Educadoras de Jundiaí avançam em prêmio sobre boas práticas durante a pandemia
Conecte-se conosco

Jundiaí

Educadoras de Jundiaí avançam em prêmio sobre boas práticas durante a pandemia

A iniciativa é promovida pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, instituição renomada com foco no desenvolvimento infantil.

Publicado

em

Projetos de educadoras de Jundiaí avançam em prêmio sobre boas práticas durante a pandemia
Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí

Os projetos inscritos pelas educadoras Márcia Mendonça de Souza e Daniela Schincariol Ywami, das Emebs Paulo Gonçalves de Mello (jardim do Lago) e Professora Haydée Mojola (vila Hortolândia), avançaram para a segunda fase do prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores durante a Pandemia.

A iniciativa é promovida pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, instituição renomada com foco no desenvolvimento infantil, e teve como preocupação valorizar os educadores e instituições de ensino que garantiram a continuação do ensino apesar dos desafios e limitações apresentados pela pandemia.

Para a seleção das primeiras 600 propostas inscritas, o prêmio avaliou a garantia de direitos das crianças, a garantia da aprendizagem e adaptabilidade e a criação de apoio e vínculos entre os professores, educadores e familiares. Outros princípios e valores foram levados em conta na seleção, como a ação conjunta entre a escola e a comunidade, a escuta ativa com as crianças e a articulação intersetorial dos agentes.

Para a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques, a indicação resulta do comprometimento dos educadores da rede. “O avanço dos projetos no prêmio Educação infantil revela o compromisso dos nossos educadores com a rede municipal de ensino e com a educação pública de qualidade. São projetos que consideram a infância potente e a criança enquanto cidadã, pensando em todos os nossos alunos, mas com atenção especial às que mais precisam, às mais vulneráveis”.

Para a professora Márcia, da Emeb Paulo Gonçalves, o foco do trabalho foi a criação de vínculos com as famílias. “Eu compreendi que para chegar de modo remoto às crianças era muito importante criar vínculos com as famílias. E elas, por sua vez, entenderam que eu seria uma mediadora de propostas que auxiliariam no desenvolvimento de seus filhos. Assim, a estratégia foi sugerir aos pais atividades da rotina, como a arrumação da mesa para o jantar e o preparo de uma sopa, por exemplo, além de músicas e contações de histórias, como propostas possíveis de realização. Muitos pais relataram a expectativa dos filhos, que aguardavam sentadinhos no cadeirão pelas atividades quando ia chegando a hora”, comemora. A unidade escolar tem 120 alunos do Berçário (de quatro meses a três anos).

O projeto desenvolvido pela educadora Márcia teve como foco o vínculo com as famílias e as crianças

O projeto desenvolvido pela educadora Márcia teve como foco o vínculo com as famílias e as crianças – Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí

Já a professora Daniela Schincariol, da Emeb Haydée, desenvolveu trabalho voltado à brincadeira entre seus alunos de cinco anos. “Tivemos a preocupação em desenvolver atividades que garantissem às crianças, ainda que isoladas em suas casas, o direito à brincadeira. Brincar é a principal linguagem desta faixa etária e um dos seis direitos de aprendizagem na Educação infantil. Assim, adaptamos as propostas ao novo formato, com a preocupação em relação à manutenção de vínculos entre os alunos e os educadores da escola. Trocamos fotos, cartas, vídeos e receitas, fizemos jogos e desenvolvemos arte e musicalização, em atividades sequenciais, em que os alunos realizavam e dávamos as respostas na sequência”. A Emeb atende cerca de 200 alunos de quatro e cinco anos (Educação Infantil 2).

Há ainda duas etapas de avaliação e seleção final até o resultado das cinco práticas vencedoras, divulgado na segunda quinzena de março. Os educadores premiados irão receber um curso de aprofundamento curricular e mil reais para investir na prática inscrita.

O Prêmio tem como apoiadores a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Fundação Itaú Cultural, e como parceiros técnicos a consultoria ponteAponte e o Instituto Singularidades.

Jundiaí

Jundiaí: Calorão dá trégua e semana terá mínima de 14°C e possibilidade de chuva

Os dias ainda serão quentes, mas a previsão do tempo mostra clima mais ameno. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Centro de Jundiaí
Confira a previsão do tempo para Jundiaí nesta semana (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Depois de dias muito quentes, Jundiaí deve ter uma semana com clima mais ameno e até possibilidade de chuva. De acordo com a previsão do tempo do Climatempo, a cidade terá mínima de 14°C e queda brusca de temperatura na sexta-feira (17). Confira. Segunda-feira (13) - Sol com algumas nuvens, mas não chove. Mínima de 17°C, máxima de 32°C. Terça-feira…

Continuar lendo

Jundiaí

CPFL registra mais de 70 colisões contra postes na região de Jundiaí em 2024

Os dados são do primeiro trimestre do ano. Número de ocorrências caiu 30,7% em relação ao ano passado. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Além dos perigos para os motoristas e pedestres, as colisões contra postes podem causar interrupções de energia (Foto: Reprodução/Wânyffer Monteiro/TV TEM)

A CPFL Piratininga pega carona no movimento Maio Amarelo para alertar a população sobre riscos e potenciais transtornos causados por colisões de veículos contra postes. Na região de Jundiaí, a concessionária registrou 72 ocorrências entre janeiro e março de 2024. No mesmo período de 2023, a empresa computou 104 colisões, o que representa queda de 30,7%. A cidade de Jundiaí lidera…

Continuar lendo

Jundiaí

Festa Julina de Jundiaí confirma Ana Castela, Jorge e Mateus, e Turma do Pagode

Evento acontece do dia 19 a 28 de julho no Parque da Uva e ainda há mais três atrações a serem anunciadas

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Festa Julina Jundiaí

Ana Castela, Jorge e Mateus, e Turma do Pagode estão na grade de shows da Festa Julina de Jundiaí 2024, um dos maiores eventos da região, que acontece no mês de julho, no Parque da Uva. Para abrir as festividades, no dia 19, quem sobe ao palco é a boiadeira mais querida do Brasil, Ana Castela. Conhecida por suas músicas que falam de força e independência, como “Dona de…

Continuar lendo

Jundiaí

APAE de Jundiaí homenageia mães atípicas com relatos emocionantes

Descubra o poder da maternidade através das experiências de mães atípicas na APAE de Jundiaí.

Publicado

em

Por

Mães atípicas compartilham suas jornadas de amor e desafios na APAE de Jundiaí. (Foto: Divulgação/APAE Jundiaí)

No mês de maio, a APAE de Jundiaí organiza uma celebração especial em homenagem às mães atípicas, aquelas cujas vidas são moldadas por desafios únicos e um amor incondicional. Através de uma série de relatos compartilhados em seu perfil no Instagram, a instituição destaca a força e a coragem dessas mães, que encaram a maternidade de forma excepcional e inspiradora.…

Continuar lendo

Jundiaí

Após a FENS, empreendedores comemoram “vida nova” nos negócios em Jundiaí

Explore como a FENS impulsiona o crescimento e a inovação entre empreendedores locais.

Publicado

em

A FENS tem sido uma verdadeira escola para os empreendedores locais (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A FENS (Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços de Jundiaí) se consolidou como uma verdadeira escola para os empreendedores locais, impulsionando o crescimento e a profissionalização de seus negócios. A quinta edição da feira, realizada em abril deste ano, evidenciou a evolução dos participantes, com 80,8% dos expositores relatando experiência prévia em eventos desse porte, um aumento significativo em relação…

Continuar lendo
Publicidade