Jundiaí está entre as 20 melhores cidades em ranking de saneamento
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí está entre as 20 melhores cidades em ranking de saneamento

Na cidade, 100% do esgoto coletado recebe tratamento e volta limpo à natureza

Publicado

em

Atualizado há

Jundiaí é destaque nacional em saneamento (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O município de Jundiaí ganhou destaque nacional na área de saneamento, de acordo com o Ranking do Saneamento 2021, divulgado pelo Instituto Trata Brasil. A cidade faz parte do seleto grupo das 20 melhores no País, com índice de 98,23% de atendimento, além disso, 100% do esgoto coletado passa por tratamento e volta limpo à natureza. O estudo é baseado em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do ano de 2019, divulgado pelo Ministério das Cidades e inclui indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do país.

“Notamos que os municípios que estão à frente de Jundiaí contam com novas redes de água e esgoto, o que contribui para que alcancem melhores índices em perdas, por exemplo. A DAE tem buscado investir no setor, por meio da troca de hidrômetros e da instalação de macromedidores nos bairros. Com isso, diminuiremos as perdas e aumentaremos a eficiência”, explica o diretor presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho. Neste ano, em nível nacional, a cidade aparece na 28ª posição, disputando com capitais como São Paulo (SP) e Palmas (TO). No Estado de São Paulo, o município ocupa a 12ª posição.

As ações relacionadas ao esgoto são fruto de planejamento décadas. Em 1984, a cidade aderiu ao Cerju (Comitê de Estudos e Recuperação do rio Jundiaí), uma parceria entre o Governo do Estado (representado pela Cetesb), a Prefeitura de Jundiaí (representada pela DAE) e as indústrias (representadas pelo Ciesp), com o intuito de despoluir completamente a bacia do rio Jundiaí, um dos afluentes do rio Tietê na cidade de Salto. Em 1996, a DAE fez a concessão do tratamento de esgoto à iniciativa privada, a Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), que implantou a Estação de Tratamento de Esgoto Jundiaí (ETEJ).

Com essas ações, o rio Jundiaí passou de Classe IV para Classe III, próprio para consumo humano, após o tratamento correto, em 2017. O feito é um marco na gestão dos recursos hídricos. “Com o Cerju e a reclassificação do rio Jundiaí, mostramos que o envolvimento dos mais variados segmentos da sociedade é essencial para conquistarmos melhorias importantes”, ressalta Walter.

Rio Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Além dessas conquistas, recentemente foi aprovado o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), documento que segue orientações da Lei Federal nº 11.445/2007 e foi realizado em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, além de nortear as iniciativas da empresa.

Jundiaí

Jundiaí, Cidade Inteligente, inicia implantação de novo sistema de otimização de projetos

Publicado

em

Por

Building Information Modeling (BIM) está em fase de implantação e otimizará os processos da gestão (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí abraça a era da construção inteligente com a implantação do BIM A cidade de Jundiaí, em São Paulo, se destaca como pioneira na região ao implementar o Building Information Modeling (BIM), também conhecido como Modelagem da Informação da Construção. Essa tecnologia inovadora representa um marco na gestão de projetos, otimizando recursos e garantindo mais assertividade e economia nas obras.…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí brilha como hub logístico com crescimento do transporte ferroviário

Publicado

em

Por

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Em 2023, a movimentação em importações e exportações na cidade somou R$ 21 bilhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Crescimento do transporte sobre trilhos Jundiaí, conhecida pelas suas rodovias, destaca-se também pela sua eficiente logística ferroviária. Os trens têm sido um pilar fundamental para o município desde a movimentação de café em meados de 1860, até os atuais TEUs – contêineres de 20 pés. Desde a inauguração do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) em 2018, houve um crescimento significativo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí pode ter máxima de 32°C neste final de semana

De acordo com a A MetSul, o calor projetado para o fim de abril será histórico e muito fora do normal. O instituto classificou a previsão como uma “bizarrice climática”.

Publicado

em

Por

Confira a previsão do tempo para este final de semana em Jundiaí (Foto: Canva)

Preparados para o calorão? O mês de abril terminará com uma onda de calor que deve deixar Jundiaí com temperatura máxima de 32°C. De acordo com a A MetSul, o calor projetado para os próximos dias será histórico e muito fora do normal para esta época do ano.O instituto de meteorologia classificou ainda a previsão como uma "bizarrice climática". O…

Continuar lendo

Jundiaí

DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves

Publicado

em

Por

DEBEA Jundiaí
DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promove neste sábado (27) mais uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada na Unidade da Kuka Freska, localizada na Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1350 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí/SP, das 9h às 13h. O DEBEA e…

Continuar lendo

Jundiaí

Fios Encantados: Instituição de Jundiaí completa 6 anos levando amor e conforto para pacientes oncológicos

“Quero continuar percorrendo todo o Brasil, auxiliando os mais necessitados, levar uma palavra amiga que possa dar o conforto, a esperança”, diz Mara Gisele, presidente da entidade.

Publicado

em

Por

As voluntárias do Fios Encantados confeccionam toucas e perucas, almofadas de coração e mais para crianças e adultos que lutam contra o câncer (Foto: Arquivo Pessoal)

Levando amor e conforto para centenas de paciente oncológicos, a Instituição Fios Encantados de Jundiaí está completando 6 anos. O grupo confecciona toucas e perucas lúdicas infantis, além de almofadas para pacientes - crianças e adultos - que lutam contra o câncer. Durante esses anos de atividades, a Fios Encantados percorreu todo o país levando suas produções, mas também palavras…

Continuar lendo