Neste sábado (5), o deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), também conhecido como Mamãe Falei, informou a retirada de sua pré-candidatura ao governo de São Paulo. A decisão foi tomada após o vazamento de um áudio onde o parlamentar fala que as mulheres refugiadas da Ucrânia “são fáceis porque são pobres”.
Mas, além disso, a repercussão da fala de Arthur do Val causou reprovações na política e na vida pessoal do deputado, além das redes sociais. A Sociedade Ucraniana do Brasil classificou os áudios de Mamãe Falei como “repugnante e tenebroso”.
O áudio foi enviado inicialmente para um grupo privado, enquanto o deputado estava no país que vem sofrendo ataques da Rússia. No entanto, o áudio viralizou neste final de semana. Em seu Instagram, Arthur pediu desculpas pelas declarações e anunciou a retirada de sua pré-candidatura.
Após as declarações sexistas do deputado, sua namorada, Giulia Blagitz, anunciou no Instagram o término do relacionamento.
“Em respeito a todos os meus seguidores que também seguiam o Arhur gostaria de deixar claro que seguiremos caminhos distintos. Infelizmente a vida é imprevisível e muitas vezes nos leva por caminhos que não compreendemos. Mas de uma coisa podemos ter certeza: o amor foi real e sempre será”, escreveu a ex-namorada.
Sérgio Moro, pré-candidato à Presidência da República pelo partido de Arthur do Val, e o próprio partido também repudiaram as declarações em nota.
“Gravíssimas e inaceitáveis são as declarações do deputado estadual Arthur do Val, que foram divulgadas na imprensa. Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro país, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra. O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. Até este momento o partido não havia conseguido contato com o deputado, que estava em voo”, diz nota assinada por Renata Abreu, deputada federal e presidente do partido.
“Meu respeito incondicional às mulheres em geral e às ucranianas, em especial, porque além de todos os problemas diários enfrentados, precisam conviver com os horrores da guerra. Tenho uma vida pautada pela correção e pelo respeito a todos –tanto no campo público quanto na vida privada. Portanto, jamais comungarei com visões preconceituosas, que podem inclusive ser configuradas como crime. Jamais dividirei meu palanque e apoiarei pessoas quem têm esse tipo de opinião e comportamento. Espero que meu partido se manifeste brevemente diante da gravidade que a situação exige”, publicou Sérgio Moro.
Deputado Estadual
Arthur do Val é deputado estadual de São Paulo desde 2019. Sua companheira de chapa é Adelaide Oliveira (Patriota). Nas eleições de 2018, Mamãe Falei foi o 6º candidato mais votado em Jundiaí, com mais de 5,4 mil votos.
Os três candidatos mais votados foram Gustavo Martinelli (PSDB), com 33 mil votos; Janaína Paschoal (PSL), com 31,9 mil votos e Eleita; e Pedro Bigardi (PDT), com 15,5 mil votos.
Em uma decisão considerada histórica, a Câmara Municipal de Jundiaí aprovou nesta terça-feira (10) o Projeto de Resolução que institui a Câmara Mirim, iniciativa do presidente da Casa, vereador Edicarlos Vieira, voltada à formação política de estudantes do Ensino Fundamental da cidade. O objetivo é oferecer uma vivência prática sobre o papel do Legislativo, aproximando crianças do processo democrático e…
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados que formaram a cúpula de seu governo irão se encontrar nesta segunda-feira (9), no Supremo Tribunal Federal (STF), para interrogatórios da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado. O ministro Alexandre de Moraes, relator da ação no Supremo Tribunal Federal (STF), iniciou nesta semana uma série de audiências presenciais para ouvir…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade