Jundiaí: Patrulha Guardiã Maria da Penha da GM completa dois anos
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí: Patrulha Guardiã Maria da Penha da GM completa dois anos

Os números do setor de estatísticas da Unidade de Segurança Municipal mostram 183 medidas ainda estão em andamento e 490 já foram solucionadas.

Publicado

em

Atualizado há

(Foto: divulgação)

A Patrulha Guardiã Maria da Penha completou, nesta quinta-feira (1), dois anos de programa desenvolvido pela Guarda Municipal de Jundiaí, com quase 700 medidas protetivas deferidas no período. Os números do setor de estatísticas da Unidade de Segurança Municipal (UGSM) mostram ainda que desse total, 183 medidas ainda estão em andamento e 490 já foram solucionadas.

“São números expressivos, que mostram a importância desse programa para as mulheres vítimas de violência doméstica. Desde a sua criação, há dois anos, as vítimas se sentem acolhidas seja fisicamente ou emocionalmente” comenta a gestora da UGSM, coronel Carla Basson que destaca o programa Guardiã Maria da Penha de Jundiaí como referência para outras cidades que estão em processo de criação.

“Jundiaí se destacou com a formatação da Patrulha Guardiã Maria da Penha. Nosso município é referência em aperfeiçoamento profissional: a Guarda Municipal é prova isso, com mulheres, agentes de segurança pública, preparadas para atender mulheres vítimas de agressão. Os resultados obtidos nesses dois anos de atendimento provam a importância desse trabalho para a sociedade”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Segundo a Guarda Municipal de Jundiaí, que é o órgão que executa as ações encaminhadas pelo Ministério Público, foram realizadas pela Patrulha Guardiã nestes dois anos, aproximadamente 7 mil rondas e cerca de 2.500 visitas às mulheres vítimas de violência. “Uma viatura da GM está sempre à disposição com entrevistas e rondas, procurando manter a vítima segura e amparada em caso de descumprimento da medida por parte do agressor”, revela o inspetor da GM Mauro Castro Júnior, coordenador do programa.

Classificadas em graus de risco, (vermelha, amarela e verde) a Unidade de Gestão de Segurança informa que das 183 medidas protetivas que estão sendo acompanhadas pelo programa da GM, 46 medidas são as que merecem uma atenção maior, ou seja, são da faixa vermelha com um perfil preocupante dos parceiros que tem ou teve envolvimento em violência ou crimes.

O comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, Benedito Marcos Moreno, ressaltou o investimento e o aumento do efetivo na GM feito pela administração e destacou o aumento das rondas em comparação ao mês de janeiro. “Em seis meses, o número de rondas feito às vítimas aumentou em cinco vezes e tudo isso é graças ao aumento do efetivo de guardas e viaturas que tivemos no início do ano onde a Patrulha Guardiã Maria da Penha teve prioridade com a presença de mais guardas e novas viaturas e assim mais equipes nas ruas”, frisou Moreno.

Uma das vítimas dessa violência doméstica que reside no Jardim Novo Horizonte, relata a importância deste programa em sua vida e a transformação que ela teve a partir do acolhimento feito pela Guardiã Maria da Penha. “Só tenho a agradecer aos guardas. No momento em que mais precisei, a Guardiã estava do meu lado para mudar o rumo da minha história que estava tão sofrida, sou grata a eles”, disse emocionada uma das assistidas.

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade