Jundiaí teve mais de 130 diagnósticos de câncer de próstata em 2023
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Jundiaí teve mais de 130 diagnósticos de câncer de próstata em 2023

Ao longo do mês, os equipamentos de saúde realizam atividades especiais para marcar o Novembro Azul.

Publicado

em

Atualizado há

É fundamental que os homens busquem os serviços de saúde para atendimento anual (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de Novembro Azul traz o alerta sobre o combate ao câncer de próstata, atualmente a segunda causa de óbito por câncer de homens no País. Assim, a Saúde de Jundiaí volta a reforçar a importância do diagnóstico precoce e do autocuidado.

Para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima o surgimento de 71,7 mil novos casos da doença por ano. Entre os principais fatores de risco estão a idade – incidência e mortalidade aumentam significativamente após os 60 anos -, casos na família, tabagismo, obesidade, etilismo e sedentarismo.

Entre janeiro e setembro de 2023, Jundiaí registrou 131 pacientes diagnosticados com câncer de próstata. Ao todo, a cidade realizou 39 cirurgias no mesmo período. Atualmente, 26 pacientes seguem em tratamento radioterápico de um total de 119 tratados de janeiro até o momento; e 428 em hormonioterapia. Em 2022, Jundiaí teve 160 homens diagnosticados com a doença.

“A campanha Novembro Azul, anualmente, chama a atenção para o tema. É fundamental que os homens busquem pelos equipamentos da Atenção Básica para as ações de autocuidado. Ou seja, para as consultas e exames preventivos”, enfatiza o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera. “Também, para as atividades que tem como foco a adoção de medidas simples, como a alimentação saudável e a prática de atividades físicas”.

Saúde em Jundiaí

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Básica à Saúde, Ana Paula Rosa, em Jundiaí as equipes de UBSs avaliam os homens individualmente.

“A partir de equipe multiprofissional, atuamos para, além do câncer da próstata, cuidar da saúde do homem de maneira integral, prevenindo outras doenças, como cardiovasculares que ainda são as principais causas de mortalidade masculina no Brasil, a diabetes e outras tantas. Todos os serviços também contam com grupos de atividades complementares voltados à prevenção e promoção da saúde da população”, frisa. Para participar, basta o usuário procurar a unidade de referência para se informar.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a indicação de rastreio do câncer de próstata ocorre a partir dos 50 anos. Em afrodescendentes ou com história de neoplasia de próstata na família, essa avaliação começa aos 45 anos. Além disso, a rede municipal de saúde também conta fluxos bem estabelecidos para o acompanhamento sendo diagnosticado esse ou outros tipos de cânceres, incluindo os cuidados psicossociais.

Ao longo do mês, os equipamentos de saúde realizam atividades especiais para marcar o Novembro Azul. A programação pode ser conferida em cada na unidade.

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dengue: pacientes precisam evitar a circulação para conter a transmissão

Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí orienta sobre a necessidade de pacientes diagnosticados com dengue evitarem a circulação, respeitando o período atestado pelo médico. Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus. O Munícipio acumula 6.695 casos da doença, conforme Boletim de Arboviroses de quarta-feira (17). A dengue é uma doença infecciosa aguda, transmitida…

Continuar lendo
Publicidade