Jundiaí implanta projeto de gravação de canções de ninar feitas de mães para filhos
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí implanta projeto de gravação de canções de ninar feitas de mães para filhos

Com o objetivo de promover a saúde materna, o desenvolvimento infantil e o vínculo entre famílias e crianças por meio da música

Publicado

em

Atualizado há

Mães e filhos gravam canções de ninar para novo projeto em jundiaí
Em Jundiaí foram selecionadas neste momento oito famílias residentes no Jardim Sorocabana e acompanhadas pelo programa Criança Feliz. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí foi o Município escolhido para a implantação no Brasil de um projeto-piloto baseado na iniciativa internacional chamada Lullaby (canção de ninar, em inglês). Com o objetivo de promover a saúde materna, o desenvolvimento infantil e o vínculo entre famílias e crianças por meio da música, o projeto surgiu no Carnegie Hall, em Nova York, e é voltado para a composição e gravação de canções autorais, feitas de mães para filhos, de famílias em situação de vulnerabilidade social.

A ação é uma proposta do Instituto Alana e conta com o financiamento da Fundação holandesa Bernard Van Leer, renomadas instituições e importantes parceiras de Jundiaí na implantação de políticas públicas para a Infância no Município, por meio da Rede Urban95 da qual o Município faz parte.

Em Jundiaí foram selecionadas neste momento oito famílias residentes no Jardim Sorocabana e acompanhadas pelo programa Criança Feliz. “As mães selecionadas participarão de série de encontros aqui na Fábrica das Infâncias Japy. Elas terão de compor uma canção na forma de presente para um de seus filhos, que poderá guardá-la pelo resto da vida. Acreditamos na potência da música, na importância do resgate de memórias e da criação de vínculos para o desenvolvimento infantil. Por isso esta canção será uma espécie de carta que esta mãe irá escrever ao filho para que ele a leia no futuro, quando e quantas vezes quiser”, explica Adriana Biancolini, coordenadora do projeto.

Na Fábrica das Infâncias Japy, as mães serão acompanhadas por integrantes da Banda Alana, vinculada ao Instituto, e realizarão exercícios vocais, alongamentos, técnicas de percussão corporal, resgate de memórias e, finalmente, a gravação. O acompanhamento será feito pelo compositor Matheus Crippa; pela produtora audiovisual e cantora Danielle Logarinho, que é uma das formandas da banda; e da percussionista e regente Silvanny Sivuca, que integra a banda do cantor Emicida, a banda Lucio Mauro e Filhos do programa “Caldeirão” da Rede Globo e o Bloco carnavalesco “Me Leva que Eu Vou”.

A gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant, elogiou a iniciativa. Para Jundiaí é uma honra ter sido o Município escolhido para a implantação de um projeto internacional e de sucesso. Pensando no desenvolvimento infantil, por meio da criação de vínculos entre as crianças e seus cuidadores, esta é mais uma iniciativa que se integra ao programa municipal Cidade das Crianças. Estamos ansiosos por ver o resultado das composições dessas mães, que darão um presente não só para seus filhos como também um verdadeiro registro de resgate de memórias da cidade”.

Já o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, ressaltou a importância da Cultura e da Arte como ferramentas. “Uma das prerrogativas da Fábrica das Infâncias Japy é de ser, além de um equipamento cultural, também um espaço de acolhimento e de experiências. E nesta parceria com a UGADS, conseguimos não só trazer para a Japy novas pessoas para frequentá-la, como também iniciar esta ação conjunta entre Unidades de Gestão da Prefeitura para aproveitar a Arte e a Cultura como ferramentas potentes no desenvolvimento social e na criação de vínculos entre essas mães e seus bebês”, concluiu.

Jundiaí

Jundiaí: instituições iniciam treinamento para ‘Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos’

O encontro, de tema “Governança, Sustentabilidade e Direitos Humanos” começou nesta quarta (24); aulas seguem até sexta (26)

Publicado

em

Por

Treinamentos no Ciesp estão programados para acontecer até sexta-feira (26). Foto: Prefeitura de Jundiaí

As trilhas de formação para as instituições que participam do processo de aquisição do “Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos” começaram nesta quarta-feira (24) no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). O encontro, de tema “Governança, Sustentabilidade e Direitos Humanos”, contou com a presença dos gestores Dr. Gustavo Maryssael (Casa Civil) e Sami Mansour (Desenvolvimento…

Continuar lendo

Jundiaí

Espaço Jundiaí Empreendedora fortalece vínculos locais com visita técnica

A equipe visitou a empresa Bom Sabor Marmitex, situada no Jardim Tarumã

Publicado

em

Por

A visita faz parte dos esforços do EJE para fortalecer os laços com os empreendedores locais e impulsionar o desenvolvimento econômico da região. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Espaço Jundiaí Empreendedora realizou uma visita técnica à empresa Bom Sabor Marmitex como parte de seus esforços para fortalecer os laços com os empreendedores locais e impulsionar o desenvolvimento econômico da região. Situada no Jardim Tarumã, a empresa é reconhecida por sua feijoada customizada, que é preparada conforme o gosto de cada cliente e se destaca pelo uso de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí estabelece parceria com Lanxi, na China, visando intercâmbio e desenvolvimento

Acordo inclui colaborações em tecnologia, educação e infraestrutura entre as cidades.

Publicado

em

Por

Parceria internacional de Jundiaí, com Lanxi, cidade chinesa.
Encontro para assinatura da parceria aconteceu no Paço Municipal, na manhã desta quarta-feira (24) (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na manhã desta quarta-feira (24), o Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, oficializou a assinatura de um acordo de cooperação entre a cidade paulista e o município chinês de Lanxi, localizado na província de Zhejiang. A cerimônia, realizada no Paço Municipal, contou com a presença de autoridades de ambas as cidades e marcou o início de uma promissora parceria com…

Continuar lendo

Jundiaí

Vandalismo em terminais urbanos de Jundiaí causam prejuízos aos usuários

Somente nos quatro primeiros meses de 2024, os gastos foram de R$ 73.274,91 com manutenção e substituição do que foi quebrado ou vandalizado

Publicado

em

Por

Portas do terminal Colônia foram pichadas. Foto: Prefeitura de Jundiaí

De acordo com levantamento feito pela Divisão de Infraestrutura de Transporte (DIT), da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte de Jundiaí (UGMT), em 2023 foram realizados 1.380 atendimentos para reparos nos banheiros dos terminais urbanos pelas equipes de manutenção da Prefeitura. O vandalismo, além de causar prejuízo à estrutura dos locais, compromete o uso pelas pessoas que se deslocam…

Continuar lendo

Jundiaí

Vilas Nambi e Ruy Barbosa recebem ação de nebulização veicular nesta quinta (25)

A ação complementa o trabalho de vistoria efetuado nos imóveis das duas regiões para a busca de criadouros do mosquito da dengue

Publicado

em

Por

A nebulização é uma das ações. É fundamental eliminar objetos que possam servir de criadouros. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) realiza nebulização veicular na Vilas Nambi e Ruy Barbosa, nesta quinta-feira (25). A ação complementa o trabalho de vistoria efetuado nos imóveis das duas regiões para a busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti e de orientação aos moradores. O veículo passará a partir das 5h. A orientação é que as pessoas não fiquem…

Continuar lendo
Publicidade