Deputado Alexandre Pereira intervém para suspender venda de área da Mata Ciliar
Conecte-se conosco

Política

Deputado Alexandre Pereira intervém para suspender venda de área da Mata Ciliar

Deputado e representantes da Mata Ciliar se reuniram nesta terça (11) com o presidente do Conselho do Patrimônio Imobiliário do Estado, onde a área encontra-se a venda.

Publicado

em

Deputado Alexandre Pereira juntamente com o presidente da Associação Mata Ciliar de Jundiaí, Jorge Bellix, e a coordenadora Cristina Harumi Adania.
Foto: Divulgação

O deputado estadual Alexandre Pereira (Solidariedade-SP), juntamente com o presidente da Associação Mata Ciliar de Jundiaí, Jorge Bellix, e a coordenadora Cristina Harumi Adania, participaram de audiência com o presidente do Conselho do Patrimônio Imobiliário, Bruno Lopes Correia, para pedir esclarecimentos sobre a área ocupada pela entidade, que se encontra a venda pelo Governo do Estado de São Paulo.

Em visita realizada à Mata Ciliar no último dia 15 de julho, o deputado foi alertado pelo presidente sobre as dificuldades da entidade em viabilizar projetos, inclusive do governo estadual, por não ter a posse da área. Jorge pediu o apoio do parlamentar para intermediar uma possível doação ou permissão de uso do espaço, que pertence ao Estado. “Verificamos junto ao Governo do Estado a situação da área e descobrimos que está à venda. Pedimos uma reunião com o presidente do Conselho do Patrimônio Imobiliário, Bruno Correia, que confirmou a informação, porém ele também não sabia que a área é ocupada pela Mata Ciliar. Embora não possa garantir a suspensão da venda, ele se comprometeu em ir até o local para avaliar a situação”, relata Alexandre.

Empenhado em impedir a comercialização do espaço, o deputado afirma que não tem cabimento tirar a Mata Ciliar do local, que abriga mais 800 animais silvestres e uma grande estrutura de atendimento.

O presidente da Mata Ciliar afirma que foi surpreendido com a notícia da venda do espaço, que era administrado pelo Centro Paula Souza. “Há uns anos houve um movimento do Estado para venda de áreas, na oportunidade o Centro Paula Souza fez um levantamento e ficou acertado que a área da Mata Ciliar ficaria fora da comercialização, mas não avançou”, conta.

Jorge destaca o esforço do parlamentar, que se comprometeu em ajudar no que for necessário para reverter a situação. “O deputado entende que é impossível remover toda a estrutura para outro lugar, considerando que a área está toda adaptada para os animais. Além disso, a Mata Ciliar está em um local estratégico, de fácil acesso às rodovias o que possibilita rapidez e sucesso no atendimento aos animais encaminhados pelas concessionárias e polícia ambiental”, pontua o presidente da Mata Ciliar.

O presidente da Mata Ciliar observa também que boa parte da área é inviável para negócios, pois se encontra próxima a Serra do Japi, o que impede a implantação de empreendimentos, além de ter muitas espécies de animais no local.

Com cerca de 30 mil metros quadrados, o espaço é ocupado pela Mata Ciliar desde 1995 e atualmente abriga cerca de 850 animais silvestres, que chegam ao local para atendimento veterinário e reabilitação, sendo referência para mais de 120 municípios do Estado de São Paulo.

“O Conselho ficou de reavaliar o caso e vamos acompanhar o desfecho, mas entendemos que não tem como o Estado vender a área e transferir a Mata Ciliar para outro local”, finaliza o deputado.

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo

Política

Mauro Cid volta para casa após ser solto por Moraes e deixar prisão

Publicado

em

Por

Mauro Cid
Mauro Cid deixa a prisão após decisão do STF, sujeito a rigorosas medidas de monitoramento (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi solto na tarde desta sexta-feira (3), após decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Cid havia sido preso em março por desrespeitar regras da delação premiada, após vazamento de áudios com críticas à Polícia Federal e ao STF. Apesar da soltura, Cid terá que continuar cumprindo…

Continuar lendo

Política

Prefeitura de Jundiaí mantém proposta de reajuste e reforça que não haverá perdas aos servidores

Proposta inclui aumento no auxílio-alimentação e ajuste retroativo a partir de janeiro.

Publicado

em

Por

Reunião com sindicato dos servidores públicos na prefeitura de Jundiaí
Encontro reuniu integrantes da administração, servidores e o Sindicato dos Funcionários Públicos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em compromisso com a valorização dos servidores municipais, a Prefeitura de Jundiaí mantém a proposta de reajuste salarial para 2024, que garante um aumento de 7,39% aos funcionários. A proposta, que já foi discutida com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Jundiaí (SISPMUJ), será encaminhada à Câmara Municipal para votação. Reajuste acima da inflação e medidas adicionais de valorização…

Continuar lendo

Política

Governo de São Paulo se compromete a usar mais câmeras corporais na polícia

Cronograma prevê a implementação do sistema até setembro, após compromisso feito com o STF

Publicado

em

Por

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O governo de São Paulo comprometeu-se junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) a adotar câmeras corporais em operações policiais no estado e delineou um cronograma que prevê a implementação do sistema até setembro. Para tanto, o estado planeja realizar novas licitações, incluindo uma para a aquisição de mais de três mil equipamentos. Este compromisso foi assumido durante uma conversa com…

Continuar lendo
Publicidade