Grupo de trabalho da Prefeitura de Jundiaí debate a preservação do Complexo Fepasa
Conecte-se conosco

Jundiaí

Grupo de trabalho da Prefeitura de Jundiaí debate a preservação do Complexo Fepasa

O Complexo é o único patrimônio municipal com tombamento em nível nacional

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Representantes das Unidades de Gestão da Prefeitura e demais instituições que ocupam o Complexo Fepasa reuniram-se, na última desta quinta-feira (02), para tratar das intervenções já realizadas e programadas para o local, além de criar uma agenda periódica de encontros. Com área total de 111 mil metros quadrados, sendo 46 mil deles de área construída, o Complexo Fepasa teve sua construção iniciada na década de 1890 e é o único patrimônio municipal com tombamento em nível nacional, registrado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Representando o prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Gustavo Maryssael de Campos, reforçou a importância da iniciativa. “Esta tarde os representantes das Unidades de Gestão e demais instituições que ocupam o Complexo puderam realizar esta importante reunião interna de trabalho e dialogar sobre as melhorias já realizadas e previstas para o local. Foi uma ocasião para reiterar a importância e valor históricos deste patrimônio e pensar na otimização de sua integração com o Centro Histórico e das diferentes nuances de sua ocupação através da Cultura”.

O gestor da UGC, Marcelo Peroni, reforçou como as instituições presentes podem contribuir para a ocupação qualificada do local. “Neste momento em que já ocupamos, revitalizamos e estancamos a degradação diversas áreas do Complexo, precisamos pensar em seu uso sustentável e de modo integrado à sua vocação para uso cultural e de Economia Criativa. Por isso é importante que as intervenções pretendidas sejam dialogadas neste grupo e apresentadas aos organismos de preservação. A Fatec, por exemplo, tem muito a contribuir enquanto instituição acadêmica, articulando a implantação de ‘hubs’ e núcleos de pesquisa criativos que corroborem com esta nova vocação que a Prefeitura quis dar ao Complexo quando, em 2017, transferiu a Cultura para cá”.

Entre as melhorias previstas para o Complexo estão a implantação de um passeio público na integração com a avenida União dos Ferroviários, R$ 800 mil em investimentos na reforma do telhado da ala histórica, a restauração de plataforma para trem turístico, intervenções de paisagismo, entre outros.

Para o diretor do Departamento de Gestão do Complexo, William Paixão, a proposta é potencializar o trabalho já realizado. “Desde a sua aquisição pela Prefeitura em 2001, esta é a primeira vez que o Complexo recebe investimentos maciços pela sua ocupação e preservação. A ideia deste grupo é organizar e convergir ações, para que todos estejam na mesma página e possamos potencializar tudo o que já foi feito, como a transferência da UGC, a nova iluminação das fachadas, transferência do estacionamento para área coberta, instalação de lixeiras e bancos, entre outros”.

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Faouaz Taha, reforçou o compromisso do Legislativo na preservação do patrimônio. A Câmara é parceira da UGC na digitalização de 1,6 milhão de documentos do Arquivo Histórico municipal, que fica no Complexo Fepasa.

Jundiaí

Médico do São Vicente traz procedimento inédito de recuperação dos movimentos da mão para o Estado de São Paulo

Técnica utilizada pelo Dr. Helton Hirata foi aprendida, estudada e explorada na Índia

Publicado

em

Concluído o procedimento, o Dr. Helton Hirata parabenizou todos os profissionais envolvidos. Foto: Hospital São Vicente

O Dr. Helton Hirata, especialista em Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia de Mão no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), liderou no último sábado (11) uma cirurgia pioneira no Estado de São Paulo. Realizada no HSV, um centro de excelência em ortopedia, a intervenção teve como objetivo restaurar o movimento e a sensibilidade do membro superior esquerdo de um…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí alerta que informação de oferta de cursos gratuitos é falsa

A informação foi publicada em uma página no Instagram e compartilhada por aplicativos de mensagem. Todo curso da prefeitura é oferecido pelo Funss, Fundação TVTEC e Jundiaí Empreendedora.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Prefeitura de Jundiaí emitiu uma nota, nesta quarta-feira (15), informando que é falsa a informação que circula pelas redes sociais, sobre a oferta gratuita de cursos profissionalizantes a moradores da cidade. De acordo com a prefeitura, uma página no Instagram publicou a informação, que acabou compartilhada por aplicativos de mensagem. A Prefeitura de Jundiaí esclarece que todo e qualquer…

Continuar lendo

Jundiaí

População de Jundiaí arrecadou 500 toneladas de doações ao Rio Grande do Sul

“Essa corrente de solidariedade tem sido fundamental. Cada jundiaiense ajuda como pode, com doações, trabalho voluntário e ou transporte”, elogia o prefeito Luiz Fernando Machado.

Publicado

em

Por

Doações ainda são necessárias, veja como ajudar (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A comunidade de Jundiaí tem se mostrado um verdadeiro exemplo de solidariedade e cidadania ao se mobilizar para ajudar as vítimas das chuvas que assolam o Rio Grande do Sul há mais de duas semanas. Desde o dia 5 de maio, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), já totalizou cerca de 500 toneladas de…

Continuar lendo

Jundiaí

Esporte de Jundiaí participa do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi

Em Jundiaí, a parceria com o Sesi se concretiza através da participação no programa Atleta do Futuro, que conta com a colaboração de educadores do município.

Publicado

em

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, se mostrou muito satisfeito com a parceria com o Sesi (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, participou nesta terça-feira (14), do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi. O evento reuniu diversas cidades paulistas que contam com atividades esportivas nas unidades do Sesi. O encontro serviu como palco para celebrar as recentes conquistas de algumas cidades em competições de âmbito estadual. Entre os destaques:…

Continuar lendo

Jundiaí

Pracinha da Cultura, em Jundiaí, recebe o projeto “Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil”

Voltado crianças da educação infantil e do ensino fundamental I, projeto foca em difundir histórias e contos populares brasileiros

Publicado

em

Pracinha da Cultura no Vista Alegre
Pracinha da Cultura do Vista Alegre foi palco do evento promovido pela Cultura de Jundiaí. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última terça-feira, dia 14, a Pracinha da Cultura do Vista Alegre recebeu o projeto "Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil", que trouxe à vida contos populares e lendas brasileiras, com Sueli Patelli ,escritora de livros infantis, professora de Literatura e contadora de histórias. A iniciativa, promovida pela Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC), através da Biblioteca…

Continuar lendo
Publicidade