Mata Ciliar de Jundiaí assumirá gestão de zoológico de Mogi Mirim
Conecte-se conosco

Jundiaí

Mata Ciliar de Jundiaí assumirá gestão de zoológico de Mogi Mirim

O Zoológico Municipal “Luiz Gonzaga Amoedo Campos” passará a atuar também como Centro de Reabilitação de Animais Silvestres.

Publicado

em

Atualizado há

Zoologico de Jundiaí - Mata Ciliar

Com a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, a iniciativa possibilitará a disseminação da educação ambiental em parceria com as unidades de ensino no município através de visitas monitoradas.

Para começar o projeto na prática, a partir de 3 de janeiro, a gestão do zoológico municipal estará sob os cuidados da “Associação Mata Ciliar”, de Jundiaí.

O objetivo é de conhecer a ampla infraestrutura do zoo, instalado numa área de aproximadamente 65 mil m², representantes da Mata Ciliar foram recepcionados no dia 21 pelo secretário de Meio Ambiente, Oberdan Quaglio, que estava acompanhado por técnicos da pasta.

“A iniciativa irá viabilizar a modernização do ambiente, assegurando bem-estar aos animais através dos cuidados necessários para a sobrevivência das mais diferentes espécies”, destacou o secretário de Meio Ambiente.

Mediante ao planejamento, a associação terá o prazo de 15 dias, a partir do dia 3 de janeiro, para iniciar a transição dos serviços definidos por meio do chamamento público, espécie de licitação destinada à seleção da prestadora do serviço e já realizado, como a manutenção do espaço; planejar o calendário das visitas monitoradas, tanto para estudantes quanto para a população; e estudar mecanismos para o acolhimento de animais necessitados de cuidados veterinários e o restabelecimento em habitat apropriado.

Com investimentos de R$ 25 mil mensais, a parceria será efetivada pelo prazo de um ano, podendo ter renovações sucessivas pelo mesmo período.

A associação já atua nas cidades de Araçatuba e Jaboticabal e, em Mogi Mirim, terá uma equipe composta por cerca de 20 profissionais como veterinários, biólogos, educadores ambientais, tratadores, dentre outros.

Atualmente, o zoológico municipal atende cerca de 60 animais, das mais variadas espécies, como anta, macacos, tartarugas, jacaré, araras, papagaios, ema, jabuti, maritacas, capivara, cobras, dentre outros.

“A gestão do zoo será aprimorada, seguindo estudos ambientais criteriosos, para que o espaço não conte apenas com a exposição pública dos animais, mas ampliar a oferta de serviços, dentre elas, a educação ambiental”, frisou Oberdan.

Jundiaí

Canil da Guarda Municipal de Jundiaí está com 98% das obras concluídas

O Canil recebeu investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões e será entregue à população ainda no primeiro semestre de 2024.

Publicado

em

Por

Expectativa é que o equipamento seja entregue ainda no primeiro semestre de 2024 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (13), o Prefeito Luiz Fernando Machado visitou as obras do novo canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), localizado no bairro do Medeiros. O equipamento de segurança está com 98% de execução e será entregue ainda no primeiro semestre de 2024. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, o novo canil contará com uma estrutura completa para abrigar…

Continuar lendo

Jundiaí

ISO 9001: ETA Anhangabaú vai abrigar projeto piloto em Jundiaí

Unidade, uma das principais da DAE, é responsável por tratar a maior parte da água fornecida à cidade e opera 24 horas por dia

Publicado

em

Por

ETA Anhangabaú é uma das principais unidades da DAE: escolha se deu pela precisão dos processos na estação. Foto: DAE Jundiaí

Em busca da certificação ISO 9001:2015, que define um modelo de gestão de qualidade, a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A) foi escolhida para abrigar um projeto piloto, que será expandido, no futuro, para todos os setores da DAE Jundiaí. Considerada uma das principais unidades da empresa, a ETA-A é responsável por tratar a maior parte da água…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Em ação contra a dengue, caminhões recolhem inservíveis no Jardim Santa Gertrudes

A região está em alerta com a transmissão de dengue, acumulando 562 casos dos 12.851 registrados em Jundiaí neste ano.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), a Prefeitura de Jundiaí realizará recolhimento de inservíveis no Jardim Santa Gertrudes. A iniciativa serve como ação de combate à dengue. Os caminhões passarão pelas ruas a partir das 9h e a gestão orienta que a população deixe os materiais descartados para recolhimento nas calçadas. A região está com transmissão de dengue, acumulando 562 casos dos 12.851…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Calorão dá trégua e semana terá mínima de 14°C e possibilidade de chuva

Os dias ainda serão quentes, mas a previsão do tempo mostra clima mais ameno. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Centro de Jundiaí
Confira a previsão do tempo para Jundiaí nesta semana (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Depois de dias muito quentes, Jundiaí deve ter uma semana com clima mais ameno e até possibilidade de chuva. De acordo com a previsão do tempo do Climatempo, a cidade terá mínima de 14°C, mas mudança brusca de temperatura na sexta-feira (17). Confira. Segunda-feira (13) - Sol com algumas nuvens, mas não chove. Mínima de 17°C, máxima de 32°C. Terça-feira…

Continuar lendo

Jundiaí

CPFL registra mais de 70 colisões contra postes na região de Jundiaí em 2024

Os dados são do primeiro trimestre do ano. Número de ocorrências caiu 30,7% em relação ao ano passado. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Além dos perigos para os motoristas e pedestres, as colisões contra postes podem causar interrupções de energia (Foto: Reprodução/Wânyffer Monteiro/TV TEM)

A CPFL Piratininga pega carona no movimento Maio Amarelo para alertar a população sobre riscos e potenciais transtornos causados por colisões de veículos contra postes. Na região de Jundiaí, a concessionária registrou 72 ocorrências entre janeiro e março de 2024. No mesmo período de 2023, a empresa computou 104 colisões, o que representa queda de 30,7%. A cidade de Jundiaí lidera…

Continuar lendo
Publicidade