Jundiaí é uma das cidades mais seguras do Brasil para morar
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí é uma das cidades mais seguras do Brasil para morar

A cidade ocupou a 8ª posição dentre os municípios com população entre 200 mil a 500 mil habitantes.

Published

on

Atualizado há

Imagem aérea de Jundiaí à noite
Os dados são do Anuário 2023 de Cidades Mais Seguras do Brasil© (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí é uma das cidades mais seguras do Brasil dentre os municípios com entre 200 mil a 500 mil habitantes. Os dados são do Anuário 2023 de Cidades mais Seguras do Brasil©, iniciativa que compila os dados de óbitos registrados pelo Ministério da Saúde e IBGE.

A taxa registrada na cidade é 7,2 homicídios a cada 100 mil habitantes. Santo Antônio de Jesus (BA), última colocada no ranking geral de segurança, possui taxa de violência cerca de 16 vezes maior que em Jundiaí.

Comparado a outras cidades do estado do mesmo ranking, Jundiaí aparece em quinta posição, atrás apenas de Indaiatuba, Araraquara, Franca e Americana. Barueri é a única cidade paulista que aparece atrás de Jundiaí no ranking das 10 cidades, ocupando o nono lugar.

Jundiaí não deixa de investir em segurança e esse tem sido um dos focos da gestão atual. Em julho de 2023, a Prefeitura de Jundiaí apresentou o Plano Municipal de Segurança Pública à população, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O plano tem como objetivo ampliar a sensação de segurança da população e disseminar e consolidar a cultura de paz no município, de acordo com nota da Prefeitura. 

Confira o gráfico das cidades mais seguras do Brasil com população entre 200 mil e 500 mil de habitantes:

Metodologia da pesquisa

O Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil© da MySide possui metodologia específica que desenvolve uma métrica para violência para cada estado com base nos dados municipais de assassinatos, encontrados no Painel de Monitoramento de Mortes, do Ministério da Saúde.

A metodologia, diferente de outras pesquisas de segurança presentes no mercado, busca corrigir potenciais subnotificações de assassinatos em cada município do Brasil. O Estado de São Paulo, por exemplo, teve cerca de 12% das mortes por causas não naturais classificadas de forma “não especificada” nos dados de atestados de óbito do estado em 2022. Essa subnotificação elevada no tratamento de dados no estado paulista pode ser a causa principal da diferença apontada pelo Secretário.

No Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©, a taxa média de assassinatos no país a cada 100 mil habitantes foi de 24,9. No entanto, em Julho de 2023, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou seu anuário, onde a taxa de assassinatos registrou índice inferior, com 23,4.

A instituição notou discrepância relativamente pequena e já esperada nas métricas, já que utiliza diferentes fontes primárias de dados. A MySide se baseia no banco de dados do Ministério da Saúde, que analisa os atestados de óbito registrados no Brasil. Enquanto isso, o Fórum utiliza dados das Secretarias Estaduais de Segurança Pública.

Contudo, ao comparar as taxas de assassinatos registradas à nível estadual notam-se divergências mais significativas entre os dois relatórios. As maiores variações foram observadas nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Rondônia, Espírito Santo e São Paulo.

O estudo pode ser baixado em pdf no link: myside.com.br/cidades-mais-seguras-brasil-anuario-2023.pdf.

Jundiaí

DAE Jundiaí inicia remanejamento de redes de água na rua Bom Jesus de Pirapora

A previsão é de que os trabalhos neste trecho da rua Bom Jesus de Pirapora sejam concluídos em 45 dias.

Published

on

Obras da DAE Jundiaí
Foto: DAE Jundiaí

A DAE Jundiaí segue avançando com seu programa de modernização da rede de água, e agora os trabalhos chegaram à rua Bom Jesus de Pirapora, entre as ruas Marcílio Dias e Gaspari Sobrinho. Nesta etapa, serão remanejados aproximadamente 1500 metros de rede, visando garantir um abastecimento mais eficiente e reduzir a ocorrência de vazamentos. Uma das vantagens desta obra é…

Continue Reading

Jundiaí

Funss de Jundiaí em parceria com o Senai oferece cursos profissionalizantes 

Entre os cursos ofertados no mês de outubro, estão os com tema natalino

Published

on

Panetones de chocolate com cereja produzidos no Funss de Jundiaí.
Curso de panetone terá turma aberta para 20 pessoas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

No mês de outubro, o Fundo Social de Solidariedade (Funss de Jundiaí) realizará cursos próprios com a temática de natal, em parceria com o Senai, para capacitação de jovens interessados no mercado de tecnologia e administração.  As inscrições dos cursos do Funss Jundiaí e Senai serão abertas na segunda-feira (16), às 12h, a partir de Google Forms. Critérios para as…

Continue Reading

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí investe R$ 4,8 milhões em asfalto ecológico

As obras atualmente abrangem os bairros Água Doce, Fernandes, Santa Gertrudes e Bom Jardim. Saiba mais.

Published

on

asfalto sustentável
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Desde 2019, Jundiaí tem implementado um projeto de asfalto ecológico em diversas áreas da cidade, com foco especial em bairros da zona rural. A ação já resultou na cobertura de 234 mil metros quadrados de vias com esse tipo de pavimentação sustentável, com mais 24 mil metros quadrados atualmente em execução. As obras, conduzidas pela Unidade de Gestão de Infraestrutura…

Continue Reading

Jundiaí

Faculdade de Medicina de Jundiaí abre inscrições para Mestrado na segunda (16)

Programa é focado na Saúde da Mulher , Saúde da Criança e Adolescente e Saúde do Adulto e Idoso e tem duração de 2 anos

Published

on

Turma do mestrado da faculdade de medicina de jundiaí em sala de aula.
Durante o curso, os alunos terão acesso a disciplinas fundamentais (Foto: Divulgação/ FMJ)

A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) iniciará as inscrições para seu renomado programa de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde na segunda-feira (16). O programa é ideal para profissionais graduados que desejam se especializar em pesquisa científica e ensino superior, consolidando suas habilidades e construindo uma carreira de sucesso. O curso ofertado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí tem…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí confirma dois casos de mpox e reforça medidas preventivas

Felizmente, nenhum dos pacientes necessitou de internação e ambos já estão recuperados.

Published

on

Pessoa infectada por mpox
Foto: Canva

A Saúde de Jundiaí, por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), confirmou dois casos de mpox no município em 2024. O primeiro caso confirmado, de um homem de 47 anos, teve início dos sintomas no dia 12 de agosto e o paciente procurou atendimento em 28 de agosto. Em seguida, foi confirmado o segundo caso, de um homem de 33 anos,…

Continue Reading
Advertisement