Horta Urbana: no Jardim do Lago, primeira colheita deve acontecer no fim de janeiro
Conecte-se conosco

Jundiaí

Horta Urbana: no Jardim do Lago, primeira colheita deve acontecer no fim de janeiro

O projeto recebeu 31 alunos em dois cursos preparatórios, realizados pela Escola de Gestão Pública de Jundiaí

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A vida do aposentado Ailton Ramos dos Santos está mais colorida desde agosto, quando ele recebeu a cessão de uso para iniciar os trabalhos no terreno da rua Luiz Oliveira Arruda, no Jardim do Lago, para começar a montar a sua horta urbana. O cultivo já está em andamento e, no fim do próximo mês de janeiro, a primeira colheita já deve ser feita e as vendas para a comunidade iniciadas. 

Aos 66 anos, Ailton é um dos beneficiados da Horta Urbana. O programa foi lançado pelo Departamento de Urbanismo da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, no primeiro semestre de 2021, e oferece áreas públicas sem uso para o cultivo de hortaliças, ervas aromáticas, plantas medicinais e frutíferas. “Já havia um tempo que eu tinha pedido para utilizar o espaço. Quando eles abriram o processo, fiz minha inscrição e, em breve, já vou colher as primeiras hortaliças”, contou o aposentado. 

“O programa gera renda, estimula a alimentação mais saudável da população e ocupa espaços públicos que estavam ociosos. Horta Urbana é mais um exemplo de política pública de sucesso que favorece o munícipe e preserva o meio ambiente”, lembra o prefeito Luiz Fernando Machado.

Na horta do Sr. Ailton, os consumidores poderão encontrar variedade de verduras como diversos tipos de alface, rúcula, almeirão, salsinha, cebolinha, coentro e até mesmo a PANC Ora-pro-nóbis. Além de ser uma nova fonte de renda, a horta também foi um importante fator na vida do aposentado. “Não foi um ano fácil para mim, pois perdi a minha esposa e ainda peguei Covid. Sem dúvida, poder mexer na terra e cultivar a minha horta foram fundamentais para eu ainda estar aqui”, contou emocionado. 

Neste primeiro ano, Horta Urbana recebeu 31 alunos em dois cursos preparatórios, realizados pela Escola de Gestão Pública. “Desses, seis já estão com cessão de uso da área formalizada e as hortas em andamento, como é o caso do Sr. Ailton. Outras 16 áreas estão em fase de estruturação. As hortas estão em diferentes bairros da cidade como Novo Horizonte, Fazenda Grande, Jardim do Lago, Anhangabaú, entre outros”, lembra a coordenadora do programa, Rita Stringari

Jundiaí

Hospital São Vicente implementa plataforma para recrutamento e seleção

A nova ferramenta traz agilidade, eficiência e qualidade para cada etapa do recrutamento de novos colaboradores. Conheça.

Publicado

em

Pessoa acessa a plataforma de recrutamento do Hospital São Vicente pelo celular, visualizando vagas de emprego disponíveis.
Foto: Hospital São Vicente de Paulo

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) anunciou a implementação da plataforma ATS, um sistema de rastreamento de candidatos que visa otimizar o processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores. A plataforma já está disponível no site da instituição, na seção "Trabalhe Conosco". De acordo com Paulo Prado, responsável pelo Departamento de Gestão de Pessoas, a nova ferramenta transforma…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: veja onde buscar atendimento para sintomas de dengue neste sábado (25)

Pessoas de todas as regiões podem procurar os dois equipamentos de saúde. Confira os locais e quais os principais sintomas da doença.

Publicado

em

Profissional de saúde em UBS de Jundiaí coleta sangue de paciente para diagnóstico da dengue.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí abrirá duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no sábado (25) para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas de dengue. A ação visa facilitar o acesso à assistência médica e agilizar o diagnóstico e tratamento da doença, que está em situação de emergência no município. A Nova UBS Jardim do…

Continuar lendo

Jundiaí

DAE Jundiaí combate perdas de água com programa de caça vazamentos

A ação tem como objetivo identificar e reparar vazamentos na rede de água antes que aflorem à superfície.

Publicado

em

Trabalhador da DAE Jundiaí realiza manutenção em tubulação subterrânea como parte do programa de caça a vazamentos
A DAE Jundiaí investiu R$ 1 milhão no programa de caça vazamentos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A DAE Jundiaí realiza um programa de caça vazamentos e testa novas válvulas redutoras de pressão no Loteamento Tereza Cristina. As ações fazem parte do trabalho de redução das perdas de água na cidade. O programa de caça vazamentos tem como objetivo identificar e reparar vazamentos na rede de água antes que aflorem à superfície, o que pode causar transtornos…

Continuar lendo

Jundiaí

Dengue: em dois dias, força-tarefa deve vistoriar cerca de 2 mil imóveis em Jundiaí

A força-tarefa continua nesta sexta (24) nas regiões do Jardim Guanabara, Colônia, Caxambu, Vila Rio Branco e Recanto Quarto Centenário.

Publicado

em

Agente de saúde em Jundiaí realiza vistoria contra dengue em piscina, verificando a presença de focos do mosquito Aedes aegypti.
O trabalho é feito por equipes uniformizadas e com identificação, além de acompanhadas por veículos oficiais (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Jundiaí intensificou as ações de combate das doenças. Assim, a gestão criou uma força-tarefa que percorreu seis bairros da cidade nesta quinta-feira (23). A iniciativa, que contou com a participação de equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) e 30 soldados do 12º Grupo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí recebe profissionais do Reino Unido para conhecer o SUS

O gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, considerou a visita um momento ímpar para a troca de experiências entre o SUS e o NHS.

Publicado

em

Autoridades de Jundiaí em reunião com representantes do Reino Unido sob um banner azul da prefeitura da cidade.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quinta-feira (23), Jundiaí recebeu a visita de um grupo de profissionais de saúde do Reino Unido. Os visitantes são integrantes da empresa Modality, comprometida com os valores do National Health System (NHS) - o sistema de saúde da Inglaterra. O NHS fornece serviços de atenção primária para mais de 7 milhões de pessoas no país. O Instituto Qualisa de…

Continuar lendo