Do interior de Minas a Jundiaí: o ginecologista do HU que contagia com a alegria
Conecte-se conosco

Jundiaí

Do interior de Minas a Jundiaí: o ginecologista do HU que contagia com a alegria

Diagnosticado com poliomelite na infância, ele também orienta suas pacientes sobre a importância da vacinação

Publicado

em

Gilberto é professor na FMJ e ginecologista e obstetra no HU. (Foto: Larissa Knupp/Tribuna de Jundiaí)

Além do trabalho que desenvolve como ginecologista e obstetra do Hospital Universitário (HU) de Jundiaí, Gilberto Lazaroni é marcante na vida de suas pacientes por muitos outros motivos. O bom-humor e o sotaque mineiro estão entre eles, assim como a orientação insistente de que as mulheres se atentem à vacinação dos filhos, desde os primeiros meses de vida.

O especialista é natural de Tombos, uma cidadezinha no interior de Minas Gerais. Aos dois meses de vida, quando morava no sítio da família, Gilberto foi diagnosticado com poliomielite, conhecida também como paralisia infantil. “Além da febre, do choro constante, meus pais perceberam que minha perna esquerda era flácida e daí o diagnóstico”, conta.

Naquela época, a vacinação era acessível a partir do terceiro mês de vida, hoje, com mais informações e estudos, a imunização deve acontecer antes, aos dois meses.

Em Tombos, Gilberto foi sendo tratado com massagens até que com quatro anos, a irmã do pai descobriu, no Rio de Janeiro, um hospital que fazia tratamentos e devolvia a mobilidade às crianças. “Nós fomos para lá em uma Kombi, uma caravana com 10, 15 pessoas”, lembra o médico.

No hospital carioca, o ginecologista passou duas temporadas. Uma aos cinco anos e outra aos 12, sempre sendo submetido a cirurgias e fisioterapias. “Eu me lembro que passei um tempo internado e naquela época os pais não acompanhavam os filhos no hospital. Eram 40 crianças, 20 meninos e 20 meninas sozinhos. Imagine! Era pega de maca, de cadeira de rodas”, conta aos risos.

Depois dessa última temporada, Gilberto teve alta e aos poucos, conseguiu ter de volta a mobilidade motora – hoje, ele utiliza uma bengala para auxiliá-lo no dia a dia.

Na adolescência, se mudou para Juiz de Fora sozinho. Lá, ele fez o ensino médio em um colégio particular, que preparava os alunos para o vestibular. Aos 20, Gilberto começou a faculdade de medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Gilberto na formatura da turma de medicina de 88 e, anos depois, como professor homenageado. (Foto: Arquivo pessoal)

Em Jundiaí, Gilberto chegou depois de alguns anos. Veio fazer residência na Faculdade de Medicina de Jundiaí, onde foi ficando e hoje, com mestrado, é professor da instituição. “Cheguei aqui com duas malinhas, com a cara e com a coragem”, relata o médico que também atua no Hospital Universitário e atende mulheres com gravidez de alto-risco pela Prefeitura.

Longe da família e com o dia a dia agitado, o mais velho de três irmãos vai a Minas Gerais uma vez por ano. A saudade é forte, mas a certeza da profissão o motiva. “Nem sempre a gente dorme tranquilo. São duas vidas nas minhas mãos: a da mãe e a de seu filho;  mas não há sentimento melhor do que ser reconhecido pelo nosso paciente”, fala, com o sotaque inconfundível.

Não é à toa que Gilberto é tão querido.

Em apoio à campanha Outubro Rosa. (Foto: Arquivo pessoal)

Jundiaí

UniAnchieta de Jundiaí promove ação gratuita de declaração de Imposto de Renda

A iniciativa dos docentes da universidade atenderá pessoas físicas no dia 11 de maio. Confira.

Publicado

em

Por

Leão imposto de renda
A UniAnchieta fica na Av. Dr. Adoniro Ladeira, 94, na Vila Nova Jundiainopolis (Foto: Canva)

Docentes de contabilidade da Universidade UniAnchienta, de Jundiaí, promove neste sábado (11) uma ação gratuita de Declaração de Imposto de Renda. A iniciativa deve auxiliar os interessados na entrega da documentação exigida para o processo da declaração do IRPF. A ação da UniAnchieta acontece neste sábado, das 08h às 12h, com entrega de senhas a partir das 10h30, por ordem…

Continuar lendo

Jundiaí

Bazar do Hospital São Vicente acontece nesta quarta-feira (8)

Os preços dos calçados, roupas, acessórios e outros itens vendidos no bazar variam de R$ 3 a R$ 50. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Toda a renda obtida com as vendas do Bazar do Voluntariado é revertida em melhorias para o Hospital" (Foto: HSV)

O Bazar do Voluntariado do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) do mês de maio acontece nesta quarta-feira (8), das 8h às 16h. No local há calçados, roupas, peças de decoração, acessórios, brinquedos, roupas de cama, tapetes e utensílios domésticos, todos em boas condições de uso. Localizado na rua Dr. Leonardo Cavalcanti, nº 350, no Centro, o Bazar do HSV…

Continuar lendo

Jundiaí

PEAMA de Jundiaí abre inscrições para 16 modalidades esportivas

10% das vagas do PEAMA serão destinadas aos usuários da Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência de Jundiaí. Veja como participar.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA) da Prefeitura de Jundiaí abriu inscrições para pessoas com deficiência que desejam praticar esportes. As inscrições para o sorteio de vagas vão até o dia 13 de maio, ao meio-dia. Para se inscrever, basta acessar o site da Prefeitura de Jundiaí e ir em "Serviços Mais Acessados". Lá, você encontrará o…

Continuar lendo

Jundiaí

Confira a previsão do tempo para essa semana em Jundiaí

A cidade deve ter máxima de 32°C e dias de sol. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto aérea de Jundiaí
Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí

Essa semana em Jundiaí deve continuar com dias quentes e sem chuva, mas fará menos calor que a semana anterior. De acordo com o Climatempo, a cidade terá mínima de 17°C e máxima de 32°C. Confira a previsão do tempo para essa semana em Jundiaí: Segunda-feira (6) - Sol o dia todo, sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto,…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí e Azul Conecta arrecadam 6 toneladas de doações para o RS

Ação solidária mobiliza comunidade e parceiros, destacando a força da união em momentos de crise.

Publicado

em

Por

ajuda para RS
Voluntários e líderes locais trabalham juntos em Jundiaí, preparando as doações para envio ao Rio Grande do Sul. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Um avião repleto de amor e doações para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul (RS) partirá de Jundiaí nesta segunda-feira (6) com destino a Porto Alegre (RS). Graças a uma parceria entre a Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) e da Rede de Cooperação, com a Azul Conecta, cerca de 6 mil toneladas de…

Continuar lendo
Publicidade