Guardiã Maria da Penha oferece apoio 24 horas para mulheres vítimas de violência
Connect with us

Jundiaí

Guardiã Maria da Penha oferece apoio 24 horas para mulheres vítimas de violência

“Eu penso que quem ganhou mesmo com a Patrulha Guardião Maria da Penha foi Jundiaí”, diz gestor de Segurança Pública do município

Published

on

Atualizado há

Foto de jacó
Gestor de Segurança Pública de Jundiaí, Paulo Sergio de Lemos Giacomelli Stel (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na última quarta-feira, 3 de junho, a Patrulha Guardiã Maria da Penha, projeto da Guarda Municipal de Jundiaí, completou um ano de existência no munícipio.

Em entrevista à ‘TVTEC’, o gestor de Segurança Pública de Jundiaí, Paulo Sergio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó), destaca a efetividade da ação no munícipio.

Jacó destaca a efetividade do programa em um país que ocupa o 5º lugar no ranking mundial de feminicídio, segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

“Eu penso que quem ganhou mesmo com a Patrulha Guardiã Maria da Penha, mais que a instituição Guarda Municipal, foi a cidade, o município de Jundiaí, porque agora as mulheres vítimas de violência sabem onde encontrar acolhimento e apoio efetivo”, disse à TVTEC.

Segundo ele, com a Patrulha Guardiã Maria da Penha, as mulheres vítimas de violência sabem onde encontrar acolhimento e apoio 24 horas. Jacó explica que o programa acompanha mulheres que estão com medidas protetivas.

O protocolo seguido funciona da seguinte forma: a mulher faz uma denúncia, um boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher e, dependendo da situação, será aberta uma representação no Poder Judiciário requerendo a medida protetiva.

A partir disso, a medida vai para Ministério Público e, depois de analisado, segue para a Guarda Municipal, em uma divisão especifica para cuidar apenas destes casos. Com isso, se inicia o acompanhamento por telefone, visitas e aplicativo.

Violência contra mulher durante a pandemia

O gestor conta que, normalmente, o marido e a mulher saem para trabalhar e os problemas ocorrem à noite. No entanto, com a pandemia, isolamento social, as pessoas ficam em casa e houve um aumento significativo no número de ocorrências.

“Foi um aumento pequeno.  Mas se verifica pela tensão que isso causa uma mudança no comportamento. Quanto mais na relação do casal, onde o homem se sente mais forte e não tendo a capacidade de dialogar”, detalhou à TVTEC.

Além disso, ele destaca que, neste período, há possível gatilhos, como ansiedade, insegurança e raiva. “Você vê o que está acontecendo por aí. Naturalmente que pela ansiedade, medo e uma série de outras coisas, você confinado nesse isolamento está sujeito a ver esses gatilhos dispararem emoções e comportamentos muitas vezes inadequados e indesejados”, alertou em entrevista ao portal de notícias.

Ele ainda destaca que o programa investe na capacitação de inteligência emocional para orientar as vítimas a buscarem mais resiliência, diálogo, avaliando cada caso e quais necessidades.

Jacó ainda ressalta que no município existe um Centro de Detenção Provisória para agressores. Presos, eles passam por processo de ressocialização com psicólogos, de conscientização e orientação.

Com informações da ‘TVTEC’.

Jundiaí

Maxi Shopping Jundiaí recebe a venda de artesanatos da Casa Neemias 

Associação estará no espaço Maxi Comunidade no Piso 2

Published

on

Maxi Shopping Jundiaí recebe a exposição e venda de produtos de associação beneficiente.
Casa Neemias é uma associação sem fins lucrativos que atua há mais de anos no município (Foto: Divulgação/ Maxi Shopping)

A Casa Neemias estará até o dia 3 de outubro com a exposição e venda de artesanatos no Maxi Shopping Jundiaí no espaço Maxi Comunidade, localizado no Piso 2 (G3 Leste). O Maxi Comunidade é um espaço do shopping que visa expor e comercializar trabalhos de instituições da cidade. Várias opções de presente com preços a partir de R$ 8…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí enfrenta possibilidade de chuva preta e queda de temperatura; confira a previsão do tempo

A previsão do Climatempo aponta para uma queda na temperatura, além da possibilidade de chuva preta, fenômeno causado pela fuligem.

Published

on

Previsão do tempo mostra queda de temperatura em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A cidade de Jundiaí deve sentir os efeitos da chegada de uma nova frente fria nos próximos dias. A previsão do tempo do portal Climatempo aponta para uma queda de temperatura, além da possibilidade de chuva preta, um fenômeno causado pela mistura de fuligem com as gotas de chuva, que pode ocorrer devido às queimadas na região. No entanto, apesar…

Continue Reading

Jundiaí

Inscrições para o 1º Prêmio de Inovação da ACE Jundiaí vão até o dia 24 de setembro

O Prêmio de Inovação visa reconhecer e valorizar ideias criativas e soluções excepcionais em diversos setores.

Published

on

ACE Jundiaí
Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

Empreendedores têm a oportunidade de se destacar e compartilhar o sucesso de seus projetos no 1º Prêmio de Inovação 2024, promovido pela ACE Jundiaí em colaboração com o Grape Valley Jundiaí. As inscrições serão aceitas até o dia 24 de setembro. O Prêmio de Inovação visa reconhecer e valorizar ideias criativas e soluções excepcionais em diversos setores. Áreas como tecnologia,…

Continue Reading

Jundiaí

DAE Jundiaí interdita trecho da rua Bom Jesus de Pirapora neste fim de semana

Para a execução do serviço, o trecho entre a esquina da Rua Adolfo Torricelli e a Rua Antônio Liberato será interditado completamente.

Published

on

Vias interditadas pela DAE Jundiaí
Foto: DAE Jundiaí

A DAE Jundiaí realizará uma manutenção na rede de esgoto da Rua Bom Jesus de Pirapora neste fim de semana, nos dias 14 e 15 de setembro. A intervenção acontecerá no sábado e domingo, com o objetivo de garantir o bom funcionamento da infraestrutura de saneamento da cidade. Para a execução do serviço, o trecho entre a esquina da Rua…

Continue Reading

Jundiaí

Sebrae-SP e ACE Jundiaí oferecem cursos gratuitos para empreendedores

As aulas presenciais serão ministradas por analistas e consultores do Sebrae-SP na ACE Jundiaí, localizada na Rua Rangel Pestana, no Centro.

Published

on

Folha Sebrae; curso em parceria com ACE Jundiaí
Foto: Sebrae-SP

O Sebrae-SP, em parceria com a ACE Jundiaí, está oferecendo seis cursos gratuitos para empreendedores. Esses cursos visam aprimorar conhecimentos sobre ferramentas que podem ser utilizadas para impulsionar os negócios. As capacitações serão realizadas entre os meses de setembro e novembro, com duas sessões por mês, sendo uma presencial e outra remota. As aulas presenciais serão ministradas por analistas e…

Continue Reading
Advertisement