Guarda de Jundiaí conversa com alunos da rede estadual sobre violência doméstica
Connect with us

Jundiaí

Guarda de Jundiaí conversa com alunos da rede estadual sobre violência doméstica

Cerca de 60 alunos participaram da roda de conversa e outros 600 foram beneficiados com as palestras.

Published

on

Atualizado há

Guarda Municipal realiza palestra em Escola Estadual de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com o objetivo de levar o tema “Violência Doméstica” a diversos setores da sociedade, a equipe da patrulha Guardiã Maria da Penha de Jundiaí, realizou na última semana, palestras e rodas de bate papo com alunos do ensino médio da Escola Estadual Paulo Mendes Silva.

De forma voluntária, os guardas integrantes da patrulha transmitiram, de forma simples, aos alunos como é o trabalho da GM nas fiscalizações das medidas protetivas. “Abordamos toda lei Maria da Penha e principalmente como é o passo a passo da GMJ nas rondas e fiscalizações das medidas protetivas. É importante que todos saibam, inclusive os adolescentes que as mulheres vítimas têm com quem contar”, disse a guarda feminina Regiane Arenhardt, integrante do programa.

Cerca de 60 alunos participaram da roda de conversa e outros 600 em diversos períodos, foram beneficiados com as palestras dos guardas. “Eles transmitiram didaticamente os conhecimentos e experiências vividas ao longo desses três anos de programa. É um tema importante com um trabalho sensacional”, disse a professora Maria Vitorino, da escola estadual.

“Com a criação do programa, as vítimas estão tendo mais coragem em denunciar o agressor. As denúncias devem ser feitas pelo canal 153 da GMJ”, destaca a subinspetora Adriana Camargo, chefe da equipe da GMJ, que reforçou a missão e o compromisso do programa no combate à violência doméstica. Adriana reiterou ainda a participação importante da Assessoria de Políticas Públicas para as Mulheres com sua atuação intersetorial.

Além disso, também integram a rede de atendimento, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e diversas Unidades de Gestão da Prefeitura como Saúde e Assistência Social, por meio de termo de cooperação técnica firmado em julho de 2019 entre o Ministério Público do estado de São Paulo e a Prefeitura de Jundiaí.

Números do programa

Segundo a Guarda Municipal de Jundiaí, que é o órgão que executa as ações encaminhadas pelo Ministério Público, a Patrulha Guardiã realizou, nestes três anos, aproximadamente 32 mil ações em prol das vítimas de violência doméstica ou familiar em Jundiaí.

De acordo com a Patrulha Guardiã Maria da Penha, estão ativas 135 medidas protetivas com rondas e fiscalizações constantes das equipes da GMJ às vítimas.

De janeiro a novembro, o programa realizou 11 palestras, entre elas, escolas, empresas e órgãos municipais.

Equipes da GMJ apresentam temas sobre a violência doméstica para estudantes da rede Estadual (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí

Novo reservatório da DAE no Jardim do Lago reforça abastecimento em Jundiaí

Entrega beneficiará mais de 9 mil moradores nos bairros Jardim Aurélia, Nova Cidade Jardim, Vila Esperança e outros.

Published

on

DAE Jundiaí
A DAE e a Prefeitura de Jundiaí entregaram, nesta quinta-feira (12), o 60º reservatório de água tratada da cidade, no Jardim do Lago (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A DAE e a Prefeitura de Jundiaí entregaram, nesta quinta-feira (12), mais um reservatório de água tratada na cidade, desta vez, no Jardim do Lago. O equipamento tem capacidade para armazenar 3 milhões de litros. De início, o reservatório atenderá os bairros Jardim Aurélia, Parque Cidade, Jardim II, Nova Cidade Jardim e Vila Esperança, beneficiando diretamente mais de 9 mil…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí é a mais conectada da região; está à frente de Campinas e São Paulo

Jundiaí apresenta índices de 93,26% dos domicílios conectados à internet, superando grandes centros urbanos, como Campinas e São Paulo.

Published

on

Mãe e filhos na cidade conectada Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí/ CIJUN

Jundiaí se posiciona como a cidade mais conectada da região, superando grandes centros urbanos como Campinas e São Paulo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 89,4% da população brasileira tem acesso à internet em casa, conforme os dados do Censo 2022 divulgados na última quinta-feira (12). Contudo, Jundiaí apresenta índices ainda mais impressionantes, com 93,26%…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí conquista 3º lugar no Ranking Município Agro

Em 2020, Jundiaí ocupava o 6º lugar no ranking; a ascensão para o 3º lugar em 2024 demonstra os avanços concretos nas gestões locais.

Published

on

Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última quinta-feira (12), Jundiaí foi mais uma vez reconhecida como uma das principais cidades do Estado de São Paulo. A cidade alcançou o 3º lugar no programa “Município Agro – Ranking Paulista”, na categoria 1, que abrange as maiores cidades do estado com Produto Interno Bruto (PIB) superior a R$ 3 bilhões. Como premiação, Jundiaí recebeu R$ 100 mil…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content