Os investimentos em segurança realizados pela Prefeitura de Jundiaí nos últimos anos são expressivos.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) comemora seus 75 anos de fundação e se prepara para ocupar dois novos prédios construídos exclusivamente para ela. As novas sedes, localizadas na avenida 14 de Dezembro e no Medeiros, representam um marco na história da GMJ, que nos últimos anos vem crescendo em números e investimentos. Em 2014, a GMJ contava com 40…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo

Jundiaí

HSV vai receber novos eletrocardiógrafos para agilizar informações e atendimento ao paciente

Saiba mais sobre o projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas” e o impacto das parcerias no atendimento do HSV

Publicado

em

Por

doação de eletrocardiógrafos para Hospital São Vicente em Jundiaí
Equipe do HSV junto aos representantes da BMC Engenharia (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com a função de evidenciar o funcionamento do coração, sete eletrocardiógrafos, com sistema moderno de transmissão de dados via wi-fi diretamente ao prontuário do paciente, serão doados pela empresa BMC Engenharia ao Hospital São Vicente de Paulo (HSV). Os equipamentos, de última geração, agregam às ferramentas de inteligência artificial já utilizada pelo hospital para a identificação precoce de riscos de…

Continuar lendo
Publicidade