Em Jundiaí, Cidade das Crianças, descarte correto do lixo entra em pauta desde cedo
Conecte-se conosco

Jundiaí

Em Jundiaí, Cidade das Crianças, descarte correto do lixo entra em pauta desde cedo

No programa “Geresol de Portas Abertas”, centenas de crianças visitam o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos todos os anos

Publicado

em

Atualizado há

Crianças visitaram todas as estações do Geresol e entenderam o funcionamento de cada uma delas. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A reciclagem e o descarte correto dos materiais é um assunto sério em Jundiaí, a Cidade das Crianças. Graças ao programa “Geresol de Portas Abertas”, promovido pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), centenas de crianças visitam o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) todos os anos, aprendem sobre o tema e se qualificam para ser os “Guardiões da Natureza”. Na semana passada, alunos matriculados no 1º ano da EMEB Pedro de Oliveira visitaram o espaço.

Fabrício Augusto Franco, de seis anos, era um dos mais empolgados com a visita. Com olhares atentos em cada etapa e tirando dúvidas a todo momento, o garoto não escondia a ansiedade de explicar aos seus familiares o que aprendeu. “Agora eu sei onde temos que jogar as garrafas de plástico e de vidro e também vi para onde vai todo o lixo que separamos”, contou Fabrício.

Durante a visita, os visitantes conheceram todas as estações do Geresol, começando pela Estação do Conhecimento, passando pela balança que registra o peso de todos os materiais gerenciados Estação de Transbordo de Orgânicos, Armazém da Natureza, Tratamento de Podas e Resíduos Verdes, e Usina de Beneficiamento de Resíduos de Construção Civil. Além disso, realizarem atividades práticas e lúdicas que ensinam e fomentam o descarte correto dos materiais.

Atividade prática consolida o conteúdo apresentado em sala de aula. Foto: Prefeitura de Jundiaí

“O programa visa promover a interação das crianças com o ambiente, além de apresentar os processos e os detalhes de um tema tão importante quanto o descarte correto dos materiais. Dessa forma, conseguimos conscientizar e sensibilizar os pequenos, que levam as informações aos seus familiares e formam uma grande corrente de conhecimento”, avalia a coordenadora do projeto, Luciene Cristina Ramazotti.

“A visita ao Geresol consolida todas as atividades teóricas de educação ambiental que estão presentes no currículo das nossas crianças. Todos estão muito felizes e voltam da visita com mais vontade de cuidar do planeta e espalhar os aprendizados adquiridos”, explica a coordenadora da escola, Juliana Siqueira.

As visitas ou solicitações de palestras explicativas no Geresol podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected].

Jundiaí

Intervenção Preventiva da APAE Jundiaí é investimento na saúde e desenvolvimento de bebês

O PIP não significa que o bebê terá alguma deficiência, mas sim que está recebendo o cuidado necessário para um desenvolvimento saudável.

Publicado

em

Foto: APAE de Jundiaí

O Programa de Intervenção Preventiva (PIP) da APAE de Jundiaí se destaca como uma iniciativa fundamental para o desenvolvimento saudável de bebês entre zero e dois anos. Com acompanhamento especializado em psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia, o PIP oferece às crianças de alto risco ferramentas para alcançar seu pleno potencial. Destinado a bebês que apresentam fatores de risco para o desenvolvimento,…

Continuar lendo

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo
Publicidade