Mata Ciliar de Jundiaí assumirá gestão de zoológico de Mogi Mirim
Connect with us

Jundiaí

Mata Ciliar de Jundiaí assumirá gestão de zoológico de Mogi Mirim

O Zoológico Municipal “Luiz Gonzaga Amoedo Campos” passará a atuar também como Centro de Reabilitação de Animais Silvestres.

Published

on

Atualizado há

Zoologico de Jundiaí - Mata Ciliar

Com a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, a iniciativa possibilitará a disseminação da educação ambiental em parceria com as unidades de ensino no município através de visitas monitoradas.

Para começar o projeto na prática, a partir de 3 de janeiro, a gestão do zoológico municipal estará sob os cuidados da “Associação Mata Ciliar”, de Jundiaí.

O objetivo é de conhecer a ampla infraestrutura do zoo, instalado numa área de aproximadamente 65 mil m², representantes da Mata Ciliar foram recepcionados no dia 21 pelo secretário de Meio Ambiente, Oberdan Quaglio, que estava acompanhado por técnicos da pasta.

“A iniciativa irá viabilizar a modernização do ambiente, assegurando bem-estar aos animais através dos cuidados necessários para a sobrevivência das mais diferentes espécies”, destacou o secretário de Meio Ambiente.

Mediante ao planejamento, a associação terá o prazo de 15 dias, a partir do dia 3 de janeiro, para iniciar a transição dos serviços definidos por meio do chamamento público, espécie de licitação destinada à seleção da prestadora do serviço e já realizado, como a manutenção do espaço; planejar o calendário das visitas monitoradas, tanto para estudantes quanto para a população; e estudar mecanismos para o acolhimento de animais necessitados de cuidados veterinários e o restabelecimento em habitat apropriado.

Com investimentos de R$ 25 mil mensais, a parceria será efetivada pelo prazo de um ano, podendo ter renovações sucessivas pelo mesmo período.

A associação já atua nas cidades de Araçatuba e Jaboticabal e, em Mogi Mirim, terá uma equipe composta por cerca de 20 profissionais como veterinários, biólogos, educadores ambientais, tratadores, dentre outros.

Atualmente, o zoológico municipal atende cerca de 60 animais, das mais variadas espécies, como anta, macacos, tartarugas, jacaré, araras, papagaios, ema, jabuti, maritacas, capivara, cobras, dentre outros.

“A gestão do zoo será aprimorada, seguindo estudos ambientais criteriosos, para que o espaço não conte apenas com a exposição pública dos animais, mas ampliar a oferta de serviços, dentre elas, a educação ambiental”, frisou Oberdan.

Jundiaí

Jundiaí sedia capacitação para delegados da Conferência Estadual das Cidades Paulistas

Segundo José Police Neto, subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Jundiaí desempenhou um papel expressivo na representatividade dos delegados.

Published

on

Jundiaí sedia capacitação para delegados da Conferência Estadual das Cidades Paulistas
Foto: Prefeitura de Jundiaí

No último evento preparatório para a 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas, Jundiaí se destacou ao sediar uma capacitação voltada aos delegados eleitos nas conferências municipais. A iniciativa reuniu representantes de diversas cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) e de outras localidades, promovendo debates sobre temas essenciais para o desenvolvimento urbano sustentável. A conferência estadual, prevista para os dias…

Continue Reading

Jundiaí

Alambique de Jundiaí é premiado em concurso de qualidade da Cachaça Paulista

A cachaça Família Sutti recebeu o bronze na categoria Cachaça Branca e o ouro na categoria Cachaça Envelhecida.

Published

on

Alambique de Jundiaí é premiado em concurso de qualidade da Cachaça Paulista
Foto: Tribuna de Jundiaí

O Alambique Velho Sonho, localizado em Jundiaí, conquistou duas medalhas no primeiro Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista. A cachaça Família Sutti recebeu o bronze na categoria Cachaça Branca e o ouro na categoria Cachaça Envelhecida. Foto: Tribuna de Jundiaí Foto: Tribuna de Jundiaí A história do Alambique Velho Sonho teve início com um bar, onde Luiz Sutti e…

Continue Reading

Jundiaí

Exposição de Papais Noéis em Jundiaí resgata o clima de ‘Casa da Vovó’; confira

A exposição de Papais Noéis, aberta até 06/1, teve toda a decoração pensada para trazer as lembranças de “Casa da Vovó”, desde pinturas até máquina de costura.

Published

on

Exposição Papais Noéis
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A exposição de Papais Noéis da Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, em Jundiaí, oferece uma experiência única para quem busca entrar no espírito natalino. Aberta até o dia 6 de janeiro, a mostra transporta os visitantes para o aconchegante ambiente da casa dos avós. Cada detalhe da decoração foi cuidadosamente pensado: desde crochês e pinturas delicadas até uma mesa posta para…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content