Jundiaí: procedimentos previnem complicações após internação no Hospital São Vicente
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí: procedimentos previnem complicações após internação no Hospital São Vicente

De acordo com profissionais, exercícios de musculação são um bom recurso para prevenção. Saiba mais.

Published

on

Atualizado há

Mobilização precoce é fundamental para recuperação de pacientes (Foto: Hospital São Vicente)

Você sabia que durante a internação, devido a privação do movimento corporal, um paciente pode perder 30% de massa muscular em até sete dias? Mais que isso: essa perda pode ser tão significativa que a recuperação completa pode levar até cinco anos? A informação é documentada pela literatura mundial e evidencia que a orientação para prática de exercícios físicos pode até ser clichê, mas não é bobagem. Hoje, sabemos que as pessoas estão em busca de músculos mais fortalecidos, o que, por consequência, minimiza e previne o sofrimento do indivíduo com a fraqueza muscular, caso precise de atendimento médico ou hospitalização.

No Hospital São Vicente de Paulo (HSV), os pacientes recebem atenção especial para a condição, com ações e procedimentos aplicados pela equipe de fisioterapia da unidade. “Quando o paciente fica muito restrito ao leito, como é o caso das internações registradas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o desenvolvimento da fraqueza muscular é inevitável. Infelizmente, existem algumas situações que são inerentes ao tratamento como, por exemplo, a sedação. Em casos gerais, nós agimos na prevenção da perda de massa muscular desde quando o usuário chega ao hospital, até sua saída”, explica o fisioterapeuta, Daniel Gimenez.

Foto: Hospital São Vicente

Métodos de avaliação

Para identificar e determinar o nível de fragilidade do indivíduo, os profissionais trabalham com escalas de avaliação. Inicialmente, são associados fatores como idade, peso e gênero, já que se encontram diferenças na composição muscular. Em seguida, são considerados hábitos prévios a internação, como qualidade de vida, sono e alimentação adequada, além da prática da atividade física. Em alguns casos, a fraqueza muscular já está relacionada a alguma doença neurológica ou trauma medular, por exemplo. Se esse paciente já apresentar grau de fragilidade muito significativo, é quase certo de que o período de internação dele será muito mais complexo.

Hoje, o HSV conta com um grupo que trabalha especificamente com esses casos e que buscam recuperar a funcionalidade do paciente em sua totalidade. “Utilizamos o método da dinamometria para medir a força muscular e a função física de um indivíduo pré e pós-internação ou procedimento, desta forma é possível verificar o quanto ele tinha e quanto ele perdeu de massa muscular. Mobilizar precocemente um paciente não é um ato só do fisioterapeuta, mas de uma equipe multidisciplinar”, explica.

“A recuperação vem do movimento, dentro de parâmetros que não apresentem riscos. São ações simples e do dia a dia. A enfermagem não precisa dar banho só no leito, mas sim conduzir esse paciente para um banho de chuveiro, por exemplo. Todas as nossas iniciativas são fundamentais para que o usuário se restabeleça. Por isso, profissionais da saúde sempre insistem sobre a importância de uma vida ativa e saudável antes e depois do tratamento. É muito necessário e as pessoas não seguem essas orientações. Se houver uma reinternação, todo esse processo terá que ser retomado. É preciso constância”, finaliza o fisioterapeuta.

Jundiaí

Hospital São Vicente de Jundiaí atinge nível máximo em certificação de qualidade

Insituição se torna referência nacional em saúde após conquista do selo Diamante

Published

on

Fachada do Hospital São Vicente, junto com a UTI Móvel e jardins.

Na última semana, o Centro de Trauma do Hospital São Vicente (HSV) conquistou o nível máximo de qualidade de excelência da Certificação da Rede de Gerenciamento de Pacientes Politraumatizados, conferida a partir de uma parceria do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) com a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT).  Com o recebimento do selo Diamante, a Rede de…

Continue Reading

Jundiaí

Hospital São Vicente realiza encontro sobre Cuidados com a Pessoa Idosa em outubro

Programação é aberta ao público externo e taxa de inscrição é de R$ 60,00. Veja como se inscrever!

Published

on

Fachada do Hospital São Vicente, em Jundiaí. Com jardim e céu azul ao fundo.
Hospital São Vicente promove III Encontro Multidisciplinar em outubro (Foto: Divulgação/ HSV)

O Hospital São Vicente (HSV), em Jundiaí (SP), possui um papel muito importante na educação e desenvolvimento de estudantes de diversas áreas assistenciais. E pensando nisso, no mês de outubro, a unidade promoverá a 3ª edição do Encontro Multidisciplinar com o tema ‘Cuidados com a Pessoa Idosa’.  O evento será realizado no sábado, 5 de outubro, das 8h às 16h30,…

Continue Reading

Jundiaí

Autor de Jundiaí lança livro sobre a influência marxista-leninista na arte moderna

O lançamento da obra do escritor e professor jundiaiense, Dr. Samuel Antonio Merbach de Oliveira, acontecerá na Livraria Leitura, no Maxi Shopping Jundiaí, neste sábado, 21 de setembro.

Published

on

Autor de Jundiaí lança livro sobre a influência marxista-leninista na arte moderna
Foto: Arquivo Pessoal

O escritor e professor de Jundiaí, Dr. Samuel Antonio Merbach de Oliveira, está prestes a lançar mais uma obra que promete instigar reflexões sobre a história da arte. No próximo sábado, dia 21, a partir das 16h, o livro "A influência marxista-leninista na arte moderna" será apresentado na Livraria Leitura do Maxi Shopping Jundiaí. A obra, que surge como um…

Continue Reading

Jundiaí

Sebrae-SP realiza evento com foco em sustentabilidade e inovação empresarial em Jundiaí

O “Fórum ESG – Tendências e Desafios na Cadeia de Suprimentos” aconteceu no auditório do CIESP em Jundiaí e foi promovido pelo Sebrae-SP.

Published

on

Evento Sebrae-SP
Foto: Sebrae-SP

No mês de agosto, Jundiaí foi palco de um evento voltado para as boas práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), sigla traduzida do inglês que abrange questões ambientais, sociais e de governança. O Fórum ESG – Tendências e Desafios na Cadeia de Suprimentos aconteceu no auditório do CIESP em Jundiaí e foi promovido pelo Sebrae-SP em parceria com CIESP,…

Continue Reading

Jundiaí

Radiação ultravioleta atingirá risco extremo na sexta-feira (20) em Jundiaí

Esse índice varia de zero a 11, sendo que, em níveis extremos, como o previsto para Jundiaí, a radiação ultravioleta pode causar sérios danos à pele.

Published

on

Av. Jundiaí com céu já claro, indicando sinais de radiação ultravioleta
Foto: Leandro Souza

A cidade de Jundiaí estará sob a influência do índice ultravioleta (IUV) extremo, atingindo o nível 11 a partir de sexta-feira (20), de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A previsão é que a radiação ultravioleta permaneça até domingo (22). Impactos da radiação ultravioleta O IUV…

Continue Reading
Advertisement