Horta Urbana do Jardim do Lago dá exemplo de saúde e superação
Conecte-se conosco

Jundiaí

Horta Urbana do Jardim do Lago dá exemplo de saúde e superação

Com o objetivo de levar a alimentação saudável à população dos bairros, o local produz alimentos livres de agrotóxicos

Publicado

em

Atualizado há

Canteiros da horta urbana do Jardim do Lago. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Inaugurada em agosto de 2021, a horta urbana localizada no Jardim do Lago é um exemplo de sucesso do Programa Horta Urbana, coordenado pela Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA).

Com o objetivo de levar uma alimentação mais saudável à população dos bairros, o local produz alimentos livres de agrotóxicos e tem ficado cada vez mais conhecido entre os moradores da região.

Conforme cita Rita de Cassia Stringari, coordenadora do Programa Horta Urbana Jundiaí, os benefícios trazidos pelas hortas são muitos. “Nelas, encontramos um amplo campo de estudos que vinculam as diferentes práticas da agricultura urbana ao campo da promoção da saúde pública. Em termos de saúde física, destacam-se os aspectos de consumo de alimentos saudáveis e a prática de exercícios físicos associada à operação das atividades. Já para a saúde mental, referências são identificadas no combate à ansiedade e depressão, em função do contato com a natureza e da socialização proporcionada com a comunidade local e de praticantes”, declara.

Os permissionários também estão colhendo esses benefícios. Seu Aírton Ramos dos Santos, conhecido como Maradona, procurou a Unidade logo na primeira edição do Programa Horta Urbana Jundiaí, em 2021, pois tinha o sonho de ter uma horta próxima à sua casa.

Seu Aírton cuida da horta desde o início, há um ano e quatro meses. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na época, Maradona estava depressivo, hipertenso, com diabetes e obeso, pois havia perdido sua esposa na pandemia. Mesmo com a demora na chegada de todas as infraestruturas projetadas para o espaço, ele não desanimou e praticamente construiu tudo sozinho.

No início, o terreno baldio no Jardim do Lago tinha apenas o cercamento do espaço e uma ligação de água potável, mas com o trabalho diário e muito cuidado, Maradona transformou-o numa bela e produtiva horta.

Desde então, o permissionário vem investindo pouco a pouco na sua horta e, como consequência, vem ganhando clientela e melhorando sua renda. “O foco aqui não é ganhar muito dinheiro, mas plantar e colher verduras de qualidade e de maneira totalmente natural. Utilizo apenas esterco e água, sem nenhum tipo de agrotóxico”, afirma.

Com o passar do tempo, Maradona saiu da depressão, emagreceu 25 quilos, controlou a diabetes e a pressão alta. “Não vejo a hora de clarear o dia para vir para a horta e cuidar das minhas verduras. E ainda temos ideias para melhorar o espaço, que serão implantadas aos poucos”, conta. 

O Programa Horta Urbana é coordenado pelo Departamento de Urbanismo. Mais informações podem ser encontradas no link: www.jundiai.sp.gov.br/planejamento-e-meio-ambiente/programas/hortas-urbanas.

Jundiaí

Médico do São Vicente traz procedimento inédito de recuperação dos movimentos da mão para o Estado de São Paulo

Técnica utilizada pelo Dr. Helton Hirata foi aprendida, estudada e explorada na Índia

Publicado

em

Concluído o procedimento, o Dr. Helton Hirata parabenizou todos os profissionais envolvidos. Foto: Hospital São Vicente

O Dr. Helton Hirata, especialista em Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia de Mão no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), liderou no último sábado (11) uma cirurgia pioneira no Estado de São Paulo. Realizada no HSV, um centro de excelência em ortopedia, a intervenção teve como objetivo restaurar o movimento e a sensibilidade do membro superior esquerdo de um…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí alerta que informação de oferta de cursos gratuitos é falsa

A informação foi publicada em uma página no Instagram e compartilhada por aplicativos de mensagem. Todo curso da prefeitura é oferecido pelo Funss, Fundação TVTEC e Jundiaí Empreendedora.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Prefeitura de Jundiaí emitiu uma nota, nesta quarta-feira (15), informando que é falsa a informação que circula pelas redes sociais, sobre a oferta gratuita de cursos profissionalizantes a moradores da cidade. De acordo com a prefeitura, uma página no Instagram publicou a informação, que acabou compartilhada por aplicativos de mensagem. A Prefeitura de Jundiaí esclarece que todo e qualquer…

Continuar lendo

Jundiaí

População de Jundiaí arrecadou 500 toneladas de doações ao Rio Grande do Sul

“Essa corrente de solidariedade tem sido fundamental. Cada jundiaiense ajuda como pode, com doações, trabalho voluntário e ou transporte”, elogia o prefeito Luiz Fernando Machado.

Publicado

em

Por

Doações ainda são necessárias, veja como ajudar (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A comunidade de Jundiaí tem se mostrado um verdadeiro exemplo de solidariedade e cidadania ao se mobilizar para ajudar as vítimas das chuvas que assolam o Rio Grande do Sul há mais de duas semanas. Desde o dia 5 de maio, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), já totalizou cerca de 500 toneladas de…

Continuar lendo

Jundiaí

Esporte de Jundiaí participa do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi

Em Jundiaí, a parceria com o Sesi se concretiza através da participação no programa Atleta do Futuro, que conta com a colaboração de educadores do município.

Publicado

em

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, se mostrou muito satisfeito com a parceria com o Sesi (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, participou nesta terça-feira (14), do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi. O evento reuniu diversas cidades paulistas que contam com atividades esportivas nas unidades do Sesi. O encontro serviu como palco para celebrar as recentes conquistas de algumas cidades em competições de âmbito estadual. Entre os destaques:…

Continuar lendo

Jundiaí

Pracinha da Cultura, em Jundiaí, recebe o projeto “Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil”

Voltado crianças da educação infantil e do ensino fundamental I, projeto foca em difundir histórias e contos populares brasileiros

Publicado

em

Pracinha da Cultura no Vista Alegre
Pracinha da Cultura do Vista Alegre foi palco do evento promovido pela Cultura de Jundiaí. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última terça-feira, dia 14, a Pracinha da Cultura do Vista Alegre recebeu o projeto "Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil", que trouxe à vida contos populares e lendas brasileiras, com Sueli Patelli ,escritora de livros infantis, professora de Literatura e contadora de histórias. A iniciativa, promovida pela Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC), através da Biblioteca…

Continuar lendo
Publicidade