Em 2021, o Hospital Universitário de Jundiaí acumulou conquistas e melhora no atendimento
Conecte-se conosco

Jundiaí

Em 2021, o Hospital Universitário de Jundiaí acumulou conquistas e melhora no atendimento

Mensalmente, o HU realiza 300 partos, 200 cirurgias, mais de 6,3 mil atendimentos no Pronto-Socorro.

Publicado

em

Atualizado há

Hospital Universitário terá capacitação de emergências obstétricas
O Hospital Universitário assiste mulheres e crianças integralmente e de forma gratuita (Foto: Hospital Universitário)

A Prefeitura de Jundiaí têm divulgado neste final de ano uma retrospectiva com os maiores feitos da cidade, e no balanço geral, o Hospital Universitário acumula conquistas. A unidade hospitalar é especialista em atendimento de alta complexidade materno e infantil de forma gratuita.

Para isso, o HU conta com uma estrutura física de 8.487m² e uma equipe de cerca de 900 profissionais, entre colaboradores e médicos. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, o Hospital Universitário registrou, mensalmente: 300 partos, 200 cirurgias, mais de 2,7 mil atendimentos no Pronto-Socorro de Ginecologia e Obstetrícia e aproximadamente 3,6 mil atendimentos no Pronto-Socorro Infantil.

Qualificações e conquistas

Entre avanços em qualificação e investimentos em estrutura, o hospital foi um dos participantes de um projeto nacional para redução de intercorrências e melhora da segurança dos pacientes. Além disso, alcançou a segunda etapa da verba da Rede Cegonha e, assim, recebeu novos equipamentos para o parque tecnológico da UTI Neonatal, em janeiro.

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que preconiza a organização de uma rede de cuidados materno-infantil. A Rede assegura à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, do parto e ao puerpério, bem como a criança o direito ao nascimento seguro.

Em março, o HU conquistou a acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível 2. “Trata-se de um reconhecimento nacional para a rede de saúde de Jundiaí. O mérito é dos profissionais do hospital que se dedicam diariamente para oferecer a melhor assistência desde as primeiras horas de vida”, avalia a instituição médica. O HU também coleciona selos de Hospital Amigo da Criança e de Amigo do Meio Ambiente.

Em agosto, o Hospital Universitário de Jundiaí foi escolhido para fazer parte o projeto “Saúde em Nossas Mãos – Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, através do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI-SUS.

O projeto do Ministério da Saúde tem como objetivo reduzir as infecções hospitalares a nível nacional e promove o suporte para que os hospitais selecionados possam implementar ou aprimorar o desempenho na segurança do paciente. A iniciativa selecionou 204 instituições e o HU está entre eles.

Investimento em estrutura

O anfiteatro também recebeu atenção e foi remodelado e reinaugurado em julho. Na época, o Hospital substituiu o piso, o palco, as poltronas e transformaram o espaço em um ambiente mais moderno e com acessibilidade. Neste espaço, além de palestras, reuniões e cursos, são realizadas aulas com os alunos da Faculdade de Medicina de Jundiaí.

O HU encerra 2021 com mais uma obra em andamento: a reforma total da cozinha e refeitório. Assim, o espaço será ampliado e totalmente modernizado com equipamentos e mobiliários novos.

Jundiaí

Saiba como ajudar: entidades de Jundiaí recebem doações para famílias no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Por

ajuda para RS
Foto: Prefeitura de Jundiaí

No cenário atual, em que o Rio Grande do Sul enfrenta as devastadoras consequências de alagamentos, entidades e grupos de Jundiaí têm se empenhado em arrecadar doações para auxiliar as vítimas dessa tragédia. As instituições, públicas e privadas, estão recebendo doações de alimentos, água potável, roupas, itens de higiene pessoal, ração para cães e gatos, além de contribuições em dinheiro.…

Continuar lendo

Jundiaí

Bispo da Diocese de Jundiaí recebe equipe da Assistência Social para alinhamento de trabalhos

Dom Arnaldo e o Vigário-Geral, Padre Carlos Virillo, receberam a gestora da UGADS, Maria Brant, e a analista do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças, Raquel Bellodi

Publicado

em

Por

Bispo Diocesano recebe equipe da Assistência Social para alinhamento dos trabalhos. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta terça-feira (7), o Bispo da Diocese de Jundiaí, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto e o Vigário-Geral da Diocese, Padre Carlos Virillo, receberam a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant, e a analista do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças, Raquel Bellodi, para apresentação dos projetos e ações que envolvem a Diocese e a…

Continuar lendo

Jundiaí

6ª Conferência Municipal da Cidade de Jundiaí está em fase preparatória da Comissão Organizadora

Com o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, evento acontece em junho

Publicado

em

Por

Tema será “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Marcada para o dia 22 de junho de 2024, sábado, no Espaço Expressa, a 6ª Conferência Municipal da Cidade está na fase de convite aos setores públicos e sociedade civil organizada para composição da Comissão Organizadora, buscando a representatividade preconizada na Portaria MCID n° 175/2024. A sociedade civil está sendo convidada pelo Conselho Municipal de Política Territorial (CMPT), desde segunda-feira (6), e por meio de entidades representativas.…

Continuar lendo

Jundiaí

Jumpbarbecue solidário: casa faz campanha de arrecadação de alimentos para as vítimas do RS

Campanha acontece entre os dias 9 e 12 de maio; com a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, o cliente ganha uma cerveja long neck

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Entre os dias 9 e 12 de maio, o Jumpbarbecue promove uma campanha solidária com o objetivo de arrecadar alimentos para auxiliar as vítimas dos temporais que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. Durante os quatro dias de campanha, os participantes terão a oportunidade de contribuir com a causa doando 2 kg de alimentos não perecíveis. Em troca…

Continuar lendo

Jundiaí

Contribuintes de Jundiaí podem doar parte do Imposto de Renda a Conselhos Municipais

Pessoas Físicas podem doar até 3% do valor do imposto para cada fundo, já para as Pessoas Jurídicas (PJ) o limite é de 1%

Publicado

em

Por

Destinação de parte do Imposto de Renda visa melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os jundiaienses que desejam ajudar no desenvolvimento do trabalho dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), podem destinar parte do Imposto de Renda (IR) aos Fundos Municipais dessas instituições. Pessoas Físicas podem doar até 3% do valor do imposto para cada fundo, já para as Pessoas Jurídicas (PJ) o…

Continuar lendo
Publicidade