Estação de trem de Jundiaí está fechada para greve nesta terça-feira (3)
Conecte-se conosco

Jundiaí

Estação de trem de Jundiaí está fechada para greve nesta terça-feira (3)

Os sindicatos dos Metroviários e dos Ferroviários estão em greve para protestar contra as concessões, terceirizações e privatizações propostas pelo governo estadual.

Publicado

em

Atualizado há

Serviço está completamente paralisado na estação de Jundiaí, que é a primeira da Linha 7 - Rubi (Foto: Reprodução/Karina Ricca/TV TEM)

Na manhã desta terça-feira (3), moradores da região de Jundiaí se depararam com os portões da estação de trem fechados. No local, há um cartaz que avisa: “estamos em greve” e o serviço está completamente paralisado na estação de Jundiaí. Nenhum trem chega ou sai da estação, a primeira da Linha 7 – Rubi. Assim, a paralização também afeta as próximas linhas, de cidades como Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato e Franco da Rocha.

Os funcionários da estação participam da greve do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que começou à meia-noite. Os trabalhadores protestam contra os planos de privatização das companhias. Ao todo, nove estações tiveram seus funcionamentos afetados no estado.

Muitos passageiros já sabiam da possibilidade de o serviço entrar em greve nesta terça, e a estação ficou vazia no início da manhã. Ainda assim, algumas pessoas foram pegas de surpresa pela paralisação. Agora, para sair de Jundiaí com destino a São Paulo, as alternativas são ir ao terminal de ônibus rodoviário ou pegar um ônibus particular.

De acordo com a CPTM, a Linha 7 – Rubi funciona parcialmente apenas no trecho de Caieiras à Estação da Luz e a Linha 11 – Coral segue funcionando entre Guaianases e Luz. Já as linhas 1 – Azul, 2 – Verde, 3 – Vermelha, 10 – Turquesa, 12 – Safira e 13 – Jade estão 100% paralisadas. As linhas 4 – Amarela, 5 – Lilás, 8 – Diamante e 9 – Esmeralda funcionam normalmente.

Greve contra a privatização

Na manhã desta terça-feira (3), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou a paralisação do Metrô e da CPTM. “Infelizmente aquilo que a gente esperava está se concretizando. Temos aí uma greve de Metrô, CPTM, uma greve ilegal, uma greve abusiva, uma greve claramente política, uma greve que tem como objetivo a defesa de um interesse muito corporativo. E quem está entrando em greve está se esquecendo do mais importante, que é o cidadão”, afirmou em pronunciamento no Palácio dos Bandeirantes.

Além disso, durante o pronunciamento, Tarcísio alegou que a gestão estadual iniciou os estudos para verificar a viabilidade financeira das desestatizações e que haverá “o momento da população fazer parte do rito”.

“Existe o momento, existe a hora, existe o formato adequado para se manifestar no processo, para dar contribuições, para mostrar discordância. Agora, a discordância não pode ser motivo de privação do cidadão, o cidadão está sendo privado de um serviço essencial, privado do transporte público e do seu direito de ir e vir”.

Horários de pico

A Justiça do Trabalho determinou que os sindicatos dos metroviários e dos ferroviários mantenham 100% da frota circulando nos horários de pico e 80% nos demais horários.

Assim, o Sindicato dos Ferroviários afirmou, em nota, que “o departamento jurídico do sindicato já está tomando as providências”. Enquanto isso, em comunicado, o Sindicato dos Metroviários e Metroviárias informou que recorreu da decisão. “No recurso, argumentamos que o direito de greve é constitucional e cabe aos trabalhadores decidirem sobre os interesses pertinentes à categoria.”

Jundiaí

Jundiaí, Cidade Inteligente, inicia implantação de novo sistema de otimização de projetos

Publicado

em

Por

Building Information Modeling (BIM) está em fase de implantação e otimizará os processos da gestão (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí abraça a era da construção inteligente com a implantação do BIM A cidade de Jundiaí, em São Paulo, se destaca como pioneira na região ao implementar o Building Information Modeling (BIM), também conhecido como Modelagem da Informação da Construção. Essa tecnologia inovadora representa um marco na gestão de projetos, otimizando recursos e garantindo mais assertividade e economia nas obras.…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí brilha como hub logístico com crescimento do transporte ferroviário

Publicado

em

Por

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Em 2023, a movimentação em importações e exportações na cidade somou R$ 21 bilhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Crescimento do transporte sobre trilhos Jundiaí, conhecida pelas suas rodovias, destaca-se também pela sua eficiente logística ferroviária. Os trens têm sido um pilar fundamental para o município desde a movimentação de café em meados de 1860, até os atuais TEUs – contêineres de 20 pés. Desde a inauguração do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) em 2018, houve um crescimento significativo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí pode ter máxima de 32°C neste final de semana

De acordo com a A MetSul, o calor projetado para o fim de abril será histórico e muito fora do normal. O instituto classificou a previsão como uma “bizarrice climática”.

Publicado

em

Por

Confira a previsão do tempo para este final de semana em Jundiaí (Foto: Canva)

Preparados para o calorão? O mês de abril terminará com uma onda de calor que deve deixar Jundiaí com temperatura máxima de 32°C. De acordo com a A MetSul, o calor projetado para os próximos dias será histórico e muito fora do normal para esta época do ano.O instituto de meteorologia classificou ainda a previsão como uma "bizarrice climática". O…

Continuar lendo

Jundiaí

DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves

Publicado

em

Por

DEBEA Jundiaí
DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promove neste sábado (27) mais uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada na Unidade da Kuka Freska, localizada na Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1350 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí/SP, das 9h às 13h. O DEBEA e…

Continuar lendo

Jundiaí

Fios Encantados: Instituição de Jundiaí completa 6 anos levando amor e conforto para pacientes oncológicos

“Quero continuar percorrendo todo o Brasil, auxiliando os mais necessitados, levar uma palavra amiga que possa dar o conforto, a esperança”, diz Mara Gisele, presidente da entidade.

Publicado

em

Por

As voluntárias do Fios Encantados confeccionam toucas e perucas, almofadas de coração e mais para crianças e adultos que lutam contra o câncer (Foto: Arquivo Pessoal)

Levando amor e conforto para centenas de paciente oncológicos, a Instituição Fios Encantados de Jundiaí está completando 6 anos. O grupo confecciona toucas e perucas lúdicas infantis, além de almofadas para pacientes - crianças e adultos - que lutam contra o câncer. Durante esses anos de atividades, a Fios Encantados percorreu todo o país levando suas produções, mas também palavras…

Continuar lendo