Covid: Com 10 meses de vacinação, Jundiaí ultrapassa indicadores internacionais de imunização
Conecte-se conosco

Jundiaí

Covid: Com 10 meses de vacinação, Jundiaí ultrapassa indicadores internacionais de imunização

Os índices de imunização da cidade ultrapassou números de países como Estados Unidos, Alemanha e Japão.

Publicado

em

Atualizado há

Vacinação em Jundiaí
Desde o inicio da campanha de vacinação, Jundiaí tem mais de 77% de sua população completamente imunizada (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí iniciou a campanha de vacinação contra Covid-19 há dez meses, como o restante do Brasil. No entanto, os resultados mostram que, se fosse um país, a cidade estaria com índices de imunização completa maiores que muitos países, como os Estados Unidos e o próprio Brasil.

De acordo com dados da prefeitura, Jundiaí imunizou 77,02% de toda a população com duas doses ou dose única de vacinas. Assim, a cidade têm índices de vacinação completa abaixo da Espanha (79,1%) e da Coreia do Sul (77,2%) e acima do Japão (75,2%), da Itália (73,5%), França (68,7%), EUA (58,7%) Reino Unido (68,4%), Alemanha (67,4%) e do Brasil (59,4%).

Com cerca de 10 meses de vacinação, Jundiaí já aplicou 712 mil doses de imunizantes entre primeiras, segundas, doses únicas e doses de reforço até este sábado (13).

“Jundiaí começou a campanha de vacinação no dia 21 de janeiro, com aplicação aos profissionais de Saúde da linha de frente do combate à pandemia. Alcançar dados relevantes como os apresentados é fruto de trabalho intenso e dedicação das equipes para oferecer as vacinas para todos”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.

Ainda tem mais

No entanto, para avançar ainda mais, a prefeitura alerta a necessidade de que a população que tenha alcançado os períodos necessários para as aplicações de segundas doses e doses de reforço, compareçam aos postos de vacinação para completar o esquema.

Dessa forma, a cidade pode atingir a chamada “imunidade coletiva”, ou imunidade de rebanho. Os dados da Saúde de Jundiaí apontem que mais de 20 mil jundiaienses estão com a segunda dose da vacina em atraso.

“Quanto maior o percentual imunizado, maior é a proteção da população mais vulnerável e menores são os riscos do desenvolvimento das formas graves da doença”, explica o prefeito.

Mais de 70%

De acordo com dados do site VacinaJá, do Governo do Estado de São Paulo, deste domingo (14), Jundiaí está entre as cidades com mais de 400 mil habitantes, entre as primeiras colocações em aplicação de vacinas contra a Covid.

Santos, que tem porte equivalente, apresenta 88,4% da população vacinada; Piracicaba aparece com 85,7% e Jundiaí com 87,4%. São Paulo, com mais de 12 milhões de habitantes, tem o índice de 88,2% de vacinação.

“Existem estudos que indicam a necessidade de percentuais acima de 70% da população completamente imunizada para evitar que os vírus permaneçam em circulação. Com relação à Covid-19 e sua transmissibilidade de larga escala e extremamente fácil, é essencial que mais de 95% da população esteja completamente imunizada para reduzir a circulação do vírus. Por isso, aqueles que ainda não buscaram pela sua dose, o façam, o quanto antes, para que possamos superar mais essa etapa da pandemia“, orienta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

 “Se todos fizerem a sua parte, Jundiaí conseguirá alcançar os 95% da população vacinada ainda neste mês de novembro”, adianta o gestor.

Jundiaí

Jundiaí, Cidade Inteligente, inicia implantação de novo sistema de otimização de projetos

Publicado

em

Por

Building Information Modeling (BIM) está em fase de implantação e otimizará os processos da gestão (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí abraça a era da construção inteligente com a implantação do BIM A cidade de Jundiaí, em São Paulo, se destaca como pioneira na região ao implementar o Building Information Modeling (BIM), também conhecido como Modelagem da Informação da Construção. Essa tecnologia inovadora representa um marco na gestão de projetos, otimizando recursos e garantindo mais assertividade e economia nas obras.…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí brilha como hub logístico com crescimento do transporte ferroviário

Publicado

em

Por

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Em 2023, a movimentação em importações e exportações na cidade somou R$ 21 bilhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Crescimento do transporte sobre trilhos Jundiaí, conhecida pelas suas rodovias, destaca-se também pela sua eficiente logística ferroviária. Os trens têm sido um pilar fundamental para o município desde a movimentação de café em meados de 1860, até os atuais TEUs – contêineres de 20 pés. Desde a inauguração do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) em 2018, houve um crescimento significativo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí pode ter máxima de 32°C neste final de semana

De acordo com a A MetSul, o calor projetado para o fim de abril será histórico e muito fora do normal. O instituto classificou a previsão como uma “bizarrice climática”.

Publicado

em

Por

Confira a previsão do tempo para este final de semana em Jundiaí (Foto: Canva)

Preparados para o calorão? O mês de abril terminará com uma onda de calor que deve deixar Jundiaí com temperatura máxima de 32°C. De acordo com a A MetSul, o calor projetado para os próximos dias será histórico e muito fora do normal para esta época do ano.O instituto de meteorologia classificou ainda a previsão como uma "bizarrice climática". O…

Continuar lendo

Jundiaí

DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves

Publicado

em

Por

DEBEA Jundiaí
DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promove neste sábado (27) mais uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada na Unidade da Kuka Freska, localizada na Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1350 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí/SP, das 9h às 13h. O DEBEA e…

Continuar lendo

Jundiaí

Fios Encantados: Instituição de Jundiaí completa 6 anos levando amor e conforto para pacientes oncológicos

“Quero continuar percorrendo todo o Brasil, auxiliando os mais necessitados, levar uma palavra amiga que possa dar o conforto, a esperança”, diz Mara Gisele, presidente da entidade.

Publicado

em

Por

As voluntárias do Fios Encantados confeccionam toucas e perucas, almofadas de coração e mais para crianças e adultos que lutam contra o câncer (Foto: Arquivo Pessoal)

Levando amor e conforto para centenas de paciente oncológicos, a Instituição Fios Encantados de Jundiaí está completando 6 anos. O grupo confecciona toucas e perucas lúdicas infantis, além de almofadas para pacientes - crianças e adultos - que lutam contra o câncer. Durante esses anos de atividades, a Fios Encantados percorreu todo o país levando suas produções, mas também palavras…

Continuar lendo
Publicidade