Prefeito celebra aniversário do projeto com participantes do ‘Família Acolhedora’
Conecte-se conosco

Jundiaí

Prefeito celebra aniversário do projeto com participantes do ‘Família Acolhedora’

Travessia é uma alternativa ao formato institucional para o acolhimento provisório de crianças e adolescentes afastados da família

Publicado

em

Atualizado há

Prefeito recebeu as famílias, crianças e técnicos do serviço no gabinete do Paço
Prefeito recebeu as famílias, crianças e técnicos do serviço no gabinete do Paço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O prefeito Luiz Fernando Machado se reuniu, nesta quarta-feira (26), com famílias, crianças acolhidas e técnicos do programa “Família Acolhedora”, no Paço Municipal, como forma de marcar o aniversário de 13 anos da ação, a ser comemorado no próximo mês.

Carinhosamente batizado de “Travessia”, a iniciativa em Jundiaí é vinculada à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), como alternativa ao formato institucional para o acolhimento provisório de crianças e adolescentes afastados da família de origem mediante determinação judicial, tendo como causas negligência, violência e abandono.

“Jundiaí é tema de tantos protagonismos, sejam eles sociais, econômicos e culturais, e, através de exemplos como o ‘Família Acolhedora’, também um protagonismo humano. Neste serviço, vemos o quanto de amor, generosidade e sensibilidade estão presentes e voltados para a Infância, a fase mais importante das nossas vidas”, comentou Luiz Fernando.

Alexandra sobre do serviço através de uma criança que estudava na mesma escola que a filha Melissa
Alexandra sobre do serviço através de uma criança que estudava na mesma escola que a filha Melissa (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A engenheira civil Alexandra Nunes faz parte do serviço desde 2019 e, juntamente com o marido Abílio e dos filhos Mário e Melissa, estão com a segunda criança acolhida em casa. “Já acolhemos um bebê, que ficou conosco por três meses, e agora uma criança que já está em casa há sete meses. É a grata sensação da segurança em saber que iremos devolvê-la ou para a família de origem, que teve mais tempo para se preparar, ou para uma família adotiva, que também se preparou para recebê-la”, comentou Alexandra.

A gestora da UGADS, Maria Brant, fez os agradecimentos às famílias. “Somente 5% dos Municípios brasileiros dispõem do serviço de Família Acolhedora, como alternativa ao acolhimento institucional, em abrigos. Esta feliz realidade de Jundiaí, de fazer parte desse seleto grupo, é algo que merece ser celebrado”, afirmou.

Segundo a coordenadora, Luci Mara Marin, Jundiaí tem sido referência para outras cidades para a implantação do serviço. “Em agosto recebemos uma comitiva de Santa Bárbara d’Oeste, interessada em implantar o Família Acolhedora. E tivemos a felicidade de representar Jundiaí na inauguração do serviço, na última sexta-feira”, destacou a coordenadora.

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, o diretor do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Luiz Guilherme Camargo, e o assessor de Políticas de Direitos Humanos da Unidade de Gestão da Casa Civil, Paulo Fernando de Almeida, também participaram do encontro.

Como fazer parte

Podem se inscrever para os acolhimentos os residentes em Jundiaí, maiores de 21 anos, e que não estejam em fila de adoção e não possuam pendências judiciais e problemas psiquiátricos. Os interessados devem preencher formulário on-line e aguardar o contato da UGADS com as informações sobre a realização de entrevistas, visitas domiciliares e capacitações, antes da inscrição efetiva.

Luiz Guilherme, Mara e Tatiane Catharin representaram o Município em Santa Bárbara d’Oeste na última sexta-feira (Crédito foto: Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste)
Luiz Guilherme, Mara e Tatiane Catharin representaram o Município em Santa Bárbara d’Oeste na última sexta-feira (Crédito foto: Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste) (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 4589-6907.

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí alerta para golpe de de óculos e exames de vista grátis

Descubra como se proteger de fraudes e onde buscar informações seguras sobre saúde ocular

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução Redes Sociais

A Prefeitura de Jundiaí alerta que circulam nas redes sociais fotos de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com informações sobre a oferta de exames de vista e armações de óculos gratuitas. Isso é um golpe! São páginas que oferecem links, que uma vez clicados podem induzir a pessoa ao fornecimento de dados pessoais e contratação de serviços indevidamente. A orientação…

Continuar lendo

Jundiaí

Médico do São Vicente traz procedimento inédito de recuperação dos movimentos da mão para o Estado de São Paulo

Técnica utilizada pelo Dr. Helton Hirata foi aprendida, estudada e explorada na Índia

Publicado

em

Concluído o procedimento, o Dr. Helton Hirata parabenizou todos os profissionais envolvidos. Foto: Hospital São Vicente

O Dr. Helton Hirata, especialista em Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia de Mão no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), liderou no último sábado (11) uma cirurgia pioneira no Estado de São Paulo. Realizada no HSV, um centro de excelência em ortopedia, a intervenção teve como objetivo restaurar o movimento e a sensibilidade do membro superior esquerdo de um…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí alerta que informação de oferta de cursos gratuitos é falsa

A informação foi publicada em uma página no Instagram e compartilhada por aplicativos de mensagem. Todo curso da prefeitura é oferecido pelo Funss, Fundação TVTEC e Jundiaí Empreendedora.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Prefeitura de Jundiaí emitiu uma nota, nesta quarta-feira (15), informando que é falsa a informação que circula pelas redes sociais, sobre a oferta gratuita de cursos profissionalizantes a moradores da cidade. De acordo com a prefeitura, uma página no Instagram publicou a informação, que acabou compartilhada por aplicativos de mensagem. A Prefeitura de Jundiaí esclarece que todo e qualquer…

Continuar lendo

Jundiaí

População de Jundiaí arrecadou 500 toneladas de doações ao Rio Grande do Sul

“Essa corrente de solidariedade tem sido fundamental. Cada jundiaiense ajuda como pode, com doações, trabalho voluntário e ou transporte”, elogia o prefeito Luiz Fernando Machado.

Publicado

em

Por

Doações ainda são necessárias, veja como ajudar (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A comunidade de Jundiaí tem se mostrado um verdadeiro exemplo de solidariedade e cidadania ao se mobilizar para ajudar as vítimas das chuvas que assolam o Rio Grande do Sul há mais de duas semanas. Desde o dia 5 de maio, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), já totalizou cerca de 500 toneladas de…

Continuar lendo

Jundiaí

Esporte de Jundiaí participa do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi

Em Jundiaí, a parceria com o Sesi se concretiza através da participação no programa Atleta do Futuro, que conta com a colaboração de educadores do município.

Publicado

em

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, se mostrou muito satisfeito com a parceria com o Sesi (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, participou nesta terça-feira (14), do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi. O evento reuniu diversas cidades paulistas que contam com atividades esportivas nas unidades do Sesi. O encontro serviu como palco para celebrar as recentes conquistas de algumas cidades em competições de âmbito estadual. Entre os destaques:…

Continuar lendo
Publicidade