FIESP e CIESP promovem treinamentos em certificado de origem para empresas de Jundiaí e Região
Conecte-se conosco

Jundiaí

FIESP e CIESP promovem treinamentos em certificado de origem para empresas de Jundiaí e Região

O projeto visa apresentar a utilização do certificado de origem e é destinado aos empresários, gestores e demais profissionais que atuam com a estratégia internacional da empresa.

Publicado

em

Atualizado há

A capacitação é gratuita com Camilla Mafissoni e acontecerá em diversas regiões do estado de São Paulo (Foto: Divulgação/Ciesp Jundiaí)

Começa agora, em novembro, um novo treinamento desenvolvido para empresas que realizam exportações. Além disso, as que estejam interessadas em saber mais sobre oportunidades de negócios no mercado internacional. O projeto é uma iniciativa conjunta da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). Visam apresentar a utilização do certificado de origem e é destinado aos empresários, gestores e demais profissionais que atuam com a estratégia internacional da empresa.

O certificado de origem comprova que produtos fabricados no Brasil, ainda que tenham sido utilizados insumos importados durante o processo produtivo, podem acessar os países com benefícios tarifários. A FIESP é líder nas emissões e conta com um time de especialistas no tema.

O propósito em promover os treinamentos surgiu a partir do resultado de uma pesquisa realizada em 2020. A mesma contou com 817 respondentes atuantes na área internacional. Na época, foi possível observar que boa parte das empresas exportadoras e prestadoras de serviço possuíam conhecimento sobre o documento. No entanto, desconheciam as legislações, as regras de origem e sobretudo, os benefícios que impactam na competitividade da indústria brasileira no exterior.

A coordenadora de Serviços de Comércio Exterior da FIESP, Camilla Mafissoni, explica que “uma vez que o produto cumpra com as regras estabelecidas entre os países, a empresa poderá emitir o certificado. Isso significa que a empresa importadora terá a redução ou a isenção do imposto de importação. É importante ter conhecimento sobre a negociação internacional, para que a empresa exportadora brasileira possa usufruir dos benefícios de um acordo comercial, e consequentemente, alavancar suas exportações, trazendo maior diversidade de mercados para o seu produto”.

Contexto favorável

O Brasil possui acordos de comércio com os países mais estratégicos da América do Sul, com o México, Egito, Índia, Israel e com o bloco econômico formado pelos países que integram a União Aduaneira da África Austral (Sacu). Todos eles preveem a utilização do certificado de origem.

Recentemente, o Mercosul (Mercado Comum do Sul), bloco econômico do qual o Brasil é parte, finalizou as negociações de um acordo com a União Europeia. O tratado atualmente está sendo traduzido e revisado, para que então assinem os Países Membros dos dois Blocos o ratifiquem. O Mercosul também negocia acordos de livre comércio com Canadá, Coreia do Sul, Indonésia, México e Líbano.

Outros dois fatores determinantes para o início dos treinamentos foram:

  • As dificuldades com a economia doméstica, que acabam estimulando a busca pelo mercado internacional;
  • A redução das equipes nas empresas em consequência dos efeitos da pandemia da Covid-19.

Jundiaí

Jundiaí, Cidade Inteligente, inicia implantação de novo sistema de otimização de projetos

Publicado

em

Por

Building Information Modeling (BIM) está em fase de implantação e otimizará os processos da gestão (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí abraça a era da construção inteligente com a implantação do BIM A cidade de Jundiaí, em São Paulo, se destaca como pioneira na região ao implementar o Building Information Modeling (BIM), também conhecido como Modelagem da Informação da Construção. Essa tecnologia inovadora representa um marco na gestão de projetos, otimizando recursos e garantindo mais assertividade e economia nas obras.…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí brilha como hub logístico com crescimento do transporte ferroviário

Publicado

em

Por

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Em 2023, a movimentação em importações e exportações na cidade somou R$ 21 bilhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Crescimento do transporte sobre trilhos Jundiaí, conhecida pelas suas rodovias, destaca-se também pela sua eficiente logística ferroviária. Os trens têm sido um pilar fundamental para o município desde a movimentação de café em meados de 1860, até os atuais TEUs – contêineres de 20 pés. Desde a inauguração do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) em 2018, houve um crescimento significativo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí pode ter máxima de 32°C neste final de semana

De acordo com a A MetSul, o calor projetado para o fim de abril será histórico e muito fora do normal. O instituto classificou a previsão como uma “bizarrice climática”.

Publicado

em

Por

Confira a previsão do tempo para este final de semana em Jundiaí (Foto: Canva)

Preparados para o calorão? O mês de abril terminará com uma onda de calor que deve deixar Jundiaí com temperatura máxima de 32°C. De acordo com a A MetSul, o calor projetado para os próximos dias será histórico e muito fora do normal para esta época do ano.O instituto de meteorologia classificou ainda a previsão como uma "bizarrice climática". O…

Continuar lendo

Jundiaí

DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves

Publicado

em

Por

DEBEA Jundiaí
DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promove neste sábado (27) mais uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada na Unidade da Kuka Freska, localizada na Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1350 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí/SP, das 9h às 13h. O DEBEA e…

Continuar lendo

Jundiaí

Fios Encantados: Instituição de Jundiaí completa 6 anos levando amor e conforto para pacientes oncológicos

“Quero continuar percorrendo todo o Brasil, auxiliando os mais necessitados, levar uma palavra amiga que possa dar o conforto, a esperança”, diz Mara Gisele, presidente da entidade.

Publicado

em

Por

As voluntárias do Fios Encantados confeccionam toucas e perucas, almofadas de coração e mais para crianças e adultos que lutam contra o câncer (Foto: Arquivo Pessoal)

Levando amor e conforto para centenas de paciente oncológicos, a Instituição Fios Encantados de Jundiaí está completando 6 anos. O grupo confecciona toucas e perucas lúdicas infantis, além de almofadas para pacientes - crianças e adultos - que lutam contra o câncer. Durante esses anos de atividades, a Fios Encantados percorreu todo o país levando suas produções, mas também palavras…

Continuar lendo