Fluxo nos Pronto Atendimentos de Jundiaí devem ser exclusivos para pacientes em atendimento
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Fluxo nos Pronto Atendimentos de Jundiaí devem ser exclusivos para pacientes em atendimento

A decisão de não permitir acompanhamento se deve ao surto de gripe e continuidade da pandemia, para evitar aglomerações nos postos de atendimento.

Publicado

em

Atualizado há

Pronto Atendimento 24h de Jundiaí
Confira as exceções e medidas de prevenção para ir até as unidades de atendimento (Foto: Hospital São Vicente)

As equipes dos Prontos Atendimentos de Jundiaí decidiram orientar a população para que o fluxo nas unidades seja exclusivo de pacientes em atendimento. A decisão se deve à pandemia da Covid-19 junto do recente surto de gripe H3N2 em algumas regiões do país.

A medida serve para as unidades de Pronto Atendimento do Hortolândia (exclusivo para síndromes gripais), Retiro, Central e Ponte São João. Assim, os jundiaienses que precisam de atendimento devem evitar o acompanhamento desnecessário e eventuais aglomerações.

Ainda assim, segue permitido o acompanhamento em consultas de pacientes menores de 18 anos, maiores de 65 anos e com deficiência e/ou necessidades especiais.

“Temos percebido que alguns pacientes têm se dirigido a essas unidades com dois, três ou mais acompanhantes, o que acaba por expor essas pessoas a riscos desnecessários, lembrando que ainda não superamos as síndromes gripais”, destaca Maria Claudia Piccolo Barbosa, coordenadora dos PAs.

As unidades de Pronto Atendimento seguem adotando os protocolos de segurança, como disponibilização de álcool gel, uso obrigatório de máscara de proteção e distanciamento.

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dengue: pacientes precisam evitar a circulação para conter a transmissão

Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí orienta sobre a necessidade de pacientes diagnosticados com dengue evitarem a circulação, respeitando o período atestado pelo médico. Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus. O Munícipio acumula 6.695 casos da doença, conforme Boletim de Arboviroses de quarta-feira (17). A dengue é uma doença infecciosa aguda, transmitida…

Continuar lendo

Saúde Pública

Saúde de Jundiaí inicia campanha de busca ativa de novos casos de tuberculose

A ação visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Confira os principais sintomas suspeitos e saiba mais.

Publicado

em

Por

Neste ano, até o momento, a cidade registra 36 casos da doença, sem óbitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí iniciou a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de tuberculose. A primeira fase vai até o dia 30 deste mês. A ação, desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde, visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e…

Continuar lendo