‘Família Acolhedora’ de Jundiaí é modelo para representantes de Indaiatuba na implantação do serviço
Conecte-se conosco

Jundiaí

‘Família Acolhedora’ de Jundiaí é modelo para representantes de Indaiatuba na implantação do serviço

Batizado na cidade de “Travessia”, o programa é realidade em somente 5% dos Municípios brasileiros

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A sede da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e do serviço de Família Acolhedora receberam, na manhã desta sexta-feira (24), representantes dos Conselhos Tutelares de Indaiatuba, interessadas no modelo de Jundiaí do serviço de acolhimento para implantação em seu Município.

Batizado em Jundiaí de “Travessia”, o Família Acolhedora é realidade em somente 5% dos Municípios brasileiros. O serviço é uma alternativa ao formato institucional para o acolhimento provisório desde crianças recém-nascidas até adolescentes de 17 anos, afastados da família de origem mediante determinação judicial, tendo como causas negligência, uso abusivo de substâncias psicoativas, violência e abandono.

As conselheiras tutelares Roselene de Castro e Adriana Vieira representaram Indaiatuba e foram recepcionadas pelo diretor do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Luiz Guilherme Camargo, e pela coordenadora do serviço em Jundiaí, Luci Mara Garcez Marin.

“De 40 a 60% da população em situação de rua vivenciou, em algum momento, a experiência de institucionalização. O modelo institucional, apesar da qualidade técnica, possui um regramento e a ciclagem de funcionários em turnos, o que não existe no ambiente doméstico, onde os vínculos afetivos existentes trazem solidez para a relação. Por isso, acompanhando esta que é uma tendência, apostamos neste modelo do Família Acolhedora e queremos compartilhar com os demais Municípios interessados”, explicou Luiz Guilherme.

Mara explicou que o serviço Família Acolhedora traz um olhar e um cuidado diferenciados, de afeto e proteção. “Até esta semana estávamos com nove acolhidos e nossa capacidade é de até 14. Mas é muito importante contar com mais famílias, pois entre um acolhimento e outro é necessário um tempo de reorganização e descanso. As inscrições para novas famílias acolhedoras estão abertas e para os novos inscritos devemos realizar uma formação ainda este ano”.

Segundo Roselene, o motivo da visita é a busca por modelos. “Jundiaí é um exemplo de boas-práticas e, como já conhecemos o modelo de escuta especializada, que nos agradou muito, achamos que seria novamente uma boa fonte”.

Adriana também ressaltou a qualidade dos serviços já oferecidos pela Prefeitura. “O Família Acolhedora é uma referência em países europeus e a preocupação com esse olhar diferenciado é algo que já vemos aqui em Jundiaí. Quisemos entender a sua estrutura e dar os parabéns por vocês já estarem tão avançados nas políticas para a Infância”.

Jundiaí

Saúde Mental Materna: Campanha ‘Maio Furta-Cor’ é aprovada na Câmara Municipal em Jundiaí

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população e estimular o debate sobre políticas públicas que atendam necessidades das mães em diversas fases da maternidade.

Publicado

em

Faouaz Taha
O projeto de lei foi idealizado pelo vereador Faouaz Taha (Foto: )

Jundiaí dá um passo importante na luta pela saúde mental materna com a aprovação, na Câmara Municipal, do projeto de lei que cria a campanha de conscientização "Maio Furta-Cor". A iniciativa, idealizada pelo vereador Faouaz Taha, tem como objetivo sensibilizar a população para a causa e estimular o debate sobre a importância de políticas públicas que atendam às necessidades das…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí recebe dois prêmios no Congresso Smart City Business America, em São Paulo

Cidade ganhou os prêmios de ‘Destaque do Ano’ e “InovaCidade’

Publicado

em

Por

De Jundiaí, gestor de Governo e Finanças, Jones Martins e o presidente da Cijun, Amauri Marquezi, receberam a premiação pela assistente virtual “Ju”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí recebeu dois prêmios no Congresso Smart City Business America 2024, nesta terça-feira, dia 14, em São Paulo. O prêmio Destaque do Ano ficou para a JU – Assistente virtual desenvolvida pela CIJUN, em conjunto com a Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). O outro prêmio, InovaCidade 2024, ficou com o Programa de Qualificação e Pré-Incubadora…

Continuar lendo

Jundiaí

Funcionários da DAE Jundiaí se unem em apoio às vítimas no Rio Grande do Sul

Litros e galões de água, roupas, artigos de higiene pessoal, produtos de limpeza e alimentos foram alguns dos itens doados

Publicado

em

Foto: DAE Jundiaí

Em um gesto de solidariedade e empatia, colaboradores da DAE Jundiaí uniram forças para arrecadar doações destinadas às vítimas das recentes enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. Litros e galões de água, roupas, artigos de higiene pessoal, produtos de limpeza e alimentos foram alguns dos itens doados e entregues nesta terça-feira (14) diretamente na sede do…

Continuar lendo

Jundiaí

Ônibus da Sicoob vem a Jundiaí com 120 vagas para cursos gratuitos em maio

Os cursos abordam temas relevantes para o mercado de trabalho, como administração, negociação, empreendedorismo, vendas, marketing e mais.

Publicado

em

Ônibus da Sicoob
As vagas são para turmas de 20 alunos, em um ônibus equipado com computadores e estrutura para a modalidade EAD (Foto: Divulgação/Sicoob)

O Expresso Instituto Sicoob estará em Jundiaí, de 21 a 23 de maio, oferecendo cursos gratuitos em diversas áreas. São 120 vagas disponíveis para turmas de 20 alunos, em um ônibus equipado com computadores e estrutura para a modalidade EAD. A iniciativa, fruto de uma parceria entre o CIESP, a FIESP, a Unicoob e o Induscoop, visa promover a cidadania…

Continuar lendo

Jundiaí

Cultura de Jundiaí lança ingresso solidário e arrecada 200 kg de doações para o RS

Iniciativa foi para apresentações da Cia Jovem de Dança no último final de semana; dias 18 e 19 haverá novamente em ações no Polytheama e Expressa

Publicado

em

Doações serão destinadas ao Rio Grande do Sul. Foto: Prefeitura de Jundiaí

No último final de semana, a Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC) lançou o ingresso solidário para as apresentações da Cia Jovem de Dança, na Sala Glória Rocha. O objetivo era duplo: desfrutar de um espetáculo artístico de qualidade e contribuir com as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Com a iniciativa, foram arrecadados 200 kg…

Continuar lendo
Publicidade