Granizo em Jundiaí faz lembrar a microexplosão que há cinco anos causou terror nos bairros
Conecte-se conosco

Jundiaí

Granizo em Jundiaí faz lembrar a microexplosão que há cinco anos causou terror nos bairros

Fato aconteceu na madrugada do dia 6 de junho de 2016 e pelo menos sete bairros foram muito atingidos

Publicado

em

Atualizado há

estragos chuva
Em 2016, o bairro Mato Dentro foi um dos atingidos pela microexplosão: cenário de guerra (Foto: PMJ)

A tempestade de granizo registrada em Jundiaí, domingo (30), assustou muita gente e fez lembrar da microexplosão ocorrida em junho de 2016, que deixou várias famílias desabrigadas e muito estrago em alguns bairros da cidade.

O fato aconteceu na madrugada do dia 6 de junho de 2016 e pelo menos sete bairros foram muito atingidos: Rio Acima, Mato Dentro, Jundiaí-Mirim, Caxambu, Roseira, Corrupira e Vista Alegre. Casas foram destelhadas, árvores arrancadas, muros caíram e um rastro de destruição foi deixado depois dos ventos superiores a 130 km/h. O cenário lembrava muito o de uma guerra.

O fenômeno é chamado de microexplosão porque, segundo especialistas, uma espécie de colchão de ar desce com velocidade grande e proporciona rajadas de vento muito fortes. Os efeitos são semelhantes ao de um tornado.

Cenário de guerra em Jarinu: dezenas de famílias desabrigadas (Foto: Reprodução/TV Tem)

Em Jarinu, a situação foi muito pior: uma pessoa morreu e a cidade permaneceu por mais de 30 horas sem energia elétrica. Foi decretado estado de emergência e até o então governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi de perto ver os estragos causados pela microexplosão.

Na ocasião, segundo a Prefeitura, os estragos causaram destruição em mais de 50 estabelecimentos comerciais, 10 prédios públicos e mais de 20 residências, na região central e no bairro Primavera – locais mais atingidos. Ainda conforme o poder público, 45 famílias do bairro Primavera ficaram desalojadas e se abrigaram em casa de parentes e amigos.

Granizo

O fenômeno deste domingo (30) foi registrado em vários lugares e ganhou destaque no site do ClimaTempo. Os especialistas lembraram de um fato semelhante, ocorrido na capital.

“Um dos episódios mais impressionantes de grande quantidade de granizo foi o que ocorreu em 18 de maio de 2014 na cidade de São Paulo. Os bairros mais atingidos foram os das zonas sul e leste da capital. Coincidentemente com o caso atual de Jundiaí, este evento histórico de granizo sobre São Paulo também ocorreu em um domingo, em 18 de maio de 2014. A causa: uma frente fria que chegou ao litoral paulista e estimulou a formação das grandes nuvens”, escreveu, no site.

Ainda de acordo com o ClimaTempo, o que gerou a grande quantidade de pedras de gelo foi “a passagem de uma frente fria que trouxe ar frio para o Estado de São Paulo, causando um choque térmico acentuado numa atmosfera que estava quente”.

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo

Jundiaí

HSV vai receber novos eletrocardiógrafos para agilizar informações e atendimento ao paciente

Saiba mais sobre o projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas” e o impacto das parcerias no atendimento do HSV

Publicado

em

Por

doação de eletrocardiógrafos para Hospital São Vicente em Jundiaí
Equipe do HSV junto aos representantes da BMC Engenharia (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com a função de evidenciar o funcionamento do coração, sete eletrocardiógrafos, com sistema moderno de transmissão de dados via wi-fi diretamente ao prontuário do paciente, serão doados pela empresa BMC Engenharia ao Hospital São Vicente de Paulo (HSV). Os equipamentos, de última geração, agregam às ferramentas de inteligência artificial já utilizada pelo hospital para a identificação precoce de riscos de…

Continuar lendo

Jundiaí

Multinacional Henkel anuncia construção do maior centro de inovação em Jundiaí

O projeto, que começa em 2024, fortalecerá a economia de Jundiaí e promoverá o desenvolvimento sustentável

Publicado

em

Por

Reunião entre prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado com o presidente da Henkel no Brasil, anunciando instalação do centro de inovação
O projeto inclui modernas instalações e um bosque nativo, reforçando o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A multinacional alemã Henkel escolheu Jundiaí para sediar seu maior Centro de Inovação do mundo, um projeto grandioso que impulsionará o desenvolvimento da região e fortalecerá a parceria entre a empresa e o município. O novo centro, com previsão de início das obras no segundo trimestre de 2024 e conclusão até o final de 2025, será um ecossistema colaborativo dedicado…

Continuar lendo

Jundiaí

ACE Jundiaí inicia campanha 80 Mil em Prêmios

Descubra como suas compras podem render grandes recompensas com a ACE Jundiaí este ano

Publicado

em

Por

Foto da fachada da ACE Jundiaí
(Foto: Divulgação/ACE Jundiaí)

Para celebrar o Dia das Mães, e outras datas importantes para o varejo ao longo de 2024, a Associação Comercial Empresarial (ACE) iniciará neste mês de maio a “Campanha 80 Mil em Prêmios”, que distribuirá cupons para as pessoas que consumirem em lojas associadas participantes. Assim como foi em 2023, o valor dos vales-compras é de R$ 500, R$ 1…

Continuar lendo
Publicidade