Mês do Patrimônio leva inscritos para visita guiada à Mesquita de Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Mês do Patrimônio leva inscritos para visita guiada à Mesquita de Jundiaí

A visita técnica faz parte da programação do Mês do Patrimônio, sobre as influências das Culturas do Mundo Árabe no Brasil.

Publicado

em

Atualizado há

Visitantes em Mesquita de Jundiaí
De acordo com a Prefeitura, cerca de 60 famílias muçulmanas residem na cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na tarde desta quinta-feira (19), 30 pessoas foram levadas até a Mesquita de Jundiaí para uma visita guiada, que faz parte da programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural de 2021, promovido pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

Os participantes se inscreveram previamente para a visita, e no local tiveram uma aula sobre a História da Mesquita, ministrada pelo presidente do Centro Islâmico de Jundiaí – Mesquita Omar Ben Abed Al Aziz, Faouez Hassan Ayoub.

“Esta atividade proposta pela Prefeitura é extremamente importante para divulgar e aproximar a nossa Cultura e Religião. As mesquitas são locais para que os muçulmanos rezem de acordo com o Alcorão Sagrado, mas ficamos de portas abertas para todos que quiserem nos visitar, independentemente de seu credo”, comentou Faouez.

Na aula, o presidente compartilhou o histórico da construção da mesquita – desde a compra de seu terreno em 1979 até a sua inauguração em 1991 – e explicou sobre a escolha do formato redondo como forma de otimizar o terreno de esquina. Ele também comentou sobre a disposição da área interna da Mesquita, que é direcionada para Meca, cidade da Arábia Saudita.

Além disso, Faouez respondeu aos questionamentos dos visitantes, sobre temas atuais, por exemplo, como a retomada do regime extremista Taleban no Afeganistão. “Quem conhece os ensinamentos do profeta Muhammad e do Alcorão sabe que pregam paz, igualdade entre as pessoas, sejam elas homens ou mulheres, e o respeito a todas as religiões. Não segue o Alcorão Sagrado quem mata pessoas em nome da fé”, explicou.

Vontade de todo jundiaiense

Stella Bissoli é moradora do Jardim Marambaia e participou da visita acompanhada da mãe Claudia e da filha Sarah, de dois anos. A jundiaiense é historiadora, e atualmente estuda Artes Visuais.

“Soube da visita através das redes sociais da Prefeitura e aproveitei a oportunidade, pois conhecer aqui dentro é curiosidade de todo jundiaiense. Iniciativas como esta, que exploram a riqueza das realidades culturais da cidade, são importantes, pois geram conhecimento e repertório”, comentou.

Stella, Claudia e a pequena Sarah puderam folhear o Alcorão na Mesquita (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O diretor do Departamento de Patrimônio Histórico, Elizeu Marcos Franco, falou sobre a escolha do local para a visita guiada.

“Esta visita técnica está ligada ao tema da mesa-redonda desta manhã pela programação do Mês do Patrimônio, que tratou das influências das diferentes Culturas do Mundo Árabe no Brasil. E esta mesquita representa um pedaço desse Mundo no Município. Sabendo que os jundiaienses têm muito interesse e curiosidade em conhecer o espaço, esta foi uma oportunidade para que o conhecessem, tirassem suas dúvidas e aprendessem mais sobre Patrimônio, Cultura, Religião e História em geral”.

De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, cerca de 60 famílias muçulmanas moram na cidade.

Programação

A programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural de 2021 continua, com atividades online gratuitas nos canais da Cultura de Jundiaí no Facebook e no YouTube.

A próxima atividade acontecerá nesta sexta-feira (20), às 15h, com a mesa-redonda “Patrimônio Cultural Material – Conhecer para inventariar. Inventariar para proteger. Proteger para preservar. Preservar para quem?”, com a participação especial da professora Dra. Ana Lúcia Saad e do professor Dr. Adalberto Retto Junior.

Entre os dias 25 e 28 de agosto, a programação trará a 9ª edição do Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial, com o tema “Turismo, território e educação patrimonial: desafios no contexto da pandemia da Covid19”.

Confira a programação completa no hotsite do evento. Na plataforma também é possível acessar as gravações das atividades já realizadas.

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade