Em 1979, Jundiaí doou terreno para construção de depósito da Cinemateca Brasileira
Connect with us

Jundiaí

Em 1979, Jundiaí doou terreno para construção de depósito da Cinemateca Brasileira

Área de 11 mil metros na Vila Alvorada abrigaria laboratório e depósito para filmes. Incêndio destruiu 4 toneladas de documentos

Published

on

Atualizado há

Incêndio Cinemateca
Fogo consumiu arquivos e documentos que estavam em três salas: história virou cinzas (Foto: Carla Carniel/Agência Brasil)

O laboratório e o depósito para filmes da Cinemateca Brasileira deveriam estar funcionando em Jundiaí, para evitar o risco de incêndio. Em 1979, uma lei assinada pelo então prefeito Pedro Fávaro cedeu uma área na Vila Alvorada para que a fundação responsável pudesse finalmente ter um local seguro destinado ao acervo do cinema nacional. Na época, já se falava no risco de incêndio – registrado na noite de ontem (29) e que atingiu três salas com documentos e grande parte do acervo histórico.

A Lei 2337, de 15 de março de 1979, diz que o município concedeu à Fundação Cinemateca Brasileira o uso do terreno público de 11 mil m², pelo prazo de 25 anos – prorrogáveis por mais 25 anos. A partir da data da assinatura do contrato de concessão com a Prefeitura de Jundiaí, a fundação teria dois anos para construir os espaços que abrigariam o laboratório e o depósito destinado aos filmes.

Texto da lei aprovada em Jundiaí que cedia o terreno à Cinemateca (Foto: Reprodução/Câmara Municipal)

Uma das condições impostas para a cessão do terreno era de que os responsáveis da Cinemateca liberassem o acesso à população em determinado espaço da construção, que deveria ter paisagismo para servir como área de lazer.

Risco de incêndio

O medo de perder o acervo histórico por risco de incêndio já vinha daquela época. Na dissertação “Instituições de Memória no Brasil”, assinada por Marina Figueiredo Simões de Oliveira e apresentada à Fundação Getúlio Vargas para obtenção do título de Mestre em Administração de Empresas, há o relato da possível ida da Cinemateca para Jundiaí.

Parte da dissertação de Marina, que retrata a reportagem sobre Jundiaí (Foto: Reprodução/Internet)

“Esta reportagem menciona que existe a possibilidade da Cinemateca transferir seu
acervo para Jundiaí, saindo dos galpões no Parque do Ibirapuera. O alerta para as péssimas
condições é reiterado”, escreveu Marina. A publicação da matéria jornalística é datada de 21 de junho de 1977, que teve como título “Cinemateca quer ir para Jundiaí”. Não há na dissertação, porém, em qual veículo de comunicação a reportagem foi publicada.

É citada, também, uma frase nesta reportagem que seria de Carlos Augusto Calil, ex-secretário de Cultura de São Paulo, à época diretor da Cinemateca Brasileira, para justificar a mudança até Jundiaí. “Oferecem um constante perigo de incêndio, já que metade das 16 mil latas de filmes guardadas em quatro cubículos e empilhadas em diversas estantes, são à base de nitrato de celulose altamente inflamável e representam a documentação mais preciosa do cinema nacional”.

Carlos Augusto Calil, ex-diretor da Fundação Cinemateca Brasileira (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Escandaloso

Calil, hoje presidente da Sociedade Amigos da Cinemateca, disse ao jornal O Estado de SP que este foi o quinto incêndio sofrido (o primeiro foi em 1957) e que estima terem sido consumidos pelo fogo pelo menos 4 toneladas de documentos. “Perdemos 60 anos de história”, lamentou. “Isso não foi uma fatalidade. O abandono das instituições públicas brasileiras de memória é um assunto escandaloso”.

Não há relatos da época, no entanto, do motivo pelo qual a Fundação Cinemateca Brasileira nunca tenha se apropriado do terreno público em Jundiaí. Problemas financeiros para que a construção pudesse ser realizada são a principal hipótese levantada.

Jundiaí

Evento em Jundiaí promove estratégias para o crescimento empresarial

Encontro destacou ferramentas e orientações para alavancar negócios, com foco especial no modelo de franquias.

Published

on

Evento da Jundiaí Empreendedora.
O encontro gratuito foi uma oportunidade para aqueles que buscam diversificar e expandir suas atividades (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Espaço Jundiaí Empreendedora abriu as portas para um evento que reuniu empreendedores de várias áreas que estão em busca de novas oportunidades de crescimento e expansão, o ‘Vitrine de Oportunidades: Da Ideia à Loja!’.  A ação apresentou ferramentas valiosas e orientações essenciais para quem deseja alavancar ou expandir seu negócio, especialmente no modelo de franquias - um dos temas…

Continue Reading

Jundiaí

Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado com avanços em Jundiaí

Oito anos de políticas que impulsionam o desenvolvimento da cidade.

Published

on

Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos é uma das ações apresentadas no Dia Internacional dos Direitos Humanos pela cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)
Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos é uma das ações apresentadas no Dia Internacional dos Direitos Humanos pela cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (10), o mundo celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948. A data busca destacar a importância da valorização e promoção do tema. Em Jundiaí, a Assessoria de Políticas de Direitos Humanos, vinculada à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), tem desempenhado um papel crucial nesse contexto, com iniciativas…

Continue Reading

Jundiaí

Equipes de Jundiaí vencem etapa regional do ‘Torneio Sesi de Robótica’

Ao todo, oito equipes avançaram para a fase nacional do Torneio Sesi de Robótica, mas Jundiaí foi a única cidade a classificar duas equipes diretamente.

Published

on

Equipes do Torneio Sesi de Robótica
Foto: Natally Machado Alves/Sesi-SP

As equipes de Jundiaí tiveram um desempenho de destaque na etapa regional do Torneio Sesi de Robótica da FIRST Lego League (FLL), realizada entre os dias 2 e 6 de dezembro no Hotel Sesi Epitácio. A equipe SESI Heroes conquistou o Champion’s Award, o principal prêmio do evento, enquanto a equipe BB-8 garantiu o segundo lugar na mesma categoria, solidificando…

Continue Reading
Skip to content