Equipe Associação Mata Ciliar. (Foto: Divulgação)
Equipe Associação Mata Ciliar. (Foto: Divulgação)

“Ao invés de apagarmos as velinhas, tivemos que apagar um incêndio”, escreveu a Associação Mata Ciliar em sua página do Facebook.

A entidade completou nesta segunda-feira (31), 33 anos de trabalho e muita dedicação à vida dos animais silvestres na região. A equipe que estava na sede, ontem, teve que se mobilizar para salvar os animais em reabilitação por causa de um incêndio de grandes proporções que atingiu a área de reflorestamento entre a entidade e o aeroporto estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro.

“Apesar de não termos vítimas dos bichos que estão sob nossos cuidados muitos outros de vida livre devem ter sofrido na queimada, estávamos registrando uma grande diversidade de espécies que passa ou habita naquela mata, então esse foi um aspecto negativo no dia de ontem”, informou Samuel Nunes, coordenador de Comunicação da ONG.

O fogo foi controlado depois de um trabalho intenso feito pela divisão florestal da Guarda Municipal, a equipe do Corpo de Bombeiros e os funcionários da concessionária do aeroporto.

A Associação Mata Ciliar aguarda o resultado da investigação para saber a causa do incêndio.

Incêndio próximo a Mata Ciliar. (Foto: Divulgação)
Incêndio próximo a Mata Ciliar. (Foto: Divulgação)

Nota da Mata Ciliar

Trinta e um de agosto é o dia de aniversário da Associação Mata Ciliar. Enquanto deveríamos estar comemorando, nossa equipe se mobilizou para ajudar a apagar uma queimada de grandes proporções na nossa área. Os locais mais afetados foram áreas de recuperação florestal e um recinto de reabilitação para onças.

Os animais desse e de outro recinto para lobos-guarás próximo onde ocorreu a queimada foram manejados e retirados do local como forma preventiva. A queimada que começou no final da tarde de ontem foi controlada no início da noite em uma ação da Guarda Municipal Florestal, Corpo de Bombeiros e agentes da concessionária VOA SP a quem agradecemos o empenho na luta contra o fogo.

O tempo também passa para a Mata Ciliar e os desafios superados nesses 33 anos nos dá experiência e força para continuar adiante, independente da situação, em prol da conservação da biodiversidade.

[tdj-leia-tambem]

Mais uma luta vencida

Recentemente, a Associação Mata Ciliar resolveu o imbróglio com o Governo do Estado sobre terreno onde está sediada a associação. A entidade contou com o apoio do deputado estadual Alexandre Pereira.

Em audiência com o vice-governador, Rodrigo Garcia,  no dia 17 de agosto, a ONG recebeu garantia de que ficará na área que ocupa há 25 anos.

“A área não será vendida, só vamos estudar como será regularizada em definitivo a sua ocupação e atuação pela Associação, que faz um belo e importante trabalho de resgate de animais silvestres e sustentabilidade”, afirmou o vice-governador.