Connect with us

Jundiaí

Escola Inovadora: Em acolhimento a famílias haitianas, EMEB de Jundiaí faz tradução de recados

A equipe ainda utiliza as ferramentas disponíveis para tradução na internet quando os comunicados são mais simples

Published

on

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A EMEB Antonio Brunholi Netto conta com três alunos que são filhos de imigrantes haitianos que têm como idioma materno o haitiano. A diferença, que poderia ser um obstáculo na comunicação entre a equipe escolar e os pais das crianças, acabou por se tornar um acolhimento para a família e mais uma aprendizagem para os educadores que fazem a tradução dos recados enviados pela Escola Inovadora às famílias.

Quando as crianças começaram a frequentar a escola, houve grande dificuldade na comunicação com a família. “A equipe decidiu traduzir os bilhetes e a família se sentiu muito mais acolhida por receberem os recados na língua materna deles, tanto que as crianças estão na unidade há quase três anos. Tivemos o auxílio de uma voluntária que conhece o idioma e nos ajuda na tradução dos bilhetes mais complexos como, por exemplo, quando precisamos explicar sobre o escalonamento ou alterações de horários”, contou a coordenadora da EMEB, Gabriela Lima e Silva.

A equipe ainda utiliza as ferramentas disponíveis para tradução na internet quando os comunicados são mais simples. A coordenadora comentou que, além do contato com um novo idioma, a iniciativa de traduzir as informações é uma grande aprendizagem para os educadores. “Aprendemos que a língua materna é muito importante para quem está fora do seu país de origem e, sem dúvida, que o acolhimento não só das crianças, como da família é essencial para todos”, declarou Gabriela.

Já a comunicação com as crianças é mais fácil, exemplo é o aluno Clawensky Bocicot Exilien, 3 anos, que frequenta a escola desde quando era bebê. Alegre, brincalhão e sorridente, ele conversa e brinca com os colegas de classe, como, hoje, estabelece ótima comunicação com a equipe escolar. Mas o jovem aluno se destaca por entonar tanto palavras em português como em crioulo haitiano.

“Esse é mais um exemplo de trabalho humanizado realizado pela equipe escolar, que não deixa nem alunos, nem família para trás. Essa é a tradução do carinho e preocupação dos educadores para fazer a educação de boa qualidade e a verdadeira Escola Inovadora”, confirma a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Jundiaí

FENS nos Bairros leva feira de negócios e diversão à Vila Rami, em Jundiaí

Feira gratuita leva expositores, espaço kids, compras e atividades culturais à Vila Rami nos dias 2, 3 e 4 de maio.

Published

on

A 3ª edição da Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços (FENS) nos Bairros, promovida pela Prefeitura de Jundiaí, acontece nesta semana com programação especial para os dias 2, 3 e 4 de maio, no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na Vila Rami. O evento tem como objetivo impulsionar o empreendedorismo, fortalecer a economia local e oferecer entretenimento gratuito para todas…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí é sede de curso nacional sobre enfrentamento às mudanças climáticas

Município integra iniciativa do Ministério das Cidades que capacita servidores para soluções urbanas sustentáveis.

Published

on

A cidade de Jundiaí deu início nesta semana às atividades presenciais do curso “Urgências Climáticas – Implementando soluções em territórios urbanos vulneráveis”, promovido pelo Ministério das Cidades em parceria com o Instituto Lincoln e a WRI Brasil. Selecionada entre apenas dez municípios brasileiros, Jundiaí reforça seu compromisso com a construção de políticas públicas para o enfrentamento das mudanças climáticas. Formação…

Continue Reading
Pular para o conteúdo