Em 2022, a Operação Noites Frias acolheu mais de 1,6 mil pessoas em Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Em 2022, a Operação Noites Frias acolheu mais de 1,6 mil pessoas em Jundiaí

Nesta semana, a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social apresentou o balanço do projeto deste ano.

Publicado

em

Atualizado há

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) apresentou, nesta semana, o balanço deste ano da Operação Noites Frias, formato de intensificação de equipes nas ruas para abordagem e oferta de acolhimento em abrigos para a população em situação de rua durante as noites e madrugadas cujas previsões indicam temperaturas iguais ou inferiores a 13° C.

A apresentação foi realizada no auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot para as equipes que compõem a rede socioassistencial de atendimento à população em situação de rua (Rede Pop Rua), como o Centro Pop, as Organizações da Sociedade Civil (OSC) parceiras da Prefeitura para execução dos serviços, outras Unidades de Gestão da Prefeitura, forças de Segurança – como a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) e Polícia Militar – e entidades do segmento convidadas.

Este ano a Operação foi realizada em 97 noites, de modo descontínuo, entre 15 de abril e 07 de novembro. Nesse período, mais de 1,6 mil pessoas diferentes foram acolhidas, totalizando-se 4,6 mil acolhimentos (pernoites). Esses e outros dados são indicadores importantes para o planejamento de políticas públicas para o segmento e para a realização da Operação nos próximos anos.

A partir de declarações espontâneas dos abordados, constaram-se dados como: 44% estavam no Município há menos de um mês, e outros 9% de um a três meses, totalizando mais da metade do total. Mais de 72% dos acolhidos disseram ter escolhido vir a Jundiaí por causa da Operação ou por saberem da oferta de acolhimento e 18% pela busca de emprego e moradia.

Já sobre os principais motivos para permanência em situação de rua, os mais indicados foram, em ordem decrescente, desemprego (30%), drogadição (26%), desavença familiar (25%) e alcoolismo (15%).

“São poucos os Municípios do País que contam com uma rede com este tamanho e comprometimento para o atendimento à população em situação de rua. Por isso o intuito desta apresentação é celebrar o trabalho desenvolvido e dar as condições e respaldos institucionais importantes para que as equipes possam desempenhar seu trabalho nas ruas, já que estamos falando de pessoas que cuidam de pessoas”, comentou a gestora da UGADS, Maria Brant, em agradecimento aos presentes.

A apresentação dos dados ficou a cargo do gerente do Centro Pop, João Guilherme Santos. “A Operação chega ao seu quarto ano de realização, com a felicidade de não apresentarmos óbitos em decorrência do frio. Este ano pudemos contar ainda com importantes novidades, como o fato de o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) ter passado a funcionar 24 horas e a entrega também de águas aos abordados, que reportavam dificuldade de acesso a água potável à noite”, comentou.

Outro destaque foi o investimento em recâmbio responsável do abordado à origem sempre que identificado familiar ou responsável que se responsabilize pelo acolhimento. “Durante a Operação, todos os anos, efetivamos em média 1200 recâmbios. Mais próximo de sua família e de sua rede de apoio é mais fácil o processo de saída das ruas”, comentou João Guilherme.

Também foi apresentado à Rede a um documentário em vídeo e fotos produzido e editado pelos servidores do Centro Pop Lino Brito e Renato Zanotte durante as noites de Operação deste ano. O material audiovisual integra um trabalho desenvolvido pela equipe que trará ainda outras propostas, como exibições e mostra fotográfica.

Jundiaí

Jundiaí, Cidade Inteligente, inicia implantação de novo sistema de otimização de projetos

Publicado

em

Por

Building Information Modeling (BIM) está em fase de implantação e otimizará os processos da gestão (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí abraça a era da construção inteligente com a implantação do BIM A cidade de Jundiaí, em São Paulo, se destaca como pioneira na região ao implementar o Building Information Modeling (BIM), também conhecido como Modelagem da Informação da Construção. Essa tecnologia inovadora representa um marco na gestão de projetos, otimizando recursos e garantindo mais assertividade e economia nas obras.…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí brilha como hub logístico com crescimento do transporte ferroviário

Publicado

em

Por

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Em 2023, a movimentação em importações e exportações na cidade somou R$ 21 bilhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Crescimento do transporte sobre trilhos Jundiaí, conhecida pelas suas rodovias, destaca-se também pela sua eficiente logística ferroviária. Os trens têm sido um pilar fundamental para o município desde a movimentação de café em meados de 1860, até os atuais TEUs – contêineres de 20 pés. Desde a inauguração do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) em 2018, houve um crescimento significativo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí pode ter máxima de 32°C neste final de semana

De acordo com a A MetSul, o calor projetado para o fim de abril será histórico e muito fora do normal. O instituto classificou a previsão como uma “bizarrice climática”.

Publicado

em

Por

Confira a previsão do tempo para este final de semana em Jundiaí (Foto: Canva)

Preparados para o calorão? O mês de abril terminará com uma onda de calor que deve deixar Jundiaí com temperatura máxima de 32°C. De acordo com a A MetSul, o calor projetado para os próximos dias será histórico e muito fora do normal para esta época do ano.O instituto de meteorologia classificou ainda a previsão como uma "bizarrice climática". O…

Continuar lendo

Jundiaí

DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves

Publicado

em

Por

DEBEA Jundiaí
DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promove neste sábado (27) mais uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada na Unidade da Kuka Freska, localizada na Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1350 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí/SP, das 9h às 13h. O DEBEA e…

Continuar lendo

Jundiaí

Fios Encantados: Instituição de Jundiaí completa 6 anos levando amor e conforto para pacientes oncológicos

“Quero continuar percorrendo todo o Brasil, auxiliando os mais necessitados, levar uma palavra amiga que possa dar o conforto, a esperança”, diz Mara Gisele, presidente da entidade.

Publicado

em

Por

As voluntárias do Fios Encantados confeccionam toucas e perucas, almofadas de coração e mais para crianças e adultos que lutam contra o câncer (Foto: Arquivo Pessoal)

Levando amor e conforto para centenas de paciente oncológicos, a Instituição Fios Encantados de Jundiaí está completando 6 anos. O grupo confecciona toucas e perucas lúdicas infantis, além de almofadas para pacientes - crianças e adultos - que lutam contra o câncer. Durante esses anos de atividades, a Fios Encantados percorreu todo o país levando suas produções, mas também palavras…

Continuar lendo