Encontro de Cidades das Crianças tratará da importância do acesso à Cultura
Conecte-se conosco

Jundiaí

Encontro de Cidades das Crianças tratará da importância do acesso à Cultura

O 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias será realizado pela Prefeitura entre os dias 18 e 24 de março.

Publicado

em

Atualizado há

Crianças no Teatro Polytheama
Identidade visual da campanha está presente em diversos equipamentos públicos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Um dos eixos do programa Cidade das Crianças, o Direito à Cultura estará presente no 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias. A pauta compõem o tema do Fórum das Infâncias 3, que acontecerá na quarta-feira (22), no Teatro Polytheama.

Na ocasião do Fórum, sob a mediação de Ana Paula Dugaich Marques, da Allma Hub, os convidados serão Alemberg Quindins, responsável da Fundação Casa Grande (Ceará); e a prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas. Ambos apresentarão, respectivamente, o conceito da fundação localizada no Cariri cearense e que há mais de duas décadas dá protagonismo a crianças e o projeto Pelotas pela Paz, desenvolvido na cidade gaúcha sobre Cultura da Paz.

“Sob a ótica do tratamento intersetorial que damos às políticas públicas na Prefeitura, a Cultura é um dos pontos focais do programa Cidade das Crianças, por conta do nosso entendimento de que ela é transformadora. E esse é um aspecto fundamental, pois a Cultura se soma às outras políticas para a construção de uma cidade boa para as crianças e, portanto, boa para todos, por meio de modificações nas dinâmicas de vidas das pessoas e da eliminação de ciclos de pobreza e vulnerabilidade”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, comenta como a pasta tem auxiliado na mudança de comportamento. “Durante o Encontro, o pedagogo italiano Francesco Tonucci, idealizador da Rede de Cidades das Crianças, fará em Jundiaí a sua primeira visita oficial ao Brasil. E um dos temas recorrentes em sua fala é a importância de que as cidades sejam devolvidas às crianças, para que elas possam ter autonomia e segurança nelas. Em Jundiaí, essa mudança de comportamento tem sido feita por meio das ambiências de diversos equipamentos culturais e públicos em geral, além de vias públicas, onde pinturas de solo, urbanismo tático (intervenções temporárias) e outras intervenções auxiliam nessa demarcação de que as crianças e pedestres são prioridades”.

Pé de Infância

Um desses importantes marcadores é a campanha Pé de Infância, aplicada pela Prefeitura após a adesão de Jundiaí à Rede Urban95, da Fundação holandesa Bernard van Leer. Por meio de desenhos coloridos não definidos e de trechos de canções, as marcações são um convite à criatividade e ao resgate de memórias entre a criança e seus cuidadores. E diversos são os espaços da cidade com a identidade da campanha, como pontos de ônibus e as ruas onde acontecem as feiras e varejões, equipamentos culturais e outros espaços públicos, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas e o Paço Municipal.

Além do Mundo das Crianças, que congrega diversos conceitos do programa municipal, as crianças de Jundiaí ganharam ainda um importante equipamento cultural destinado a elas: a Fábrica das Infâncias Japy. Além de sede do Comitê das Crianças, a Fábrica é um espaço de experimentação e brincadeiras e compõe, juntamente com o Parque Naturalizado e com as áreas demarcadas para pedestres e ciclistas, a primeira Área da Infância da cidade.

“E como Cultura é também comportamento, temos notado como a população já reconhece e prestigia as atrações do programa Cidade das Crianças nos equipamentos culturais. Na Fábrica das Infâncias, todos os sábados e domingos, às 10h30, o público já sabe e vai ao local, mesmo sem saber qual a atração. O mesmo vale pra a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, onde as pessoas já reconheciam o horário das 11h aos sábados e que, devido ao sucesso, também conta com atrações às 15h”, comentou Peroni.

Mais Encontro

A Prefeitura de Jundiaí realizará o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, entre os dias 18 e 24 de março e contará em sua programação com diversas atividades. Entre elas estão painéis, fóruns com especialistas, visitas monitoradas, a 2ª edição da Corrida das Crianças, atividades com o Comitê das Crianças e encontros segmentados. Você pode conferir a programação completa no site do Encontro.

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade