Neste ano de 2020, 12 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) passaram por diferentes reformas e ampliações. As obras visam propiciar mais conforto e bem-estar dos alunos, funcionários e à comunidade escolar. O investimento total realizado em todas as unidades é de R$ 14 milhões. Estas escolas ficam em diferentes regiões do município.
De acordo com a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques, todas as melhorias fazem parte do Projeto Escola Inovadora. “Este conceito tem como eixos a ambientação das escolas, a formação dos educadores e a boa qualidade do ensino”, destacou Vasti.
Obras
Com quase 4.500 m² em construção, a EMEB Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Hortolândia, encontra-se com mais de 75% pronta. Agora na fase de finalização de alvenaria, tanto na cobertura quanto na abertura no terceiro pavimento, revestimento de gesso em paredes internas e outros ajustes.
Em ritmo acelerado, também foram instalados elementos translúcidos (que permitem a passagem da luz) da quadra coberta interna do prédio. Enquanto que na área externa, há a execução da fundação do reservatório elevado de concreto armado, muros de divisa e arrimo, drenagem e tubulação de água. Ainda faltam a pintura e a terraplanagem da praça lateral (a ser revitalizada).
Na Vila Esperança, a reforma da EMEB Amélia Lima Lopes, que tem crianças de 4 e 5 anos matriculadas, está avançada. Até então, recebe revisão do telhado, troca de portas, substituição de lavatórios e outros ajustes elétricos. Mais de 70% das manutenções já foram finalizadas.
Além disso, no Medeiros, houve reforma e ampliação na escola Aparecida Merino Elias, com seis salas de aula, dois sanitários, parque infantil de 300 m² e a readequação da copa. Há ainda o assentamento do piso cerâmico externo, rodapé e instalação dos vasos sanitários, quadro elétrico e das luminárias.
De acordo com a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), a EMEB dos Sonhos Professor Anézio de Oliveira, que atende 447 crianças entre 4 e 10 anos, já tem a cobertura da quadra poliesportiva de 889 m² e a obra segue em fase final de execução, com 95% dos trabalhos concluídos. Houve ainda melhorias no alambrado externo e vestiário.
Localizada no bairro da Roseira, a escola Oscar Augusto Guelli também recebeu a nova cobertura na quadra poliesportiva e aguarda pequenos reparos para ter sua reforma finalizada. Na EMEB Rotary Club, a estrutura da quadra está completamente montada, pronta para a colocação do telhado.
Santa Gertrudes
A revitalização da EMEB Wilma Nalin Fávaro, no Santa Gertrudes, encontra-se em fase final. Serviços como demolição e reconstrução do piso do solarium já foram finalizados, assim como a revisão no telhado, calhas e rufos, impermeabilização, novo revestimento cerâmico nas paredes do corredor e nos pisos das salas de aulas, além de outros ajustes pontuais.
No mesmo bairro, a Emeb Mercedes Basile Bonito conta com 80% das obras concluídas e está na fase de instalação de torneiras dos bebedouros, execução de drenagem pluvial e pintura.
Já a melhoria da escola Reynaldo Montalvão Basile contou com a reforma dos sanitários, portões metálicos, substituição das portas de madeiras, construção de depósito, revitalização do playground, sistema de drenagem e pintura geral da unidade.
No Jardim Bonfiglioli, a revitalização da Emeb Brigida Gatto Rodrigues incluiu revisões no espaço total da escola, remoções e novo revestimento em paredes. Além disso, houve a substituição dos lavatórios de alvenaria por inox e reforma dos sanitários e vestiários.
Devido à pandemia do Coronavírus, as obras em andamento nas 12 escolas de Jundiaí devem se encerrar no primeiro trimestre de 2021.