Connect with us

Jundiaí

Jundiaí: Comitê das Crianças conhece a futura Fábrica das Infâncias Japy

Foram realizadas atividades sob a orientação do especialista em brinquedos e parques naturalizados

Published

on

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os membros do Comitê das Crianças participaram, neste sábado (4), de um encontro presencial foi realizado no espaço da antiga Tecelagem Japy, na Vila Arens, local que sediará a futura sede do Comitê e a Fábrica das Infâncias Japy.

O gestor de Cultura e responsável pela condução das reuniões com o Comitê explicou sobre o local. “Aqui será a Fábrica das Infâncias, que vai receber a sede do Comitê das Crianças, o Museu da Infância e um parque urbanizado, um espaço para brincar, que utiliza os elementos da natureza. Jundiaí é a Cidade das Crianças e colocar os pequenos munícipes para participarem do processo de desenvolvimento do município faz parte das nossas políticas públicas”, explicou.

Coordenadas pelo Instituto Alana, Fundação Bernard van Leer e Urban 95, foram realizadas atividades sob a orientação do especialista em brinquedos e parques naturalizados, Gui Blauth, que colocou as crianças em contato com a natureza, para que pudessem explorar, pesquisar e sentir o ambiente. Em seguida, elas sentaram sob as copas das grandes árvores presentes no local e desenharam o que desejam encontrar no futuro parque urbanizado.

Kailane de Oliveira Macedo, 11 anos, colocou no papel a sua ideia para o espaço. “Vai ser legal se tiver uma parede de escalada e outra cheia de plantas, com um espaço para que as crianças possam aprender a plantar e cuidar da natureza”, contou.

Gui Blauth explicou que o parque será um local vivo para que as crianças possam brincar. “Será a primeira área deste tipo em Jundiaí. Um parque naturalizado é um espaço que tem muitos elementos não estruturados, com galhos, plantas, terra, areia, barro, para que as crianças criem seus próprios brinquedos e vivenciem o brincar livre na natureza”.

Além da Fábrica das Infâncias Japy, o entorno do espaço também contará com intervenções. Para ampliar a escuta, será realizado um trabalho com três escolas da região da Fábrica das Infâncias Japy. “Vamos ouvir o que as crianças têm a dizer, além disso, faremos os caminhos do bairro e as rotas das escolas até a Fábrica para verificar as intervenções que serão necessárias para oferecer mais segurança, promover a caminhabilidade e tornar visível a infância na cidade”, explicou a arquiteta e urbanista do Ateliê Navio, responsável por coordenar as ações da Urban 95 em Jundiaí, Ursula Troncoso.

Jundiaí

Unace+ destaca a trajetória de sucesso da Refrigeração Fabrício em Jundiaí

Empresa fundada em 1984 superou desafios, cresceu com inovação e networking e hoje é referência no setor de refrigeração comercial.

Published

on

A história da Refrigeração Fabrício é um exemplo inspirador de perseverança e visão empreendedora. Fundada em 1984 por Onorato Fabrício Neto, a empresa começou com uma pequena loja na Rua Cândido Rodrigues, no Centro de Jundiaí (SP). Inicialmente focada na venda de equipamentos como balcões, balanças e cortadores de frios, Onorato, aos 45 anos, enfrentou o desafio de iniciar um…

Continue Reading

Jundiaí

Revelando SP: Jundiaí selecionará artistas da cidade para o maior evento de economia criativa do estado

A seleção é aberta para artistas que atuam em diversos segmentos culturais, como Artesanato, Culinária e Manifestações Artístico-Culturais.

Published

on

Artistas e trabalhadores da Cultura que desejam representar o município de Jundiaí no evento “Revelando SP 2025” têm até as 18h da próxima segunda-feira, dia 24, para demonstrar interesse junto à Unidade de Gestão de Cultura (UGC). A UGC é responsável pela seleção e efetivação das inscrições para o evento estadual. A seleção é aberta para artistas que atuam em…

Continue Reading
Pular para o conteúdo