Jovens da região discutem políticas públicas na 1ª Conferência Intermunicipal da Juventude
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jovens da região discutem políticas públicas na 1ª Conferência Intermunicipal da Juventude

Além do período reservado para as instâncias deliberativas, a programação contou com palestras e intervenções culturais

Publicado

em

Atualizado há

O evento também contou com apresentações culturais
O evento também contou com apresentações culturais. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na última sexta-feira (12), que é o Dia Internacional da Juventude, cerca de 500 jovens da região se reuniram para discutir políticas públicas de implementação em nível regional, na 1ª Conferência Intermunicipal da Juventude. O evento, com o tema “As novas perspectivas para a juventude”, ocorreu no auditório da Unip e teve transmissão online pelos canais da Prefeitura de Jundiaí.

Organizada pela assessoria de Políticas para a Juventude, órgão vinculado à Unidade de Gestão da Casa Civil, em parceria com os Conselhos Municipais de Juventude de Jundiaí e de Campo Limpo Paulista, a conferência prevista Lei Federal no 12.852, que institui o Estatuto da Juventude, também contou com apoio da Diretoria de Ensino do Estado para reunir estudantes das cidades de Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jarinu, Cabreúva, Itupeva, Louveira e também do Município de Itatiba. Além do período reservado para as instâncias deliberativas, a programação contou com palestras e intervenções culturais.

Prefeito Luiz Fernando Machado ressaltou a importância da participação dos jovens
Prefeito Luiz Fernando Machado ressaltou a importância da participação dos jovens. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

“Nossa região conta com mais de 200 mil pessoas de 15 a 29 anos e com realidades e anseios diferentes. Ao promover esse evento, o objetivo é estimular o jovem a se engajar e construir juntos políticas públicas, pensando no contexto regional”, destaca a Assessora de Políticas para a Juventude, Letícia Atique Branco.

Prestigiando a abertura do evento, o prefeito Luiz Fernando Machado destacou a importância dos grêmios estudantis e de espaços abertos para o jovem refletir e se posicionar. “É fundamental participar, entender, aproveitar a oportunidade que a vida acadêmica nos dá para pensar em novos passos para a sociedade. A partir desta conferência, o jovem – representado pelos alunos de diferentes escolas públicas e privadas – poderá construir as propostas a partir do que acredita para levar ao Poder Público”, comentou, lembrando que iniciou sua trajetória política no Conselho Municipal de Juventude de Jundiaí.

O subsecretário de Juventude do Estado, Luiz Oliveira, igualmente incentivou a participação dos jovens nas discussões de demandas. “Fomentamos cada vez mais a participação dos jovens, por meio dos conselhos municipais. O Estado não faz nada sozinho. Por isso, estamos ampliando o espaço para os diálogos. Em Cabreúva, por exemplo, estão sendo investidos R$ 60 milhões na Casa da Juventude. Ao todo, estamos com 45 casas em construção”, destacou.

“Aquele que se dedica ao estudo e à sua comunidade, além de criar uma trajetória para si, auxilia os demais. O entrosamento de jovens de oitos municípios nesta conferência vai contribuir com a construção de uma sociedade melhor e mais igualitária”, acrescentou o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael.

Matheus estava animado com a oportunidade de poder contribuir
Matheus estava animado com a oportunidade de poder contribuir. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Animação

A empolgação dos jovens marcou o evento. Entre uma foto e outro com companheiros que vieram de Jarinu, Fabiano Mauro, de 16 anos, destacou sua disposição em colocar propostas no papel. “Faço parte do grêmio estudantil da minha escola e vim para ouvir, entender e ajudar com ideias. Para mim, essa é uma oportunidade que temos para crescer.”

“Essa é a primeira vez que participo de um evento assim. Acho que essa é a hora de contribuir, de me envolver em discussões que são do meu interesse. Outros jovens também têm que entender a importância de lutar pelo que é melhor para nós”, falou o estudante de Jundiaí Matheus Henrique Magalhães Pessoa, 17 anos, da Escola Estadual Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto.

Jundiaí

Bispo da Diocese de Jundiaí recebe equipe da Assistência Social para alinhamento de trabalhos

Dom Arnaldo e o Vigário-Geral, Padre Carlos Virillo, receberam a gestora da UGADS, Maria Brant, e a analista do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças, Raquel Bellodi

Publicado

em

Por

Bispo Diocesano recebe equipe da Assistência Social para alinhamento dos trabalhos. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta terça-feira (7), o Bispo da Diocese de Jundiaí, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto e o Vigário-Geral da Diocese, Padre Carlos Virillo, receberam a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant, e a analista do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças, Raquel Bellodi, para apresentação dos projetos e ações que envolvem a Diocese e a…

Continuar lendo

Jundiaí

6ª Conferência Municipal da Cidade de Jundiaí está em fase preparatória da Comissão Organizadora

Com o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, evento acontece em junho

Publicado

em

Por

Tema será “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Marcada para o dia 22 de junho de 2024, sábado, no Espaço Expressa, a 6ª Conferência Municipal da Cidade está na fase de convite aos setores públicos e sociedade civil organizada para composição da Comissão Organizadora, buscando a representatividade preconizada na Portaria MCID n° 175/2024. A sociedade civil está sendo convidada pelo Conselho Municipal de Política Territorial (CMPT), desde segunda-feira (6), e por meio de entidades representativas.…

Continuar lendo

Jundiaí

Jumpbarbecue solidário: casa faz campanha de arrecadação de alimentos para as vítimas do RS

Campanha acontece entre os dias 9 e 12 de maio; com a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, o cliente ganha uma cerveja long neck

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Entre os dias 9 e 12 de maio, o Jumpbarbecue promove uma campanha solidária com o objetivo de arrecadar alimentos para auxiliar as vítimas dos temporais que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. Durante os quatro dias de campanha, os participantes terão a oportunidade de contribuir com a causa doando 2 kg de alimentos não perecíveis. Em troca…

Continuar lendo

Jundiaí

Contribuintes de Jundiaí podem doar parte do Imposto de Renda a Conselhos Municipais

Pessoas Físicas podem doar até 3% do valor do imposto para cada fundo, já para as Pessoas Jurídicas (PJ) o limite é de 1%

Publicado

em

Por

Destinação de parte do Imposto de Renda visa melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os jundiaienses que desejam ajudar no desenvolvimento do trabalho dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), podem destinar parte do Imposto de Renda (IR) aos Fundos Municipais dessas instituições. Pessoas Físicas podem doar até 3% do valor do imposto para cada fundo, já para as Pessoas Jurídicas (PJ) o…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: procedimentos previnem complicações após internação no Hospital São Vicente

De acordo com profissionais, exercícios de musculação são um bom recurso para prevenção. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Mobilização precoce é fundamental para recuperação de pacientes (Foto: Hospital São Vicente)

Você sabia que durante a internação, devido a privação do movimento corporal, um paciente pode perder 30% de massa muscular em até sete dias? Mais que isso: essa perda pode ser tão significativa que a recuperação completa pode levar até cinco anos? A informação é documentada pela literatura mundial e evidencia que a orientação para prática de exercícios físicos pode…

Continuar lendo
Publicidade