Médico do Hospital São Vicente alerta sobre preconceito e medidas preventivas do câncer de próstata
Connect with us

Jundiaí

Médico do Hospital São Vicente alerta sobre preconceito e medidas preventivas do câncer de próstata

Cerca de 90% dos casos são diagnosticados em estágios curáveis

Published

on

Atualizado há

(Foto: divulgação)

O câncer de próstata representa 29% dos diagnósticos da doença no país, e é considerado o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), onde apontam que boa parte da população masculina ainda encara o assunto com preconceito e não realiza os exames necessários para o rastreamento precoce do tumor.

O médico urologista do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), Martim Correa Bottene, explica que o estágio inicial não apresenta sintomas, dificultando a identificação da doença por parte do paciente. “Os sintomas aparecem quando a doença já está bem desenvolvida. Geralmente o homem observa sangramentos e obstrução do jato de urina, porém, em casos mais avançados, são identificadas dores ósseas”.

Passível de interferência genética, pacientes que possuem casos de câncer de próstata em parentes de primeiro grau, como pai e irmãos, apresentam uma chance aumentada de desenvolver a doença, além disso, alguns fatores de risco para qualquer tipo de câncer incluem hábitos de vida não saudáveis, como sedentarismo, falta de atividade física e alimentação inadequada. “Um estilo de vida saudável sempre vai ser uma medida preventiva, porém o maior fator de risco para o câncer de próstata segue sendo o histórico familiar”, reforça o especialista.

Outro fator genético que influencia no diagnóstico da doença é em casos de pacientes da raça negra. De acordo com estudos populacionais, só no Brasil, cerca de 60% dos casos de câncer na próstata são em pacientes negros, porém esse dado ainda gera dúvidas nos especialistas, já que não existem diferenças biológicas entre as raças. “Buscamos entender, com base na medicina, o porquê desses pacientes possuírem essa tendência maior. Por conta dessa predisposição, é indicado pelos órgãos responsáveis que os homens negros realizem o exame de rastreamento anual a partir dos 45 anos, assim como os que possuem histórico da doença na família. A idade recomendada para a população em geral é de 50 anos”, relembra Bottene.

Dr. Martim conta que o primeiro exame a se fazer é o PSA para análise sanguínea e depois o toque retal. “É importante salientar que nenhum desses exames faz o diagnóstico, que só é confirmado com a biopsia. Como este último é um procedimento invasivo, nós selecionamos os casos que realmente precisam, pois com base no toque retal e no PSA, já conseguimos detectar alterações em estágios iniciais”.

O especialista ainda relata que, felizmente, o índice de procura por exames preventivos tem aumentado. “Sinto que melhorou muito o preconceito com o exame, mas os homens ainda sentem vergonha por conta do tabu. Por isso, estimulamos e disseminamos campanhas de incentivo como o Novembro Azul, que nos auxiliam com a conscientização sobre a importância do rastreamento precoce, quando o tumor ainda é 100% curável”.

Para o início do tratamento, o paciente realiza uma consulta para saber qual é o grau de avanço do tumor. Existem dois tipos de tratamentos clássicos para estágios iniciais, como explica Dr. Bottene. “Sabemos que com a tecnologia surgiram alguns outros métodos, mas que ainda não foram estabelecidos e nem experimentados, como a congelação da próstata e a radiofrequência. O que nós utilizamos atualmente são as cirurgias e a radioterapia. Já para casos avançados, quando o tumor já passou da próstata e se espalhou para outros órgãos, utilizamos a hormonioterapia, que é um bloqueio hormonal, tirando, teoricamente, o alimento do câncer. A quimioterapia só é indicada para casos onde a hormonioterapia já não resolve mais”.

Cerca de 90% dos casos são diagnosticados em estágios curáveis. Ainda que o dado seja positivo, a chance de um homem ter câncer de próstata ao longo da sua vida é de 10%, reforçando a importância das campanhas de incentivo.

Jundiaí

Dia Mundial da Paralisia Cerebral: mãe atípica relata desafios e sonhos: ‘Somos as pernas que os farão andar’

O jornal Tribuna de Jundiaí entrevistou Ana Paula Farias Santana, mãe de Antonella, que recebeu um diagnóstico de paralisia cerebral.

Published

on

Ana e Antonella, que tem Paralisia Cerebral
Foto: Arquivo Pessoal

Neste domingo (6), é celebrado o Dia Mundial da Paralisia Cerebral. A data foi criada para promover e discutir os direitos das pessoas com paralisia cerebral e é celebrada em mais de 75 países.  O Tribuna de Jundiaí conversou com Ana Paula Farias Santana, mãe de Antonella, que foi diagnosticada com a condição. Com 36 anos, Ana trabalha com vendas de…

Continue Reading

Jundiaí

Paróquia da Vila Arens e UIPA darão benção de São Francisco de Assis nos animais

Evento também terá uma feira de adoção de animais e sorteio da imagem de São Francisco de Assis.

Published

on

Benção de São Francisco de Assis
Benção de São Francisco de Assis nos animais começa às 9h30, neste sábado, 5 de outubro (Foto: Reprodução/ Instagram @uipa.jdi)

Neste sábado (5), a partir das 9h30, a UIPA - União Internacional Protetora dos Animais e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Vila Arens, em Jundiaí (SP), realizarão a benção de São Francisco de Assis nos pets. O evento também terá uma feira de adoção de animais e sorteio da imagem de São Francisco de Assis. A Paróquia fica…

Continue Reading

Jundiaí

Parque do Corrupira: revitalização avança com construção de novas quadras esportivas

O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros dois parques. Confira!

Published

on

Parque do Corrupira em obras.
O investimento do Parque Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Parque do Trabalhador, conhecido popularmente como Parque do Corrupira, de Jundiaí (SP), teve suas obras de revitalização iniciadas em todo o espaço. O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros parques (Eloy Chaves e Jardim das Tulipas). O investimento do Parque do Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões e, ao todo com os outros parques, o…

Continue Reading

Jundiaí

Bazar do Hospital São Vicente será realizado na próxima quarta-feira (9)

As doações são recebidas todas as quartas-feiras, das 14h às 16h30, no mesmo endereço do Bazar do Hospital São Vicente: Rua Dr. Leonardo Cavalcanti, nº 350.

Published

on

Bazar Hospital São Vicente
Foto: Divulgação

O tradicional Bazar do Voluntariado do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) já tem data marcada para o mês de outubro. O evento, bastante conhecido pela população de Jundiaí e região, acontecerá no dia 9, quarta-feira, das 8h às 16h. Os visitantes poderão encontrar uma ampla variedade de produtos, como roupas masculinas, femininas e infantis, calçados, artigos de decoração, roupas…

Continue Reading

Jundiaí

APAE Jundiaí é eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil

A premiação avaliou cinco critérios: Causa e Estratégia de Atuação, Responsabilidade, Gestão, Financiamento e Transparência na Comunicação.

Published

on

Fachada da Apae Jundiaí
Premiação avaliou cinco critérios, entre eles gestão e planejamento, comunicação e prestação de contas (Foto: Divulgação/ APAE Jundiaí)

Nesta quinta-feira (3), a APAE Jundiaí foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, em uma das mais prestigiadas premiações do terceiro setor. O Prêmio Melhores ONGs, organizado pelo Instituto Doar e pelo Instituto O Mundo Que Queremos, destaca as organizações que se sobressaem em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. A premiação avaliou as organizações inscritas com…

Continue Reading
Advertisement