Jundiaiense de 14 anos participa de programa de Ciências da USP
Connect with us

Jundiaí

Jundiaiense de 14 anos participa de programa de Ciências da USP

A aluna representou a cidade na 3º edição do Astrominas, programa idealizado por cientistas mulheres da USP.

Published

on

Atualizado há

Melissa Pena Amaral (Foto: Divulgação)

A jundiaiense Melissa Pena Amaral, de 14 anos, representou a cidade na 3º edição do Astrominas, programa idealizado por cientistas mulheres do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP) e outros institutos da área de exatas.  O objetivo do projeto é possibilitar o desenvolvimento de habilidades que envolvem o trabalho científico, visando o empoderamento e a sensação de pertencimento dessas meninas nas áreas científicas.

Aluna do 9º Ano do Colégio Divino Salvador, Melissa teve a oportunidade de aumentar seus conhecimentos sobre temas ligados à Astronomia, Ciências Atmosféricas, Geofísica, Geociências, Física, Oceanografia, Astrobiologia, Matemática e Ciências Humanas relacionadas a Gênero. “São assuntos que eu ainda vou aprender no Ensino Médio. Mas passar por este programa me estimulou a pesquisar e querer saber mais”, conta a estudante, que soube do Astrominas por meio de uma divulgação do Divino. “O Colégio postou e eu me interessei, minha mãe foi uma grande incentivadora para que eu me inscrevesse”, completa.

O gosto pelas Ciências vai continuar fazendo parte da vida de Melissa. “Estou pensando muito em relação a minha futura carreira, estou na dúvida entre Medicina, Engenharia Aeronáutica, Astronomia e Ciências. E ter essa oportunidade de conhecer e aprender com mulheres cientistas incríveis é, no mínimo, inspirador”, enaltece. Nesta edição do Astrominas, participaram 600 estudantes, que contaram com 72 cientistas na monitoria, chamadas de ‘Fadas Madrinhas’, e mais de 60 cientistas palestrantes, além das 26 mulheres que compõem a coordenação.

Objetivo do programa

O objetivo deste programa é justamente facilitar o acesso das jovens e estreitar o contato dessas alunas com mulheres cientistas. Assim, estimulando a escolha e a manutenção das carreiras de Ciência e Tecnologia. “Muitas cientistas não têm seu reconhecimento de maneira correta por conta do sexo. Precisamos desconstruir a ideia de que as ciências exatas não são para meninas e, assim formar novas gerações. E quanto mais mulheres participarem, mais rapidamente transformaremos essa realidade”, finaliza a estudante jundieiense.

Jundiaí

Jundiaí sedia capacitação para delegados da Conferência Estadual das Cidades Paulistas

Segundo José Police Neto, subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Jundiaí desempenhou um papel expressivo na representatividade dos delegados.

Published

on

Jundiaí sedia capacitação para delegados da Conferência Estadual das Cidades Paulistas
Foto: Prefeitura de Jundiaí

No último evento preparatório para a 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas, Jundiaí se destacou ao sediar uma capacitação voltada aos delegados eleitos nas conferências municipais. A iniciativa reuniu representantes de diversas cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) e de outras localidades, promovendo debates sobre temas essenciais para o desenvolvimento urbano sustentável. A conferência estadual, prevista para os dias…

Continue Reading

Jundiaí

Alambique de Jundiaí é premiado em concurso de qualidade da Cachaça Paulista

A cachaça Família Sutti recebeu o bronze na categoria Cachaça Branca e o ouro na categoria Cachaça Envelhecida.

Published

on

Alambique de Jundiaí é premiado em concurso de qualidade da Cachaça Paulista
Foto: Tribuna de Jundiaí

O Alambique Velho Sonho, localizado em Jundiaí, conquistou duas medalhas no primeiro Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista. A cachaça Família Sutti recebeu o bronze na categoria Cachaça Branca e o ouro na categoria Cachaça Envelhecida. Foto: Tribuna de Jundiaí Foto: Tribuna de Jundiaí A história do Alambique Velho Sonho teve início com um bar, onde Luiz Sutti e…

Continue Reading

Jundiaí

Exposição de Papais Noéis em Jundiaí resgata o clima de ‘Casa da Vovó’; confira

A exposição de Papais Noéis, aberta até 06/1, teve toda a decoração pensada para trazer as lembranças de “Casa da Vovó”, desde pinturas até máquina de costura.

Published

on

Exposição Papais Noéis
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A exposição de Papais Noéis da Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, em Jundiaí, oferece uma experiência única para quem busca entrar no espírito natalino. Aberta até o dia 6 de janeiro, a mostra transporta os visitantes para o aconchegante ambiente da casa dos avós. Cada detalhe da decoração foi cuidadosamente pensado: desde crochês e pinturas delicadas até uma mesa posta para…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content